Hill interpretou o Capitão Edward Smith no filme “Titanic”, vencedor de um Óscar em 1997, e o Rei Theoden na trilogia “O Senhor dos Anéis”, tendo sido o único ator a ter participado em dois filmes que ganharam onze Óscares cada.
Nascido em Blackley, no norte de Inglaterra, em 17 de dezembro de 1944, o ator cresceu no seio de uma família católica mineira e desde cedo se sentiu atraído pelo teatro, o que o levou a estudar na Manchester Polytechnic School of Drama.
Também interpretou o Sargento Putnam no filme “Gandhi”, de 1982, realizado pelo cineasta Richard Attenborough, e desempenhou pequenos papéis em vários dramas da televisão britânica, incluindo em “Eu, Cláudio” (1976), na personagem do romano Gratus.
A atriz Barbara Dickson, que contracenou com ele num musical baseado nos Beatles, foi uma das pessoas que lhe prestaram homenagem na rede social X, descrevendo-o como um “ator maravilhoso”.
A diretora da BBC Drama, Lindsay Salt, afirmou na estação de televisão que Hill “abriu um caminho no ecrã e a sua carreira duradoura, repleta de papéis icónicos e notáveis, é prova do seu incrível talento”.
Comentários