A variante à Estrada Nacional 210 é reivindicada há muitos anos pela população de Mondim de Basto para “desencravar” este município do distrito de Vila Real.
Em comunicado, a IP refere que a empreitada representa um investimento de oito milhões de euros e tem um prazo de execução de 720 dias.
A intervenção rodoviária interfere com duas estradas nacionais, no início da obra com a EN210 e com troços da EN 304, e possui um desenvolvimento total de 3,6 quilómetros.
No que respeita a obras de arte, serão construídas duas pontes - uma sobre o rio Veade e outra sobre o rio Tâmega - e ainda uma passagem superior e uma passagem inferior.
A construção desta ligação era uma das contrapartidas que a EDP deveria dar ao município pela Barragem do Fridão e cujo processo está suspenso por decisão do governo de António Costa.
Em 2010, chegou a ser assinado um protocolo entre a EDP, a então Estradas de Portugal (agora Infraestruturas de Portugal) e o município de Mondim de Basto, que assegurava a concretização desta estrada até Celorico de Basto.
O projeto foi este ano assumido pela Infraestruturas de Portugal (IP) e a obra vai ser comparticipada pela IP, a EDP e o município.
Mondim de Basto é um concelho de fronteira entre Trás-os-Montes e o Minho e está relativamente perto de duas autoestradas, a A7 e a A4, não possuindo, no entanto, nenhum acesso direto a estes eixos rodoviários principais.
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