Há 60 anos a cápsula norte-americana Explorer 6 era lançada para o espaço. O objetivo — cumprido a 14 de agosto de 1959 — era capturar a primeira imagem da Terra vista desse inóspito firmamento.

Hoje, o mundo é outro. Os homens e as mulheres vão-no esculpindo cada vez mais, marcando fundo o impacto que têm na rocha enorme em que flutuam à roda do sol — esquecendo que não são os únicos habitantes deste morro celeste.

Quinas, uma tartaruga de couro com 300 quilos, esteve cerca de três horas a lutar para se libertar de cabos de amarração na Meia Praia, em Lagos. Depois de mês e meio de recuperação, regressou esta quarta-feira ao mar. Vai havendo esperança.

Ainda a sul, mais preocupações. A falta de meios nas maternidades do sul estão a deixá-las “a meio gás”. O alerta é do presidente da secção regional Sul da Ordem dos Médicos, que denuncia haver grávidas a “saltar de hospital em hospital”.

Soube-se esta quarta-feira que um recém-nascido morreu no Amadora-Sintra depois de a mãe, grávida de 32 semanas, ter sido transferida de Faro para o hospital na periferia de Lisboa por insuficiência de recursos no Algarve. Os hospitais e o Ministério Público já abriram inquéritos.

Entretanto, como denuncia Patrícia Reis, aqui no SAPO24, está marcada para este sábado uma concentração de grupos de extrema-direita em Lisboa. O Bloco de Esquerda e 65 organizações antifascistas assinaram um manifesto contra o evento promovido pela “Nova Ordem Social”, grupo dirigido pelo já condenado por vários crimes de índole racial Mário Machado.

Noutros campos, o Futebol Clube do Porto enfrenta hoje os russos do Krasnodar para a primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. A crónica sai entretanto, pela mão do António Moura dos Santos, também aqui.

De olhos no céu, no mar — e no Serviço Nacional de Saúde —, eu sou o Pedro Soares Botelho e hoje o dia foi assim.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.