Um grupo de padres católicos da cidade de Koszalin, no norte da Polónia, lançou, este fim de semana, fogo a vários livros considerados ofensivos ou impróprios, incluindo alguns volumes da saga Harry Potter, escreve o The Guardian.
Os livros foram incendiados enquanto orações eram ditas e um pequeno grupo de pessoas observava. As imagens foram partilhadas na conta da fundação SMS From Heaven, que se define como evangélica católica. A conta do grupo tem mais de 22.000 seguidores e a publicação foi acompanhados de emojis de fogo e citações do Antigo Testamento que condenando a feitiçaria e a idolatria, refere a publicação britânica.
A queima de livros tinha como objetivo alertar os paroquianos sobre as más influências que dizem vir da magia e do ocultismo. "Cada uma das nossas palavras ou aproxima os outros de Deus ou os afasta desse relacionamento," escreveu a fundação.
É possível perceber através das imagens que foram queimados vários livros, entre eles "Harry Potter e a Câmara dos Segredos", de J. K. Rowling, um volume da série "Casa da Noite", de P. C. Cast, e o primeiro volume da saga "Crepúsculo", de Stephenie Meyer.
Outros objetos, entre eles uma máscara e um guarda-chuva da Hello Kitty também são visíveis nas imagens da fogueira.
Na publicação, alguns dos comentários questionam o ato de "queimar livros em pleno século XXI" e comparam a ação ao III Reich ou à antiga URSS.
Comentários