Esta é uma das posições da Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico (FNAEESP), que organiza este fim-de-semana o 7.º Encontro Nacional de Politécnicos, durante o qual serão debatidos vários temas, entre os quais a possibilidade de estas instituições passarem a atribuir doutoramentos.

“Quanto à possibilidade de ter doutoramentos, nós somos favoráveis mas não em todas as instituições. Achamos que deve ser apenas nas que apresentem qualidade depois de avaliadas pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3Es)”, disse à Lusa o presidente da FNAEESP, João Cardoso.

No encontro, que reúne elementos das associações de estudantes e dirigentes dos politécnicos, será também debatido o financiamento do ensino superior politécnico e os contratos compromisso.

“Vemos como positiva a proposta de Orçamento do Estado para 2017 mas há questões que nos causam estranheza, como o previsto reforço da rúbrica da Ação Social. Há um aumento de oito milhões de euros mas não houve mexidas nas regras, à exceção da atualização do IAS (Indexante dos Apoios Sociais), que não se irá traduzir num aumento de oito milhões”, alertou João Cardoso, defendendo a alteração de algumas regras de atribuição da Ação Social Escolar.

A revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) assim como a internacionalização são outros dos temas chave do encontro que decorre este fim-de-semana em Valença.

A iniciativa, organizada pela FNAESSP e com coorganização da Associação de Estudantes da Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença, conta com o apoio da Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, da Escola Superior de Ciências Empresarias de Valença – IPVC, dos Serviços de Ação Social do IPVC e da Câmara Municipal de Valença.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.