O Ministério dos Negócios Estrangeiros enviou uma nota às redações em que refere que "o primeiro grupo de cidadãos que sinalizaram às autoridades portuguesas que queriam voltar para Portugal já se encontra em Chipre", tal como o SAPO24 tinha noticiado esta manhã.

Assim, "a operação portuguesa de repatriamento está assim em curso, tendo a aeronave C-130 da Força Aérea Portuguesa transportado cerca de 80 pessoas de Telavive para Larnaca".

"Tendo em conta as permissões de sobrevoo das autoridades israelitas, o próximo voo do C-130 poderá realizar-se esta noite, transportando novo grupo de portugueses para a cidade cipriota", é ainda referido.

É ainda frisado que "de Larnaca sairá, na noite de hoje, um voo da TAP, fretado pelo Estado português, com destino a Portugal, prevendo-se que chegue a Lisboa amanhã".

Contudo, o MNE avisa que, "considerando as complexas condições de operação em território israelita, os planos de voo podem sofrer alterações, as quais estão permanentemente a ser comunicadas aos cidadãos sinalizados para esta missão, que está a ser operacionalizada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e pelo Ministério da Defesa Nacional".