O carro da marca americana está agora ao serviço da PSP, depois do trabalho da STROB, empresa que procedeu à transformação para um carro de polícia. Ponte de luzes, autocolantes refletores, sistema de comunicação outros detalhes servem para transformar este Mustang de carro civil para um carro da PSP.

Tal como o BMW i8 ou o Audi R8, este novo Ford Mustang da PSP é uma viatura "perdida a favor do Estado e gerida pela Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I. P. (eSPap). A PSP manifestou o seu interesse em adquirir a viatura, tendo a mesma passado a integrar a nossa frota automóvel", explicou a PSP ao SAPO24.

Ao SAPO24, a PSP explicou que estas viaturas não são "utilizadas com o objetivo de fazerem de carro de patrulha 'normal'. Têm como finalidade efetuar transporte de órgãos, alguns policiamentos de visibilidade, serem exibidas em feiras e exposições, demonstrações e acompanhamento de altas entidades ou desfiles".

Este Mustang pertence à quinta geração deste modelo, está equipado com um motor V8 a gasolina com 4,6 litros de capacidade. A potência máxima debitada por este modelo é de 315 cv às 5750 rpm. A aceleração dos 0-100 km/h cumpre-se em cerca de 5,2s e a velocidade máxima é de 250 km/h. O consumo médio anunciado é de 13,8 l/100km.

Esta geração foi produzida entre 2005 e 2014 e nunca chegou a ser comercializada de forma oficial na Europa. Assim, com a adição deste Ford Mustang da PSP, a frota especial da PSP passa a ser composta por três modelos: Audi R8, BMW i8 e Ford Mustang.

A PSP, em resposta ao SAPO24, esclareceu que esta nova viatura vai ficar a fazer parte da frota automóvel do Comando Distrital de Faro, pois,  "tanto o norte como o centro do país já possuem viaturas especiais, estando apenas em falta o Algarve".