"Em Fátima, o ano que agora termina fica marcado pelo regresso de peregrinos, peregrinações e iniciativas. Num ano que começou com uma nova guerra na Europa, a paz foi apelo constante", refere o Santuário numa nota enviada às redações.

Assim, "depois de dois anos vividos em suspenso pela crise pandémica, o ano de 2022 ficou marcado, no Santuário de Fátima, pelo regresso de peregrinos; de peregrinações; de celebrações e de iniciativas, vividas já num ambiente de normalidade".

Contudo, "se, por um lado, a incerteza de uma crise sanitária se ia desvanecendo, nos primeiros meses do ano, a invasão da Ucrânia pela Rússia, no final de fevereiro, fazia soar os alarmes de uma nova instabilidade", é recordado.

O que aconteceu no Santuário em 2022?

  • D. José Ornelas foi nomeado pelo Papa Francisco, a 28 de janeiro, como sucessor de D. António Marto na Cátedra de Leiria-Fátima.
  • Foi promovida uma corrente de oração pela Paz na Ucrânia. "Deste Santuário da Paz, faço um apelo para iniciarem uma corrente de oração do Rosário, em forma individual, familiar ou comunitária, pela paz na Ucrânia", pediu o Cardeal D. António Marto. Além disso, o tema da paz foi recorrente nas homilias das principais celebrações ao longo do ano.
  • A 25 de março, a Rússia e a Ucrânia foram consagradas ao Imaculado Coração de Maria, em simultâneo em Roma, com o Papa Francisco, e na Cova da Iria, com um representante do Pontífice.
  • Devido à pandemia, o Santuário de Fátima promoveu atividades online, como é o caso da formação "descodificar Fátima" e de conteúdos que ligam a Mensagem à atualidade.
  • O fim do confinamento e das restrições fez com que os peregrinos regressassem em força à Cova da Iria, tendo os doentes voltado a ocupar o seu lugar na colunata. As atividades presenciais, como cursos de verão e voluntariado, voltaram a acontecer, bem como a Peregrinação das Crianças .
  • A exposição permanente do Museu do Santuário de Fátima "reabriu as portas, a 16 de outubro, depois de uma remodelação de que foi alvo, durante o tempo da pandemia". Novas exposições temporárias aconteceram também em 2022.