A proposta abrange os comboios, elétricos e autocarros de toda a rede nacional, tornando-se o primeiro país do mundo a tomar uma medida destas, segundo assinala o The Guardian.

Atualmente, os transportes públicos já são gratuitos para os jovens até aos 20 anos.

A medida faz parte de um acordo assinado pelos três partidos que compõem a coligação governamental que agora toma posse: o Partido Democrata, do qual faz parte o reeleito primeiro-ministro, Xavier Bettel, o Partido Socialista e os Verdes.

O objetivo é reduzir o impacto ambiental dos carros e o intenso tráfego, considerado um problema sério no país, em particular na capital. A Cidade do Luxemburgo tem 110 mil habitantes, mas há cerca de 400 mil pessoas a entrarem na cidade todos os dias, de acordo com o The Guardian.

Para além desta medida, outras das principais propostas da coligação são o aumento do salário mínimo, a legalização da canábis, a introdução de novos feriados e outras medidas de proteção ambiental.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.