"A Rússia não aderiu ao acordo. Portanto, iremos rescindi-lo", afirmou Trump a jornalistas em Elko, Nevada.

O Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF, sigla em inglês) foi assinado pelo presidente Ronald Reagan em 1987.

"O acordo está a ser violado há muitos anos. Não sei por que o presidente Obama não negociou, nem se retirou. E não iremos deixar que violem um acordo nuclear e saiam e produzam armas que a nós não é permitido", assinalou.

Trump discursou enquanto o seu assessor de segurança nacional, John Bolton, se encontrava em Moscovo para se reunir com o chanceler da Rússia, Sergei Lavrov.

Os laços entre Washington e Moscovo estão sob profunda pressão por causa das acusações de interferência russa nas eleições presidenciais americanas de 2016, bem como pelo apoio russo ao governo sírio na guerra civil síria e pelo seu papel no conflito na Ucrânia.

Washington procura, no entanto, o apoio de Moscovo para encontrar uma saída para a guerra na Síria e exercer pressão sobre o Irão e a Coreia do Norte.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.