O presidente americano Donald Trump anunciou nesta quarta-feira a decisão de nomear o Almirante Ronnie Jackson, médico da Casa Branca, para o cargo de Secretário de Estado para os Veteranos, no lugar do controverso David Shulkin.

O presidente americano utilizou uma mensagem na rede Twitter para anunciar a saída de cena de Shulkin e a intenção de nomear Jackson. "Tenho o prazer de anunciar que pretendo nomear o altamente respeitado almirante Ronny Jackson como o novo Secretário de Assuntos para os Veteranos".

Noutra mensagem, Trump anunciou que Robert Wilkie, atual subsecretário de Defesa, assumirá interinamente o departamento dos Veteranos até que se formalize a nomeação de Jackson.

O departamento dos Veteranos é o segundo maior ministério do governo americano, com cerca de 308 mil funcionários, superado apenas pelo departamento de Defesa, que emprega 750 mil.

A saída de Shulkin era considerada um facto há várias semanas, após informações de que gastou 122 mil dólares do departamento numa viagem pela Europa com a mulher, que incluiu bilhetes para um torneio de ténis.

No início do mês, Trump anunciou a substituição de Rex Tillerson na direção do departamento de Estado, para colocar o então diretor da Agência Central de Inteligência (CIA), Michael Pompeo.

Na semana passada, o presidente afastou o general Herbert McMaster de seu cargo de assessor de Segurança Nacional para substituí-lo pelo polémico John Bolton, famoso pela retórica militarista.

Notícia atualizada às 12h28