A formação da casa chega ao encontro depois de três vitórias consecutivas, todas no campeonato, em Paços de Ferreira e nas receções a Vitória de Guimarães e Marítimo, enquanto os ‘dragões’ venceram também os últimos quatro jogos.
O ciclo vitorioso FC Porto, também no campeonato, teve início na receção ao Portimonense, prosseguiu no Estádio da Luz, onde o ‘onze’ de Sérgio Conceição ‘transformou’ uma desvantagem de 13 pontos em apenas sete para o líder Benfica. Depois, o FC Porto venceu ainda o Santa Clara, no Dragão, e em Paços de Ferreira, seguindo, no campeonato, apenas a quatro pontos dos ‘encarnados’, enquanto o Famalicão é sexto classificado e está na luta pelos lugares europeus. No caso de manter esta posição, o conjunto comandado por João Pedro Sousa tem garantido o apuramento para as taças europeias, ou via Taça de Portugal, se vencer a prova, rumo à Liga Europa, ou pelo campeonato, para a Liga Conferência Europa.
Na Taça de Portugal, o Famalicão procura a primeira presença na final, enquanto o FC Porto vai em busca da 33.ª (o recorde é do Benfica, com 38 presenças, sendo que o conjunto de Sérgio Conceição conta 18 títulos, menos oito do que os ‘encarnados’.
O encontro da segunda mão está marcado para o Estádio do Dragão, no Porto, a 4 de maio, pelas 20:30. Já a final disputa-se a 4 de junho, no Estádio Nacional, no Jamor, com o Sporting Clube de Braga a ser o primeiro finalista conhecido, depois de ultrapassar a equipa do Nacional, da Madeira, com um resultado total das duas eliminatórias de 7-2.
O encontro entre o Famalicão e o FC Porto, da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, está marcado para as 20h30 (transmissão televisiva na RTP1 e na SPORTTV 1), no Estádio Municipal de Famalicão, em Vila Nova de Famalicão, com arbitragem de Gustavo Correia.
Comentários