“À luz da atual crise de saúde relacionada com a pandemia do novo coronavírus e ao necessário cancelamento de torneios de golfe em todo o mundo, a IGF entende e apoia completamente o congelamento imediato do ‘ranking’ mundial de homens e mulheres”, refere o organismo, em comunicado.
Esta decisão paralisa, efetivamente, o sistema de classificação para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, até que os sistemas nos quais o ‘ranking’ olímpico se baseia sejam retomados.
O sistema de qualificação para Tóquio2020 começou em 01 de julho de 2018 e terminará em 22 de junho de 2020, para os homens, e em 08 de julho de 2018 até 29 de junho de 2020, para as mulheres, períodos durante os quais os jogadores acumulam pontos.
“Este é um sistema adequado e equitativo e, apesar do congelamento, acreditamos que permanece justo para todos os atletas que competem pela qualificação para Tóquio. Discutimos isto com o Comité Olímpico Internacional, que apoia integralmente a decisão”, acrescenta a IGF.
Os torneios olímpicos de golfe são reservados a 60 jogadores, de acordo com o ‘ranking’ da IGF, com base na hierarquia mundial. Desses 60, 15 lugares são reservados para o topo do ‘ranking’ mundial, com um limite de quatro por país.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 250 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 10.400 morreram. Das pessoas infetadas, mais de 89.000 recuperaram da doença.
O surto começou na China, em dezembro de 2019, e espalhou-se por mais de 179 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.
Depois da China, a Europa tornou-se o epicentro da pandemia, o que levou vários países a adotarem medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.
Em Portugal, que se encontra em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira, a Direção-Geral da Saúde elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 1.020, mais 235 do que no dia anterior. O número de mortos no país subiu para seis.
Comentários