O leiriense, de 25 anos, concluiu os 275 quilómetros cronometrados em redor de Shubaytah, na Arábia Saudita, a 11.36 minutos do vencedor do dia, o sueco Mathias Ekstrom (Ford), que bateu o qatari Nasser Al-Attiyah (Dacia) por 41 segundos, com o saudita Yazeed Al-Rajhi (Toyota) a ser terceiro, a 1.45.
Com este resultado, o piloto da Toyota recuperou o comando da classificação, que tinha perdido na véspera, pois o sul-africano Henk Lategan (Toyota), que liderava à partida da etapa de hoje, foi apenas quinto, a 10.23 minutos.
João Ferreira subiu ao oitavo lugar, a 2:15.59 horas do novo líder.
“Fomos muito cautelosos nos últimos dois dias, mas, felizmente, estamos a ser também muito consistentes. Subir ao oitavo lugar da geral é muito bom para nós, especialmente quando falta apenas uma etapa para o final”, sublinhou João Ferreira, citado pela sua assessoria de imprensa.
O piloto leiriense antevê um último dia “mais tranquilo”, mas onde sabe que não pode “cometer erros” se quiser “garantir o oitavo lugar”, que lhe permite também ser o segundo melhor estreante da categoria principal, “o melhor piloto [apoiado pela] Repsol e também o melhor piloto Mini”.
Na classe Challenger, de veículos ligeiros, Mário Franco (Franco Sport) foi hoje o melhor português, no sétimo lugar, a 43.39 minutos do vencedor, o saudita Yasir Seaidan (BBR). Gonçalo Guerreiro (Red Bull) perdeu cerca de uma hora ao quilómetro 45 e terminou em 14.º e Maria Luís Gameiro (X-Raid) foi 26.ª.
Na geral, Gonçalo Guerreiro mantém o segundo lugar, a 1:11.36 horas do comandante, o argentino Nicolas Cavigliasso (BBR) enquanto Mário Franco é 15.º, já a quase 20 horas. Maria Gameiro é 26.ª.
Nos SSV, Alexandre Pinto (Old Friends) foi quinto classificado na etapa de hoje e voltou ao terceiro lugar da geral. João Monteiro (South Racing) foi 12.º e João Dias 26.º.
Na geral, Alexandre Pinto está a 3:37.06 horas do líder Brock Heger (RZR), na terceira posição. João Monteiro é sétimo, a 12:34.14 horas do primeiro lugar. João Dias é 26.º.
Nas motas, o português Rui Gonçalves (Sherco) foi 12.º classificado na etapa de hoje e manteve a 11.ª posição da geral.
A etapa foi conquistada por Tosha Schareina (Honda), que bateu o argentino Luciano Benavides (KTM) por 33 segundos, com o francês Adrien van Beveren (Honda) em terceiro, a 57.
Schareina, segundo classificado da geral, recuperou 7.31 minutos para o líder, o australiano Daniel Sanders (KTM). No entanto, o piloto da KTM ainda mantém a liderança à entrada para o último dia, com nove minutos de vantagem.
Por fim, Paulo Fiúza, navegador de Vaidotas Zalas, subiu até ao quinto lugar da geral da classe, depois do terceiro lugar na etapa de hoje.
Sexta-feira disputa-se a última etapa, em Shubaytah, com 60 quilómetros cronometrados.
Comentários