A "estrelinha" de Luís Enrique, o treinador da roja pós-mundial, já tinha brilhado na vitória por 2-1 em Inglaterra, mas hoje foi "ofuscante", perante a forte seleção croata, de Modric e Rakitic.

O resultado deixa a Espanha em primeiro no Grupo 4 da Liga A, com seis pontos, enquanto que Croácia e Inglaterra, ambos com um jogo a menos, ainda estão sem pontuar.

Também se jogou para o Grupo 2 desta primeira divisão europeia, na Islândia, onde a Bélgica confirmou todo o seu poder ofensivo, com um golo de Eden Hazard, de grande penalidade, e dois de Romelu Lukaku.

Em Elche, apostar-se na vitória da Espanha até tinha lógica, mas antever uma goleada de meia dúzia era totalmente impensável, sobretudo porque foi conseguida ante a seleção que no Mundial só foi travada pela campeã França.

Bastaram pouco mais de 10 minutos, entre o 24 e o 35, para a Espanha "desbaratar" o adversário, em jogo que até então seguia equilibrado. Saul Niguez (24), Asensio (34) e Kalinic (35, na própria baliza), fizeram os golos que chegaram antes do intervalo.

Depois do descanso, ainda marcaram o ex-benfiquista Rodrigo (49), Sérgio Ramos (57) e Isco (70), para um resultado histórico da seleção espanhola.

Em grande forma continuam as vedetas da Bélgica, com Kevin de Bruyne, lesionado, a ser a única baixa relevante em Reiquejavique.

De grande penalidade, Eden Hazard abriu o marcador, aos 29 minutos, após o que Lukaku ‘bisou’, com golos aos 31 e 81, o último a passe de Mertens.

O Grupo 2 segue com comando repartido de Suíça e Bélgica, com três pontos, à frente da Islândia, ainda 'a zeros' e com um impressionante 'goal-average' negativo de 0-9.

Para a Liga B, segundo escalão da competição, apenas se jogou a receção da Bósnia-Herzegovina à Áustria, com vitória dos balcânicos por 1-0, graças a um tento do inevitável Edin Dzeko.

Dois jogos na Liga C - Hungria-Grécia (2-1) e Finlândia-Estónia (2-1) - e outros tanto na Liga D - San Marino-Luxemburgo (0-3) e Moldávia-Bielorrússia (0-0) - completaram o programa de hoje na Liga das Nações.