Áustria, Brasil, Inglaterra, Estados Unidos da América, Havai, Noruega, Venezuela, Itália, Alemanha e Espanha. É este o espelho de nacionalidades do Renault Porto Pro, a segunda etapa da Liga MEO Surf, que arranca hoje nas praias da Invicta com uma centena de surfistas inscritos.

Se no arranque da prova que atribui os títulos de campeões nacionais foi marcado pelo recorde de inscritos, no Porto e na praia de Matosinhos é bem patente o fator cosmopolita do circuito de surf português.

Na principal competição nacional há surfistas a competir nascidos em Portugal e que têm dupla nacionalidade. Desde logo, Kika Leandro Veselko (Portugal e EUA), Yolanda Hopkins, surfista algarvia com ascendência inglesa, Nic Von Rupp (com passaporte suíço e alemão),  Marlon Lipke (Alemanha), e Camilla Kemp (Áustria).

Outros não nasceram em território nacional, mas naturalizaram-se portugueses. Neste campo surgem os irmãos Henrique Pedro e Carol e Eduardo Fernandes, nascidos e criados no Brasil, mas que escolheram as cores nacionais para competirem interna e internacionalmente. Andrés Melendez (Venezuela) foi outro atleta que adquiriu passaporte português.

Com a competição transformada numa Torre de Babel, há quem tenha escolhido Portugal e as ondas portuguesas como local de residência e de treinos. Nesse lote apresenta-se Kiron Jabour, surfista naturalizado havaiano, filho de pais brasileiros, a residir em Cascais, os alemães Jakob Lilienweis (a viver no Algarve) e Dylan Groen, o britânico Arran Strong, que reside na Ericeira, Gony Zubizarreta, surfista espanhol nascido na Argentina, campeão nacional em 2016 (mas por ser de nacionalidade espanhola o título foi atribuído ao luso-brasileiro Pedro Henrique), a sua compatriota Alba Love (Espanha), o italiano Paco Peruzzo e o norueguês Sturla Fagerhaug, que escolheu a vila da Ericeira para viver e treinar.

Na 2ª etapa da Liga MEO surf destaca-se a presença de Miguel Blanco e Camilla Kemp, vencedores da etapa inaugural, realizada na Ericeira, mas também do campeão nacional em título Vasco Ribeiro.

Todas as etapas da Liga MEO Surf têm transmissão em direto no canal televisivo MCS Extreme, em www.ligameosurf.pt e no Facebook do MEO, em complemento com as plataformas oficiais da Associação Nacional de Surfistas em www.ansurfistas.com e nas redes sociais.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.