O anuncio foi feito por ambos os clubes em comunicado. No entanto, até ao momento, nenhum fez referência aos 160 (120 diretos + 40 por objetivos) milhões de euros que terá custado a transferência e tem sido reportado por vários órgãos de comunicação.
Nas próximas horas serão conhecidos mais detalhes sobre a mudança do brasileiro para a Catalunha, de acordo com o comunicado oficial do Barcelona. Contudo, sabe-se que há um contrato válido por cinco anos e meio e uma cláusula de rescisão com um valor astronómico: 400 milhões de euros.
"O FC Barcelona e o Liverpool chegaram a acordo para a transferência de Philippe Coutinho. O jogador assinará um contrato para o que resta da temporada e para os próximos cinco anos, e terá uma cláusula de rescisão de 400 ME", informou o ‘Barça’ em comunicado.
O brasileiro, curiosamente, também tinha chegado ao Liverpool no mercado de transferências de janeiro, em 2013. O clube inglês pagou ao Inter de Milão, na altura, cerca de 9,6 milhões de euros.
Os valores não foram revelados, mas os media ingleses e catalães falam de 120 ME fixos mais 40 ME por objetivos, o que faria de Coutinho o terceiro futebolista mais caro da história, depois de o Paris Saint-Germain ter dado 222 ME pelo brasileiro Neymar (ex-FC Barcelona) e 180 ME pelo francês Mbappé (ex-Mónaco).
Coutinho, de 25 anos, já tinha sido aposta forte dos espanhóis no verão, mas esbarraram nos 200 milhões pedidos pelos ‘reds’ ingleses.
Dos 40 milhões em bónus, os primeiros 19 serão pagos quando o futebolista cumprir os primeiros 100 jogos pelo Barcelona, cinco milhões logo após os 25 jogos iniciais, mais cinco no apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões das duas primeiras épocas e outros cinco em caso de vencer a competição.
Meses antes, depois de perder Neymar, os catalães já tinham pagado 105 milhões por Ousmane Dembélé aos alemães do Borussia Dortmund.
Andrés Iniesta, de 33 anos, poderá assim ter mais minutos de descanso, embora Coutinho não o possa substituir na ‘champions’, uma vez que já atuou pelo Liverpool, adversário do FC Porto nos oitavos de final.
Coutinho começou a jogar futebol no Vasco da Gama, no seu Rio de Janeiro: aos 18 anos foi para o Inter de Milão, onde esteve duas épocas, incluindo meio ano de empréstimo ao Espanyol de Barcelona, mudando-se para o Liverpool em janeiro de 2013.
[Notícia atualizada às 20:45]
Comentários