Barty, recente vencedora do seu primeiro Grand Slam, em Roland Garros, triunfou no domingo na relva de Birmingham, diante da alemã Julia Goerges, e destronou a japonesa Naomi Olsaka na liderança mundial.

A jogadora, de 23 anos, é a 27.ª tenista a ocupar o ‘trono’ e a primeira australiana desde Yvonne Goolagong-Cawley, em 1976.

Em masculinos, o português João Sousa subiu cinco lugares, após ter chegado à segunda ronda em Halle, onde Roger Federer venceu pela décima vez e consolidou o terceiro lugar ATP, face às ausências de competição de Rafael Nadal e Novak Djokovic.

O maior impacto na classificação masculina aconteceu ainda em posições distantes, com a subida de 60 lugares por parte do espanhol Feliciano Lopez, depois de triunfar na relva de Queen’s.

O espanhol, de 37 anos, passou a ocupar o 53.º posto, enquanto o finalista vencido em Queen’s, o francês Giles Simon, subiu 13 posições e é 25.º classificado.

Ainda entre os portugueses, Pedro Sousa, que ganhou o ‘challenger’ de Bratislava, subiu 16 lugares e é 106.º, enquanto João Domingues caiu duas posições, para a 168.ª.