A BYD planeia construir um complexo fabril no estado da Baía, no nordeste do Brasil, incluindo uma fábrica de automóveis totalmente elétricos assim como de híbridos ‘plug-in’, para começar operar até 2024, indicou num comunicado.
A fábrica terá inicialmente capacidade para produzir 150 mil automóveis por ano, com potencial para atingir uma produção anual de 300 mil veículos.
O complexo vai ter ainda uma fábrica especializada em chassis para autocarros e camiões elétricos e uma unidade para processamento de lítio e fosfato de ferro para o mercado internacional.
A vice-presidente da BYD, Stella Li Ke, disse que a empresa chinesa tem, também no Brasil, “um pequeno projeto de extração” de lítio, um metal raro essencial para o fabrico de baterias para automóveis elétricos.
A BYD previu que o complexo na Baía gere mais de cinco mil empregos diretos, esperando que o investimento atraia fornecedores locais que se poderão especializar em partes e equipamento para veículos elétricos e híbridos.
Stella Li disse, na quarta-feira, numa entrevista à agência de notícias financeiras Bloomberg, que o complexo vai ser “um centro de inovação”: “como possuímos a tecnologia, temos a capacidade de ajudar” os fornecedores locais.
Li disse que o mercado do Brasil tem potencial para se desenvolver da forma semelhante ao da China, com veículos híbridos a gradualmente dar lugar a veículos totalmente elétricos, à medida que a infraestrutura de carregamento melhora.
As vendas de veículos híbridos ou elétricos no Brasil representaram apenas 2,5% do total em 2022, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores brasileira, devido à competição dos carros movidos a etanol de cana-de-açúcar.
A consultora Bright Consulting disse num relatório que os veículos híbridos ou elétricos devem representar 7% das vendas de veículos ligeiros até 2030, muito abaixo da média mundial estimada de 37%.
O anúncio da BYD surge depois de uma visita do Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, à China em abril, que incluiu uma reunião com a direção da BYD.
“Este é um país em que confiamos e este é um governo em que confiamos”, disse Stella Li numa entrevista em São Paulo, no sul do Brasil.
À margem da visita de Lula da Silva, o governador da Baía, Jerônimo Rodrigues Sousa, disse à Lusa em Xangai que gostaria que a BYD recuperasse um parque industrial detido pela norte-americana Ford, em Camaçari.
A BYD produz já autocarros elétricos e painéis fotovoltaicos em Campinas, no estado de São Paulo, e tem uma fábrica de baterias para veículos elétricos em Manaus, capital do estado do Amazonas.
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