Portugal superou em 50,7% a meta europeia de redução de 15% de consumo de gás natural, prevista no plano em vigor entre agosto de 2022 e março deste ano, informou hoje a Agência para a Energia (Adene).
O Conselho de Ministros aprova hoje uma alteração às taxas sobre os escalões do IRS, após o Governo ter sinalizado que a redução do imposto em vigor desde janeiro é de 1.191 milhões de euros, inferior ao inicialmente estimado.
O valor de subvenções atribuídas por entidades públicas, mas não reportadas à Inspeção Geral de Finanças ultrapassou os mil milhões de euros, considerando os anos de 2021 e 2022, segundo os relatórios de auditoria agora divulgados pela IGF.
As remessas dos emigrantes subiram 0,52% em fevereiro face ao período homólogo de 2023, para 330 milhões de euros, com os imigrantes a enviar 47,6 milhões de euros, uma subida de 6,5%.
O embaixador de Portugal no Brasil afirmou hoje à Lusa que o CEO da Web Summit, Paddy Cosgrave, lhe transmitiu que espera do novo Governo português o mesmo empenho na realização do evento em Portugal que o executivo anterior.
Os trabalhadores da Cimpor, que realizaram uma greve de três dias, a partir de terça-feira, exigem uma reunião à administração para avançar com o processo negocial e irão convocar plenários para discutir novas formas de luta, segundo um comunicado.
A diretora-geral do FMI afirma que, apesar dos bons dados económicos globais, ainda há "muito com que se preocupar", uma vez que as divergências entre países "estão a aumentar" e os mais pobres "ficam ainda mais para trás".
A Nokia registou um lucro líquido de 501 milhões de euros no primeiro trimestre de 2024, uma subida de 46% relativamente aos 342 milhões registados no ano anterior, avançou hoje a empresa.
O vice-presidente do BCE, Luis de Guindos, disse hoje no Parlamento Europeu que o banco central fará em junho um corte das taxas de juro se a evolução dos dados continuar a mostrar uma melhoria da inflação.
As vendas de automóveis novos na União Europeia registaram em março a primeira queda de 2024 (-5,2%), devido ao impacto negativo das férias da Páscoa, com valores negativos nos quatro maiores mercados, foi hoje anunciado.
A contribuição sobres os lucros inesperados dos setores energético e distribuição alimentar gerou uma receita de cerca de cinco milhões de euros em 2023, segundo as estatísticas das receitas fiscais.
As instituições financeiras devolveram 8,3 milhões de euros aos clientes bancários em 2023, na sequência de ações de inspeção realizadas pelo Banco de Portugal (BdP), anunciou hoje o regulador, que registou mais 23,9% reclamações no ano passado.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que o excedente orçamental deste ano se situe em 0,2% do PIB e o peso da dívida pública portuguesa em 94,7%, de acordo com as previsões económicas hoje divulgadas.
Os preços na produção industrial caíram 2,1% no primeiro trimestre deste ano, contra 6,3% nos primeiros três meses do ano passado, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Portugal colocou hoje 1.580 milhões de euros, acima do montante máximo indicativo, em Bilhetes do Tesouro (BT) a três e a 11 meses a taxas de juros médias respetivamente de 3,769% e 3,457%, foi hoje anunciado.
A taxa de inflação homóloga na zona euro desacelerou, em março, para os 2,4%, confirmou hoje o Eurostat que divulga um abrandamento para os 2,6% na União Europeia (UE).
A indústria portuguesa de calçado ultrapassou Espanha e assumiu-se em 2022 como o segundo maior produtor de calçado da Europa, com 85 milhões de pares fabricados, mais dois milhões do que os concorrentes espanhóis, avançou hoje a associação setorial.
A Assembleia da República debate hoje o alívio fiscal anunciado pelo primeiro-ministro e que gerou polémica últimos dias, sendo o ministro dos Assuntos Parlamentares que vai representar o Governo.
O antigo primeiro-ministro italiano Enrico Letta defende dívida conjunta com planos de reembolsos claros, empréstimos em condições favoráveis e apoio do Banco Europeu de Investimento (BEI) para financiar o investimento da União Europeia (UE) em segurança e defesa.
O diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) manifesta-se preocupado com o aumento das tensões geopolíticas no Médio Oriente, recordando que o setor tem conseguido acomodar o impacto, mas as soluções não são elásticas.
A bolsa de Lisboa terminou hoje a sessão em queda, tendo o seu principal índice (PSI) recuado 0,71% para 6.224,16 pontos, pressionado por descidas mais acentuadas no resto da Europa.
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, garantiu hoje que o BCE está dependente dos dados e não da Reserva Federal (Fed) norte-americana, particularmente em termos do calendário para cortes de taxas.