O Governador do Banco de Portugal disse que a redução do crédito malparado nos bancos é fundamental para que avance o sistema comum de garantia de depósitos a nível europeu, um dos pilares da União Bancária.
As conclusões da sexta missão pós-programa a Portugal são um dos assuntos em agenda na reunião de hoje dos ministros das Finanças da zona euro, no Luxemburgo, um Eurogrupo que fica marcado pela despedida do ministro alemão Wolfgang Schäuble.
A Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) deverá decidir esta segunda-feira, numa assembleia-geral extraordinária em Lisboa, a perda da qualidade de sociedade aberta e a consequente saída da bolsa.
O antigo ministro das Finanças António Bagão Félix afirmou, em entrevista à Lusa, que o sistema fiscal português "está cheio de incoerências e buracos" e defendeu a necessidade de concretizar uma reforma fiscal.
A ANAREC defende que a redução da taxa do imposto sobre produtos petrolíferos (ISP) e da taxa do IVA para o gás engarrafado seja contemplada na proposta de Orçamento do Estado para 2018 (OE2018).
O antigo presidente do Banco Central Europeu Jean-Claude Trichet defendeu que, se Portugal, Grécia e Irlanda tivessem respeitado as regras estabelecidas, em 2010, não teria havido crise, e salienta que Portugal tem de avançar nas reformas estruturais.
O presidente da Confederação do Turismo Português (CTP), Francisco Calheiros, defendeu hoje que, no âmbito do Orçamento do Estado para 2018 (OE2018), o Governo deve manter a legislação laboral existente, mas baixar o imposto sobre as empresas.
A integração de novos professores deve corresponder a uma efetiva melhoria dos resultados escolares, defende um relatório hoje divulgado pela Comissão Europeia.
O Ministério das Finanças sublinhou hoje que as medidas do Governo para a administração pública, como o descongelamento das progressões nas carreiras, devem ser adequadas, "num quadro orçamental de rigor e credível".
O secretário-geral da Federação dos Sindicatos da Administração Pública (FESAP) disse hoje que o Governo mostrou abertura para alterar os cortes nas horas extraordinárias para todos os trabalhadores do Estado.
O Ministério das Finanças considerou hoje que os avanços reconhecidos pela Comissão Europeia "decorrem da estratégia de equilíbrio seguida pelo Governo" desde o início da legislatura.
A qualidade e o acesso aos cuidados de saúde melhoraram, mas em contrapartida a sua sustentabilidade financeira piorou, indica o relatório da 6.ª missão pós-programa de ajustamento da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu a Portugal.
A Comissão Europeia afirmou hoje que Portugal fez "progressos importantes" no último ano, mas que "o desafio é manter o ritmo", defendendo por isso "reformas ambiciosas" e uma "consolidação orçamental sustentada" para os próximos anos.
A Comissão Europeia alertou hoje que falhar a meta de substituição de trabalhadores da Função Pública pode vir a pesar nas finanças públicas e insistiu num alargamento dos objetivos do programa de revisão de despesa.
A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) realiza na quarta-feira dois leilões de Obrigações do Tesouro (OT) com maturidades em 2022 e 2027, procurando arrecadar até 1.250 milhões de euros, foi hoje anunciado.
A Comissão Europeia defende que são necessárias medidas no Orçamento do Estado para 2018 (OE2018) para compensar o impacto das novas regras de reforma antecipada, considerando que as que estão em cima da mesa podem não ser suficientes.
O secretário-geral da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional (CGTP-IN) disse hoje que a proposta de Orçamento do Estado para 2018 (OE2018) está “muito longe de corresponder às necessidades”, nomeadamente no descongelamento das progressões na função pública.
A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) defendeu hoje, no âmbito do Orçamento do Estado para 2018 (OE2018), a resolução do problema da “desalavancagem da banca”, para garantir sustentabilidade económica, e a redução do IRC como “sinal positivo” ao investimento.
Os Estados Unidos perderam 33 mil empregos em setembro devido aos furacões que atingiram vários estados do sul, o que não impediu a taxa de desemprego de recuar para 4,2%, anunciou hoje o Departamento do Trabalho.
O Conselho de Ministros do Governo espanhol aprovou hoje em Madrid um decreto-lei que facilita e acelera a tarefa às empresas que queiram mudar a sua sede social da Catalunha para outras regiões do país.
O pagamento de incentivos aos bancários na venda de produtos financeiros aos clientes foi hoje regulamentado pelo Banco de Portugal, em aviso publicado, determinando que esta remuneração não pode pôr em causa o cumprimento de deveres de conduta.