Com a apresentação da proposta de Orçamento de Estado para 2018, tornaram-se públicas as alterações fiscais em sede de IRS propostas pelo Governo para o ano de 2018, as quais resumimos abaixo. Uma análise da PwC Portugal em colaboração com o SAPO24.
A Federação Nacional da Educação (FNE) classificou hoje de "notícia positiva" o aumento de 2,5% do orçamento para o ensino básico e secundário em 2018, considerando que a verba prevista se aproxima dos "valores desejáveis" para a educação.
O PSD acusou hoje o Governo de seguir "uma estratégia errada" na proposta de Orçamento do Estado para 2018, que classificou como "uma oportunidade perdida", e comprometeu-se a apresentar propostas de alteração ao documento.
A vice-presidente da bancada parlamentar do BE Mariana Mortágua considerou hoje que a proposta de Orçamento do Estado para 2018 (OE2018) prossegue "as linhas" dos anteriores, com a atual maioria parlamentar, com o horizonte da presente legislatura.
O PCP valorizou hoje os “elementos positivos” do Orçamento do Estado de 2018, remetendo para a discussão na especialidade a aprovação de algumas propostas como a eliminação do corte de 10% no subsídio de desemprego.
A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) considerou hoje que o concurso de vinculação extraordinária para, pelo menos, 3.462 professores, proposto no Orçamento do Estado para 2018, fica "muito aquém" daquilo que é o nível de precariedade dos docentes.
O aumento do Imposto sobre o Tabaco (IT) previsto na proposta de Orçamento do Estado para 2018 (OE2018) pode significar uma subida de até 10 cêntimos no maço de cigarros, segundo simulações feitas pela consultora Deloitte.
O Governo pretende dar incentivos fiscais em sede de IRS para promover a utilização partilhada de carros ou bicicletas, 'car-sharing' e 'bike-sharing', e reduzir o uso do automóvel particular.
O Conselho das Finanças Públicas considerou hoje que as previsões do Governo que apontam para um défice orçamental de 1% do PIB e um crescimento económico de 2,2% no próximo ano são um “cenário provável”.
Os partidos pronunciam-se hoje sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2018 (OE2018) que o Governo entregou na sexta-feira à noite no parlamento e que o ministro das Finanças disse ser "de rigor" e "não eleitoralista".
O aumento extraordinário das pensões, de seis euros ou 10 euros, será pago em agosto, tal como aconteceu este ano, revela o relatório que acompanha a proposta do Orçamento do Estado para 2018 entregue na sexta-feira no parlamento.
Todos os grupos parlamentares adiaram para sábado as tradicionais reações à proposta de Orçamento do Estado para 2018, depois de o documento só ter dado entrada no parlamento pelas 23:16.
O Governo estima um défice orçamental de 1% do PIB e um crescimento económico de 2,2% no próximo ano, segundo a apresentação sobre a proposta de Orçamento de Estado para 2018 (OE2018) hoje entregue aos jornalistas.
A proposta de Orçamento do Estado para 2018 (OE2018) prevê um concurso de vinculação extraordinária para, pelo menos, 3.462 professores no próximo ano, segundo a Lei do Orçamento do Estado.
O Governo pretende dar, a partir de 2018, benefícios fiscais a quem aderir ao programa de arrendamento acessível, isentando os sujeitos passivos de IRS e IRC relativamente a rendimentos decorrentes do arrendamento de imóveis no âmbito deste programa.
A proposta de Orçamento do Estado para 2018, que será entregue no parlamento e a que a Lusa teve hoje acesso, não prevê a diferenciação da Taxa Social Única (TSU) paga pelas empresas consoante a modalidade de contrato de trabalho.
O aumento do limite de isenção de IVA dirigido aos trabalhadores por conta própria sem contabilidade organizada não está na versão final da proposta de Orçamento do Estado para 2018 (OE2018), apesar de ter constado de uma versão preliminar.
O fiscalista da Deloitte Luís Leon considera que as alterações à tributação em IRS dos trabalhadores por conta própria serão "o princípio do fim" do regime simplificado do imposto, que "passará a ter um regime complicado".
O conselho de administração do grupo de media espanhol Prisa aprovou hoje duas injeções de capital que totalizam 550 milhões de euros, numa tentativa de reduzir a sua dívida e criar uma “estrutura financeira estável”.
O Governo quer ter um fundo para "reforçar o posicionamento do país enquanto destino turístico", nomeadamente com apoio à "captação de grandes eventos internacionais e de filmagens", segundo a proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2018 (OE2018).
Os profissionais liberais, como advogados, economistas, artistas, entre outras, que trabalhem por conta própria vão deixar de ter uma dedução automática de 25% no apuramento do rendimento em sede de IRS.
As tarifas de eletricidade no mercado regulado devem descer 0,2% para os consumidores domésticos a partir de 1 de janeiro, de acordo com a proposta do regulador do setor.
Pelo menos 540 empresas mudaram-se da Catalunha para outras regiões de Espanha desde o referendo de 1 de outubro, considerado ilegal, a esmagadora maioria – 533 – entre segunda-feira e quarta-feira, segundo o registo comercial espanhol.
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) aprovou hoje a que a Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) deixe de ser uma sociedade aberta, o que significa a diminuição das obrigações de comunicação ao mercado.