O Ministério das Finanças sublinhou hoje que as medidas do Governo para a administração pública, como o descongelamento das progressões nas carreiras, devem ser adequadas, "num quadro orçamental de rigor e credível".
O secretário-geral da Federação dos Sindicatos da Administração Pública (FESAP) disse hoje que o Governo mostrou abertura para alterar os cortes nas horas extraordinárias para todos os trabalhadores do Estado.
O Ministério das Finanças considerou hoje que os avanços reconhecidos pela Comissão Europeia "decorrem da estratégia de equilíbrio seguida pelo Governo" desde o início da legislatura.
A qualidade e o acesso aos cuidados de saúde melhoraram, mas em contrapartida a sua sustentabilidade financeira piorou, indica o relatório da 6.ª missão pós-programa de ajustamento da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu a Portugal.
A Comissão Europeia afirmou hoje que Portugal fez "progressos importantes" no último ano, mas que "o desafio é manter o ritmo", defendendo por isso "reformas ambiciosas" e uma "consolidação orçamental sustentada" para os próximos anos.
A Comissão Europeia alertou hoje que falhar a meta de substituição de trabalhadores da Função Pública pode vir a pesar nas finanças públicas e insistiu num alargamento dos objetivos do programa de revisão de despesa.
A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) realiza na quarta-feira dois leilões de Obrigações do Tesouro (OT) com maturidades em 2022 e 2027, procurando arrecadar até 1.250 milhões de euros, foi hoje anunciado.
A Comissão Europeia defende que são necessárias medidas no Orçamento do Estado para 2018 (OE2018) para compensar o impacto das novas regras de reforma antecipada, considerando que as que estão em cima da mesa podem não ser suficientes.
O secretário-geral da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional (CGTP-IN) disse hoje que a proposta de Orçamento do Estado para 2018 (OE2018) está “muito longe de corresponder às necessidades”, nomeadamente no descongelamento das progressões na função pública.
A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) defendeu hoje, no âmbito do Orçamento do Estado para 2018 (OE2018), a resolução do problema da “desalavancagem da banca”, para garantir sustentabilidade económica, e a redução do IRC como “sinal positivo” ao investimento.
Os Estados Unidos perderam 33 mil empregos em setembro devido aos furacões que atingiram vários estados do sul, o que não impediu a taxa de desemprego de recuar para 4,2%, anunciou hoje o Departamento do Trabalho.
O Conselho de Ministros do Governo espanhol aprovou hoje em Madrid um decreto-lei que facilita e acelera a tarefa às empresas que queiram mudar a sua sede social da Catalunha para outras regiões do país.
O pagamento de incentivos aos bancários na venda de produtos financeiros aos clientes foi hoje regulamentado pelo Banco de Portugal, em aviso publicado, determinando que esta remuneração não pode pôr em causa o cumprimento de deveres de conduta.
A coordenadora da Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, Ana Avoila, disse hoje que as propostas do Governo de descongelamento das progressões na carreira da função pública são "uma mão cheia de nada".
O dirigente da Federação dos Sindicatos da Administração Pública (FESAP), José Abraão, considerou hoje que as propostas do Governo de descongelamento e progressão de carreiras são complexas e necessitam de definição e clarificação.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, começa a receber os parceiros económicos e sociais no Palácio de Belém sobre o Orçamento do Estado para 2018, depois de ter ouvido os sete partidos com assento parlamentar.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) vai apresentar, na próxima semana, previsões de crescimento global "mais otimistas" do que as de julho, anunciou na quinta-feira a diretora-geral da organização.
O secretário-geral do PCP garantiu hoje que o partido não se deixará “condicionar por pressões” ou “conselhos envenenados” que o caminho a seguir é o da consolidação das medidas tomadas que levaram ao crescimento económico do país.
O conselho de administração do banco catalão Sabadell decidiu hoje, em sessão extraordinária, transferir a sua sede social para Alicante, perante a possibilidade de a Catalunha declarar unilateralmente a independência na próxima semana.
O setor leiteiro na ilha do Pico, nos Açores, ganhou hoje "nova vitalidade", com a inauguração das obras de remodelação da fábrica de lacticínios, no valor de 1,6 milhões de euros, que permitiram ultrapassar uma das "crises" mais graves da sua história, que quase terminou em insolvência.
O CaixaBank adotará as “decisões necessárias no momento oportuno, sempre com o objetivo de fazer prevalecer os interesses dos clientes, acionistas e empregados”, afirmaram hoje à agência Efe fontes oficiais do banco catalão, referindo-se ao clima de tensão na Catalunha.
O secretário-geral da CGTP/In reforçou hoje, junto do Governo, as reivindicações de aumento geral dos salários, com um mínimo nacional fixado em 600 euros já em janeiro, sublinhando, contudo, a sua disponibilidade negocial.