O grupo de trabalho para a reforma da supervisão financeira propõe que as "figuras de topo" do Banco de Portugal e do Conselho de Supervisão e Estabilidade Financeira sejam nomeadas pelo Presidente da República e sujeitas à aprovação parlamentar.
O ministro das Finanças considerou hoje que a proposta do grupo de trabalho para a reforma da supervisão financeira "é moderada e equilibrada, de rápida e segura implementação", tendo também "flexibilidade suficiente" para evoluir para "uma reforma mais profunda".
A saída de Portugal do ‘rating’ de ‘lixo’ pela Standard and Poor's foi recebida com “surpresa” pelos analistas, que preveem um impacto positivo no financiamento do Estado e dos privados e um aumento do interesse dos investidores nas empresas portuguesas.
O secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, garantiu hoje que os primeiros concursos para regularização dos precários do Estado vão avançar em janeiro.
O PSD culpou hoje o Governo do PS, com o apoio da esquerda, por um atraso de dois anos na subida do ‘rating’ de Portugal, acusando ainda os socialistas de eleitoralismo a pensar nas autárquicas.
A coordenadora do BE, Catarina Martins, insistiu hoje numa "significativa baixa" do IRS, considerando que o alívio fiscal se deve concentrar nos "escalões que foram mais penalizados pelo gigantesco aumento de impostos" feito pelo anterior Governo PSD/CDS-PP.
O presidente do PSD acusou hoje o ministro das Finanças de "uma habilidadezinha de comunicação" ao parecer que está anunciar uma novidade em termos fiscais, quando o Governo apenas irá cumprir o compromisso de acabar com a sobretaxa.
A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, admitiu hoje viabilizar o desagravamento fiscal em todos os escalões do IRS prometido pelo ministro das Finanças, sublinhando que nas medidas que "faziam sentido para os portugueses" os centristas têm votado favoravelmente.
A General Motors (GM) vai convocar um recall de mais de 2,5 milhões de veículos na China por causa dos airbags potencialmente defeituosos da marca japonesa Takata, um duro golpe para a empresa norte-americana no maior mercado de carros do mundo.
O ministro das Finanças, Mário Centeno, salientou a importância da subida do 'rating' de Portugal anunciada na sexta-feira pela Standard and Poor's (S&P), dizendo que traz "solidez adicional" ao esforço de consolidação das contas públicas.
O ministro das Finanças, Mário Centeno, assegurou que o Orçamento do Estado para 2018 (OE2018) vai contemplar um desagravamento fiscal para todos os escalões do IRS e sublinhou que a sobretaxa vai ser extinta no próximo ano.
O primeiro-ministro, António Costa, declarou hoje que Portugal vai começar a reduzir a sua dívida pública "a partir de outubro", indicador que, aliado à descida do défice, sustenta o caminho de recuperação económica do país.
A coordenadora do BE, Catarina Martins, quer que o investimento que as câmaras façam na habitação pública seja retirado dos tetos do endividamento autárquico, considerando que a lei do arrendamento do anterior Governo "tem que ser revogada".
O secretário-geral do PS, António Costa, afirmou hoje que foi o Governo PS que “virou a página do 'lixo'”, em resposta à reação dos partidos da Direita sobre a subida do país nas avaliações das agências internacionais de 'rating'.
O vice-presidente da Comissão Europeia responsável pelo Euro, Valdis Dombrovskis, considerou hoje que a subida de 'rating' de Portugal pela agência de notação financeira Standard and Poor's (S&P) constitui "um desenvolvimento muito positivo" e um reconhecimento dos progressos alcançados.
O diretor do fundo do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), Klaus Regling, manifestou-se hoje "feliz" com a subida de 'rating' decidida na véspera pela agência de notação financeira Standard and Poor's (S&P), mas advertiu que "o trabalho não terminou".
O ministro das Finanças congratulou-se hoje com a melhoria do 'rating' atribuído a Portugal pela Standard and Poor's, afirmando que essa é a "melhor garantia" para a estabilidade do processo orçamental e financeiro português no futuro.
A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou que foi precisamente por se ter "feito o contrário do que as agências de rating" aconselhavam que se conseguiram os resultados que permitiram que Portugal saísse do "lixo".
O primeiro-ministro, António Costa, valorizou a "boa notícia" que é a subida do ‘rating’ de Portugal por parte da Standard and Poor's (S&P), declarando que esta decisão irá permitir melhores condições de financiamento do país nos mercados.
O deputado do PCP Paulo Sá disse que Portugal não pode estar dependente das agências de ‘rating’ para tomar as opções necessárias para o país e para os portugueses.
O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, classificou como "uma excelente notícia" a decisão da agência de notação financeira Standard and Poor's (S&P) de retirar Portugal do 'lixo', embora considerando que tal podia ter acontecido mais cedo.
O Governo vai criar um novo Programa de Arrendamento Acessível com o objetivo de “promover uma oferta alargada de habitação para arrendamento a custos acessíveis”, lê-se na proposta das Grandes Opções do Plano para 2018 (GOP2018).
A Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) convocou uma assembleia-geral extraordinária para o dia 09 de outubro, na qual vai ser oficializada a decisão de perda da qualidade de sociedade aberta e consequente saída da bolsa.