O Presidente da República afirmou hoje que o acordo de Concertação Social assinado na semana passada vai ter uma adenda que substitui a descida da Taxa Social Única pela redução do Pagamento Especial por Conta (PEC) e continua vivo.
O défice das Administrações Públicas em contabilidade pública desceu 497 milhões de euros em 2016 face ao ano anterior, ficando nos 4.256 milhões de euros, anunciou hoje o Ministério das Finanças.
A agência de notação financeira Fitch avisa que a redução do défice em 2016 pode não significar uma melhoria do ‘rating’ atribuído a Portugal, alertando que a saída do Procedimento por Défice Excessivo ainda não está assegurada.
O investimento empresarial deverá desacelerar para 3,8% este ano, depois de em 2016 ter crescido 6,5%, acima das perspetivas, revela o Inquérito de Conjuntura ao Investimento hoje divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
O lucro do espanhol Bankinter cresceu 30% para 490 milhões de euros em 2016, com a combinação de negócios da operação em Portugal adquirida ao Barclays no ano passado a contribuir com 128 milhões de euros para o resultado.
Os representantes das empresas afirmaram hoje que o chumbo da diminuição da Taxa Social Única criou perturbações na relação de confiança com o Governo, mas admitiram negociar um acordo de princípio com incidência no Pagamento Especial por Conta.
A ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque afirmou hoje, em Bruxelas, que cabe ao Governo encontrar alternativas à redução da Taxa Social Única e disse esperar que a concertação social seja tratada “com a dignidade que merece”.
O índice bolsista Dow Jones Industrial Average encerrou hoje pela primeira vez na sua história acima dos 20 mil pontos, depois de encerrar a sessão de hoje com uma valorização de 0,78%.
A CGTP considerou hoje que a proposta do Governo para reduzir o Pagamento Especial por Conta (PEC) das pequenas e médias empresas, na sequência do chumbo da redução da TSU, "é uma solução para resolver um problema".
A nova administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que será liderada por Paulo Macedo e que inclui apenas uma mulher, teve 'luz verde' do Banco Central Europeu (BCE) e entra em funções em 01 de fevereiro, informou o Governo.
O presidente do Santander Totta disse hoje que tem mantido conversas com o Governo para tentar chegar a um acordo sobre os contratos 'swap' feitos com empresas de transportes públicos e continua esperançado num desfecho positivo.
O PCP vai requerer hoje a audição parlamentar da ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque e do governador do Banco de Portugal, para prestarem esclarecimentos sobre as garantias que deram que não haveria prejuízo na resolução do BES.
O presidente da Autoridade da Mobilidade e Transportes (AMT) disse hoje que "até ao momento" ainda não recebeu os documentos necessários para poder emitir o parecer vinculativo sobre a passagem da gestão da Carris para a Câmara de Lisboa.
O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) lança esta quarta-feira o primeiro concurso para os novos apoios à contratação de desempregados, no âmbito da medida Contrato-Emprego, que substitui o Estímulo-Emprego, suspenso desde julho último.
O primeiro-ministro defendeu hoje a urgência da reforma do euro contra os protecionismos e populismos, considerando essencial um mecanismo supranacional de estabilização contra choques assimétricos e um Fundo Monetário Europeu para gestão das dívidas soberanas.
O deputado comunista Bruno Dias apresentou hoje 12 medidas de estímulo à atividade das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME), nomeadamente o fim do Pagamento Especial por Conta (PEC) e apoios nos custos de eletricidade e combustíveis.
Arménio Carlos afirmou hoje que ninguém falou com a CGTP-IN sobre medidas a apresentar na sequência do chumbo da redução da TSU e que esta central sindical aguarda pelas propostas do Governo para se pronunciar.
O líder comunista defendeu hoje a eliminação do Pagamento Especial por Conta em 2018, como estímulo às empresas em vez da baixa da Taxa Social Única (TSU), recordando que a medida está prevista no "Orçamento do Estado para 2017".
Quase 30 mil famílias sobre-endividadas pediram no ano passado ajuda ao Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado (GAS) da associação Deco, mais 474 do que em 2015, mas apenas menos de 3.000 viram as dividas reestruturas, revelam estatísticas hoje divulgadas.
O secretário-geral da CGTP-IN assumiu hoje divergências face ao PS em matéria de descida da Taxa Social Única (TSU), mas contrapôs que acertou com os socialistas uma intensificação do diálogo, abrangendo todos os setores de atividade.
O líder parlamentar socialista afirmou hoje que se a descida da Taxa Social Única (TSU) for chumbada na quarta-feira, o Governo procurará uma alternativa com os parceiros políticos da esquerda e com os parceiros sociais.
O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, defendeu hoje a manutenção do acordo de Concertação Social, mesmo que a TSU seja chumbada pelo parlamento, desde que o Governo apresente medidas alternativas que agradem aos parceiros subscritores desse compromisso.
O Bloco de Esquerda (BE) anunciou hoje que pretende eliminar a redução de 10% no montante do subsídio de desemprego após seis meses de concessão, uma medida que "decorre de uma visão punitiva e preconceituosa sobre os desempregados".
Os bancos BBVA e Montepio estimam que a economia portuguesa tenha crescido 1,2% no conjunto de 2016, enquanto o ISEG está mais otimista e prevê que o PIB possa ter subido até 1,4%.