Nas ruas da alta histórica de Coimbra a calçada está gelada e o vento parece conversar com a torre da Universidade. Ao contornar a esquina, ao longe, começam a ouvir-se criaturas a cantar. Várias, em coro. À porta da Real República do Bota-Abaixo, as vozes soam mais alto.
O corpo de um jovem aparentando 20 anos foi retirado sem vida, ao final da manhã de hoje, do Mondego, em Coimbra, alegadamente após a vítima ter entrado no rio enquanto fugia à PSP, disse fonte dos bombeiros.
Os Transportes Urbanos de Coimbra vão fazer ajustes de horários em várias linhas, com consequente supressão de viagens, numa proposta aprovada hoje, mas que levantou dúvidas junto dos serviços camarários.
O vereador com a pasta dos espaços verdes da Câmara Municipal de Coimbra afirmou hoje que faltam jardineiros no município, considerando que a situação deverá agravar-se este ano, face a aposentações.
Mais de 100 pessoas participaram hoje num protesto em forma de velório, com direito a um caixão de cartão, contra o fim da Estação Nova (Coimbra-A), que encerra definitivamente na noite de sábado para domingo.
Uma ponte que deverá ser do período medieval encontrada na empreitada do Sistema de Mobilidade do Mondego junto à estação de Coimbra-B vai atrasar aquela frente de obra e poderá ter implicações na solução para a estação intermodal.
Constantino, personagem real que o escritor Alves Redol imortalizou enquanto “guardador de sonhos”, em 1962, ressurge como jovem urbano no palco do Teatrão, em Coimbra, a questionar a contemporaneidade e o futuro.
O Número de Identificação do Prédio (NIP), espécie de "cartão do cidadão" da propriedade, vai ter, a partir de janeiro, um projeto-piloto em Alfândega da Fé e Lousã, antes de ser alargado ao resto do país, revelou fonte oficial.
Um sismo de magnitude 2.7 na escala Richter foi hoje sentido em Portugal, com o epicentro localizado a cerca de seis quilómetros a Este-Nordeste de Coimbra, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) doou hoje mais de 1.800 peças de calçado e vestuário a diferentes instituições em Coimbra, nomeadamente de estudantes.
O município da Figueira da Foz, no distrito de Coimbra, anulou hoje, pela quarta vez, o concurso público para a construção da ponte Eurovelo sobre o rio Mondego e aprovou o lançamento de um novo procedimento.
A Livraria do Mondego, em Penacova, foi classificada como monumento natural local, passando a integrar a Rede Nacional de Áreas Protegidas, revelou a Câmara Municipal, que iniciou o processo em 2023.
Uma fábrica de componentes industriais de alumínio, inaugurada hoje em Soure com 70 empregos, planeia expandir as instalações e aumentar para 400 o total de trabalhadores.
O centenário da morte do poeta Camilo Pessanha, natural de Coimbra, vai ser assinalado na cidade em 2026, tendo as entidades promotoras marcado para quinta-feira um pré-lançamento das comemorações.
O incêndio que deflagrou na segunda-feira à noite numa empresa de componentes elétricos e pisos radiantes, no concelho de Coimbra, foi dominado por volta das 9h00, informou fonte do Comando Sub-regional da Região de Coimbra.
O incêndio que se prolonga há nove horas em quatro armazéns de uma empresa de componentes elétricos e pisos flutuantes, em Coimbra, mantém-se ativo e está a ser combatido por 157 operacionais, apoiados em 55 viaturas.
Os Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) contabilizam 44 vagas de motoristas por preencher para o mapa de pessoal de 2025, segundo um documento que foi aprovado na reunião da Câmara.
Uma centena de atividades, com 22 escritores e ilustradores, compõem a programação do Festival Letra Corrida, que decorre este mês em Coimbra e que pretende ser o maior evento de literatura infantojuvenil em Portugal.
Coimbra acolhe esta semana a estreia de “Frágua de Amor”, uma peça de Gil Vicente, escrita há 500 anos, e que é levada a cena como uma espécie de musical, onde a música da época se funde e se mistura com a dramaturgia vicentina.
A Câmara Municipal de Coimbra propõe uma programação de quatro dias para celebrar o fim de ano, com o artista Matias Damásio como cabeça de cartaz, na noite de 31 de dezembro.
A companhia Marionet vai apresentar em Coimbra, em dezembro, “O Virtuoso”, peça inglesa de 1676 que é tida como a primeira que tem um cientista como protagonista, numa altura em que a ciência moderna dava os primeiros passos.
Um homem de 37 anos, suspeito de violência doméstica sobre a companheira, foi detido em Miranda do Douro, distrito de Bragança, e ficou com pulseira eletrónica e proibição de contacto com a vítima, anunciou hoje a GNR.