Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Vila Real estão em aviso laranja até às 06:00 de domingo devido a precipitação, disse hoje à agência Lusa fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que a descentralização deve ser feita com "bom senso e com consenso", porque transcende o mandato de uma legislatura, têm consequências na organização do Estado e deve requerer um amplo consenso.
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, debate hoje a questão da descentralização com personalidades nacionais de diferentes quadrantes políticos e académicos, numa sessão que conta com a presença do primeiro-ministro.
As aulas foram retomadas hoje de manhã nas escolas de Montalegre depois da queda de neve que, na segunda-feira, deixou cerca de 700 alunos em casa por precaução, segundo a Proteção Civil.
Os distritos de Vila Real, Bragança e Guarda estão hoje sob aviso laranja devido à queda de neve, encontrando-se o resto do país a amarelo devido ao vento forte, chuva e agitação marítima, segundo o IPMA.
O vale da Campeã, em Vila Real, está a regressar à normalidade depois de reposta a eletricidade, através de uma central móvel e de geradores, as escolas reabriram e os estabelecimentos comerciais funcionam sem constrangimentos.
Agricultores e produtores de gado dizem que a chuva que está a cair na região de Vila Real é “muito bem-vinda” e esperam que ajude a colmatar a seca que afetou as produções no ano passado.
Cerca de 1.200 pessoas do vale da Campeã, em Vila Real, continuam hoje sem eletricidade, devido aos postes e fios derrubados pela neve e gelo, e escolas e comércio estão fechados, disse o presidente da junta.
O distrito de Vila Real está a regressar hoje à normalidade com as aulas a serem retomadas e as estradas transitáveis depois de terem sido afetadas pela neve, gelo e queda de árvores, segundo a GNR e autarquias.
As atividades letivas deverão ser retomadas na quinta-feira nas escolas do distrito de Vila Real, fechadas desde terça-feira devido à neve e gelo, de acordo com fontes das autarquias.
O Centro Distrital de Operações de Socorro de Vila Real (CDOS) contabilizou 99 ocorrências entre terça-feira e hoje, a maior parte relacionadas com quedas de árvores e limpeza de vias por causa da neve.
A avaria na linha de distribuição que deixou o concelho de Sabrosa, em Vila Real, sem abastecimento de eletricidade, durante as últimas horas, já foi resolvida, disse à agência Lusa fonte da EDP.
A neve e a queda de árvores estão a provocar constrangimentos em várias estradas do distrito de Vila Real, onde esta quarta-feira as atividades letivas vão estar suspensas nos concelhos de Alijó, Montalegre, Murça e Vila Pouca de Aguiar.
Os serviços municipais de Proteção Civil de Alijó e Vila Pouca de Aguiar decidiram hoje manter suspensas as atividades letivas na quarta-feira, devido às previsões de queda de neve e formação de gelo durante a noite.
Estradas condicionadas e aulas suspensas em pelo menos 11 dos 14 concelhos do distrito de Vila Real foram as principais consequências do maior nevão dos últimos anos neste território, segundo fontes das autarquias e da GNR.
A queda de neve provocou hoje constrangimentos nas estradas do distrito de Vila Real, obrigando ao corte temporário do Itinerário Principal 4 (IP4), na zona do Marão, e da Autoestrada A24 (A24), em Fortunho, informou a GNR.
Centenas de alunos das escolas dos concelhos de Alijó, Sabrosa e Vila Real estão a regressar mais cedo a casa devido à queda de neve e formação de gelo, indicaram fontes das autarquias.
Boticas vai acolher um centro de reprodução e divulgação científica e ambiental do mexilhão-de-rio, uma espécie ameaçada que foi redescoberta no concelho e inviabilizou a construção de uma barragem, anunciou hoje a autarquia.
A Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) arranca em março com o projeto "Dá-me sete horas aos meus sete dias" que desafia os estudantes a apoiar famílias carenciadas de Vila Real.
Bragança, Guarda e Vila Real, estão sob aviso laranja (o segundo mais grave) devido à queda de neve, enquanto a chuva, vento e agitação marítima motivam o mesmo aviso na Madeira, segundo o IPMA.
O futebolista do Desportivo de Chaves Matheus Pereira, que caiu inanimado nos minutos finais do jogo frente ao Estoril Praia, sofreu um traumatismo craniano e ficou internado no hospital local, adiantou o médico do emblema ‘azul-grená’, João Ribeiro.
Os distritos da Guarda, de Bragança e de Vila Real encontram-se hoje sob aviso amarelo devido ao risco de persistência de valores baixos da temperatura mínima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Câmara de Chaves anunciou hoje que vai condecorar no domingo os dois treinadores da seleção nacional de futsal, Jorge Braz e Pedro Palas, pelo mérito desportivo alcançado com a conquista do campeonato europeu.
Os distritos de Vila Real, Bragança e Braga estão sob aviso amarelo devido à previsão de tempo frio, segundo informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).