No turbilhão
Servindo-me daquele jeito polido e pautando-se por eufemismos, muito ao estilo britânico, vou escrever uma frase que poderá, ou não chocar os leitores:
“Desde que foi desencadeado em 2016, o Brexit tem sido um processo ligeiramente complicado”.
“Ha, ha, ha”, ri-se refinadamente o leitor, “sim, deveras!”
Toda esta pobre caricatura da fleuma inglesa serve para introduzir aquele que foi mais um volte-face no turbilhão que tem sido o processo de saída do Reino Unido da União Europeia.
Hoje, Boris Johnson pôde somar à sua já longa lista de revezes, já que o Supremo Tribunal do país declarou ilegal o seu pedido de suspensão do parlamento, sendo que este retomará as suas funções já amanhã às 11:30.
Lido como uma medida de tentar contornar a ação legislativa para tentar levar a uma saída já no dia 31 de outubro, Johnson ainda pode pedir nova suspensão, mas o mais provável é ter de lidar com a lei aprovada nas duas Câmaras do parlamento, que exige que o governo peça formalmente uma extensão se não for alcançado um acordo até 19 de outubro.
A verdade é que também para Johnson, a sua vida enquanto primeiro-ministro tem sido “ligeiramente complicada” desde tomou posse, e com o seu partido balcanizado e a oposição cada vez mais acicatada, não há grandes perspetivas de melhoria.
E já que se fala de ligeirezas, pode-se dizer também que o debate de ontem entre os seis candidatos dos partidos com assento parlamentar foi “ligeiramente duro”, particularmente na troca de acusações entre António Costa e Catarina Martins, assim como nos diálogos entre o primeiro-ministro e Assunção Cristas. O debate, acompanhado por este que vos escreve, deixou marcas que ainda foram visíveis ao longo deste dia.
Se por um lado o líder do PS optou por não alimentar mais a polémica, a coordenadora do BE voltou a desenterrar problemas que grassam desde o início da formação da Geringonça e Jerónimo acusou ambos de andarem a perder tempo com quezílias. À direita, a presidente do CDS-PP não esqueceu as acusações de que foi alvo e Rui Rio recuperou a amena picardia que tem mantido com António Costa, desafiando Mário Centeno a debater com o seu homem forte para a economia, Joaquim Sarmento.
Não mais voltará a haver um debate capaz de inflamar ânimos entre estes candidatos como o de ontem até dia 6 de outubro, mas isso não quer dizer que não tenhamos saído do turbilhão. Até serem contados todos os votos, cá estamos.
- 19:29
- A nova competição europeia de clubes vai chamar-se Europa Conference League, anunciou hoje o comité executivo do organismo que tutela o futebol europeu, reunido em Ljubljana.
-
- 18:48
-
Eleições: Rescaldo do debate a seis domina terceiro dia da campanha
O rescaldo do debate a seis na RTP dominou hoje o terceiro dia da campanha para as legislativas, com os líderes do PS e do PCP a desvalorizarem a polémica lançada pelo BE sobre a formação da ‘geringonça’.
-
- 16:48
-
Doppio. Apostar no poder da voz e criar jogos conversacionais
Desde 2012 que Jeferson Valadares e Chris Barnes trabalham juntos, na área de desenvolvimento de jogos. Com o tempo surgiu-lhes uma questão: o que traria a utilização da voz nos jogos de diferente para a indústria?
-
- 16:27
-
Do voto antecipado às forças políticas: Um guia para as legislativas de 6 de outubro
Mais de 10,8 milhões de eleitores residentes em território nacional e no estrangeiro serão chamados a votar e escolher, no próximo dia 6 de outubro, o partido que consideram dever ser chamado para o Governo ou que pensam que melhor os representa, elegendo os 230 lugares de deputados da Assembleia da
-
- 16:05
-
Boris Johnson defende eleições após decisão do Supremo Tribunal
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, defendeu hoje que o Reino Unido deve realizar eleições, numa breve declaração à imprensa após a decisão do Supremo Tribunal, que declarou "ilegal" a suspensão do parlamento.
-
- 14:52
-
Espanha: Decisão de dissolver parlamento e convocar novas eleições publicada em decreto real
O Boletim Oficial do Estado espanhol publicou hoje o decreto real de dissolução das Cortes e de convocação de eleições para 10 de novembro, sendo estipulado que o novo Parlamento se reúne a 03 de dezembro.
-
- 13:46
-
Bernardo Silva, extremo-direito
Será o médio ofensivo ofensivo?
-
- 13:11
-
Faltas por greve dispararam no SNS em 2018
A taxa de absentismo no Serviço Nacional de Saúde atingiu no ano passado um valor recorde, com as faltas por motivos de greve a terem um crescimento acima dos 45% em relação a 2017.
-
- 10:54
-
Supremo espanhol autoriza saída do corpo de Franco do Vale dos Caídos
O Tribunal Supremo espanhol autorizou hoje o Governo a transferir o corpo de Francisco Franco do Vale dos Caídos para o cemitério de Mingorrupio, nos arredores de Madrid, ao recusar a “totalidade” do recurso da família do ditador.
-