Contemplemos o título de Hamilton e pensemos sobre aquele hambúrguer com 10 anos
Tenho para mim, como uma daquelas verdades pessoais e absolutas que cada um de nós tem, que hoje vivemos tempo de impaciência. Queremos tudo no imediato, aqui e agora, na palma das nossas mãos no nosso telemóvel. Não queremos esperar em filas, queremos entrar, olhar, fotografar e mostrar.
O acelerar os tempos trouxe-nos a constatação e roubou-nos a contemplação. Vamos a um sítio ver se realmente aquilo é como vimos naquela publicação de Instagram ou se se o filme é tão bom ou tão mau como aquela crítico escreveu naquele jornal. Entramos e saímos o mais rápido possível e emitimos o nosso juízo ao mundo.
Obviamente que isto é tão errado como qualquer outra generalização, mas esta está à nossa vista todos os dias. Basta sair à rua em Lisboa e ver o ziguezague dos turistas de telemóvel e máquina de fotografar hirtos, basta fazer scroll numa rede social.
É bonito que numa sociedade que se fez assim, que hoje sejam notícia no SAPO24 e no mundo a vitória do sexto campeonato mundial de Fórmula 1 de Lewis Hamilton, numa modalidade que me apaixonou em miúdo, herança da adolescência do meu pai e do capacete amarelo de Ayrton Senna, e que exige paciência para ver 71 voltas, para apreciar aquilo que pode parecer uma simples ultrapassagem e a capacidade de um piloto em tapar as possibilidades de ultrapassagem a outro.
E não deixa de ser interessante que, no mesmo contexto, alguém tenha colocado um hambúrguer do McDonald’s com dez anos em live stream e que tantas pessoas carreguem para ler na notícia sobre o assunto. Que isso nos possa levar a pensar sobre um tema tão básico como a refeição da noite passada em que não nos apeteceu cozinhar e fomos ao restaurante de fast food mais próximo.
Uma notícia faz-nos acelerar e saborear, a outra deixa-nos a pensar no óbvio. Parecem duas coisas pequenas, mas que sabem tão bem por estes tempos.
- 23:04
- O Famalicão empatou hoje 2-2 na visita ao Sporting de Braga, graças ao golo do brasileiro Anderson, aos 89 minutos, num jogo da 10.ª jornada da I Liga de futebol em que esteve quase uma hora em inferioridade numérica.
-
- 21:58
-
FC Porto vence Desportivo das Aves e volta a ficar a dois pontos da liderança
O FC Porto venceu hoje na receção ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 1-0, em jogo da 10.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e repôs em dois pontos a desvantagem para o líder e campeão Benfica.
-
- 20:55
-
Lewis Hamilton sagra-se hexacampeão mundial de Fórmula 1
O piloto britânico ficou em segundo lugar no Grande Prémio das Américas, atrás do finlandês e companheiro de equipa Vallteri Bottas. Uma posição suficiente para que Hamilton amealhasse os pontos necessários que para se sagrar campeão mundial da modalidade pela sexta vez.
-
- 19:43
-
André Gomes lesiona-se com gravidade no tornozelo frente ao Tottenham
O internacional português André Gomes, que alinha no Everton, saiu hoje lesionado com gravidade na segunda parte do encontro com o Tottenham, da 11.ª jornada da Liga inglesa de futebol.
-
- 16:12
-
Djokovic vence Masters 1000 de Paris pela quinta vez
O tenista sérvio Novak Djokovic, líder do 'ranking' mundial, conquistou hoje pela quinta vez o Masters 1000 de Paris, ao derrotar o canadiano Denis Shapovalov, 28.º da hierarquia.
-
- 14:31
-
Resgate de refugiados. Nuno Melo diz-se vítima de manipulação "uma certa esquerda"
O eurodeputado do CDS Nuno Melo diz-se vítima de uma manipulação que teve por base uma mentira construída por "uma certa esquerda".
-
- 12:42
-
Reino Unido. Farage não é candidato às legislativas de dezembro
O político eurocético Nigel Farage anunciou hoje que não será candidato nas eleições legislativas britânicas de 12 de dezembro, preferindo percorrer o país para apoiar as centenas de candidatos do Partido do Brexit, que lidera.
-
- 12:37
-
Morreu a cantora e atriz francesa Marie Laforêt
A cantora e atriz Marie Laforêt morreu no sábado em Genolier, Suíça, aos 80 anos, anunciou hoje a sua família à agência AFP.
-
- 11:48
-
Na Islândia, um 'cheeseburger' é uma peça de museu. E pode ser visto em live streaming
Há dez anos que a cadeia norte-americana McDonald's fechou as portas na Islândia. Hoje, um 'cheeseburger' é peça de museu, apesar de estar em exposição num hostel.
-
- 10:59
-
Natal é quando Maduro quiser — e na Venezuela volta a celebrar-se desde novembro
Já vem sendo tradição desde que Nicolás Maduro substituiu Hugo Chávez na presidência da Venezuela, em 2013. O Natal é quando um homem quiser e Maduro quer que as festas se prolongam durante cerca dois meses, entre 1 de novembro e 6 de janeiro.
-
- 09:26
-
Governo afirma que gestão de Espanha do caudal do Tejo "não é aceitável"
O Governo considera que a gestão que Espanha fez durante o ano hidrológico 2018/2019 para lançar o regime de caudais anuais para o rio Tejo “não é aceitável”, noticia hoje o jornal Público.
-
- 09:11
-
Imigrantes já não vão precisar de ter seguro médico para obter visto. Juiz federal suspendeu ordem de Trump antes de entrar em vigor
Um juiz federal de Portland, no estado norte-americano de Oregon, suspendeu hoje uma ordem da administração Trump que obrigava os imigrantes a provarem obtenção de seguro de saúde ou capacidade para pagar assistência médica para poderem obter o visto.
-
- 00:08
-
PSP devolve urso da Natura "ao seu habitat natural" após roubo por adolescentes
O caso e resolução foi anunciado pela esquadra da PSP de Cascais através do Facebook, numa fotografia em que dois agentes aparecem com o urso da Natura já recuperado.
-