Ele é o cara
Há exatamente 38 anos, neste mesmo dia, o Flamengo vencia a Taça Libertadores com um bis de Zico. Coincidência das coincidências, quase duas décadas depois, os jogadores do Mengão voltam a erguer o mesmo troféu, no mesmo dia, também aos ombros de um bis, desta feita de Gabriel Barbosa, o artilheiro de serviço do Maracanã.
Este título é de Jorge Jesus, um treinador criticado e desvalorizado que reergueu uma das maiores equipas do Brasil e revolucionou o futebol brasileiro, em tempos inovador, antes da chegada do técnico, parado no tempo e puramente dependente da qualidade individual de talentos emergentes. Hoje o Flamengo, uma equipa sul-americana, joga bem. Sabe jogar em equipa e deixar espaço para a criatividade dos avançados.
Esta final é incrível, esta viagem uma epopeia. É bonito ver, num jogo impróprio para cardíacos, o golo da vitória ser marcado aos 90+2, uma combinação de números que roubou a 'JJ' a primeira final europeia ao serviço do SL Benfica. É bonito ver, nas imagens que passam na televisão, Portugal pintado de vermelho e negro (não me lembro de uma equipa estrangeira ter apaixonado e tomado assim de assalto o país), rendido a uma equipa de um campeonato que poucos acompanhavam.
Por isto mesmo, a agenda de amanhã só pode ser uma: Palmeiras Vs. Grémio amanhã às 19h00.
Porquê? Porque se o resultado da antiga equipa de Scolari for outro que não uma vitória, o Flamengo em dois dias junta o título de campeão brasileiro ao de campeão sul-americano.
Se ele não é o cara, não sei quem é.
- 22:44
- O Benfica apurou-se hoje para os oitavos de final da Taça de Portugal de futebol, ao conseguir uma reviravolta em casa do Vizela, do Campeonato de Portugal, por 2-1.
-
- 22:34
-
Livre assegura que nunca foi pedido apoio pelo gabinete de Joacine sobre voto de Gaza
A direção do Livre assegurou hoje que nunca foi pedido pelo gabinete de Joacine Katar Moreira qualquer apoio específico no voto sobre a Palestina e que a deputada e assessores foram avisados antes de emitir o comunicado desta manhã.
-
- 20:44
-
Marcelo reitera que salário mínimo de 635 euros é "razoável no contexto português"
O Presidente da República reiterou que promulgou o diploma que fixa o salário mínimo nos 635 euros em 2020 por considerar ser uma decisão “razoável no contexto português”.
-
- 20:35
-
Chega vai celebrar 25 de novembro em auditório do Parlamento, o dia em "que Portugal conseguiu sair do jugo comunista"
O partido Chega anunciou este sábado que celebrará o impedimento do golpe militar de 25 de novembro de 1975, numa cerimónia no Auditório Almeida Santos, na Assembleia da República.
-
- 20:18
-
Bolívia. Senado aprovou novas eleições presidenciais (em que Evo Morales está proibido de participar)
O Senado da Bolívia aprovou hoje um projeto de lei para a realização de novas eleições presidenciais, em janeiro, para colocar fim à crise política iniciada com o ato eleitoral de 20 de outubro, cujos resultados foram contestados.
-
- 17:08
-
"Daqui a 32 feminicídios será Natal": França fez-se ouvir contra a violência sexual e de género
Cerca de 30 manifestações realizaram-se em França para protestar contra a violência sexual e de género, que já causou a morte a pelo menos 116 mulheres desde o princípio do ano.
-
- 16:39
-
Na Festa da Taça, com oito também dá: Sertanense elimina Farense a jogar com apenas oito jogadores
Houve Taça na Sertã. O Farense, líder da LigaPro, foi hoje eliminado pelo Sertanense por 2-1, numa vitória conseguida pelo conjunto do Campeonato de Portugal após prolongamento e quando se encontrava reduzido a apenas oito jogadores.
-
- 14:23
-
PSD: Distrital de Lisboa não vai apoiar nenhum dos candidatos à liderança
A distrital de Lisboa do PSD não vai apoiar enquanto estrutura nenhum dos candidatos à liderança do partido, uma posição comunicada na reunião alargada deste órgão, que decorreu na sexta-feira à noite.
-
- 12:21
-
João Almeida é candidato à liderança do CDS
O deputado João Almeida vai ser candidato à liderança do CDS no congresso nacional de janeiro de 2020, anunciou hoje o próprio, em vídeo, através das redes sociais Twitter e Facebook.
-
- 11:41
-
Livre critica abstenção de Joacine Katar Moreira no voto sobre Gaza
O Livre manifestou hoje preocupação com a abstenção da deputada única Joacine Katar Moreira na condenação pela "nova agressão israelita a Gaza", aprovado na sexta-feira no parlamento, um voto "em contrassenso" com o programa e as posições do partido.
-
- 11:30
-
A vida dos outros faz 'match' com a nossa. E é por isso que dizemos 'sim' ao Casados à Primeira Vista
Amor é fogo que arde sem se ver, já dizia o poeta. Mas, e se a chama for ateada com base no nosso perfil e nos escolherem o par ideal, com quem aceitamos casar depois de o conhecermos apenas no altar? Esta é a fórmula de "Casados à Primeira Vista", que tem feito 'match' com muitos espetadores pelo m
-
- 09:12
-
CDS-PP: Portas saiu, Portas voltou e Portas voltou a sair. Agora é a vez de escolher um líder que já não lhe sucede
O CDS-PP já enfrentou em 2005 uma incógnita prolongada quanto à liderança, quando Paulo Portas se demitiu, e o então candidato ‘natural’, Telmo Correia, só avançou na véspera do congresso e acabou por perder para Ribeiro e Castro.
-
- 08:18
-
Jovens nas Forças Armadas: a tentação do Serviço Militar Obrigatório e aquilo que realmente falta
A diretora do Instituto de Defesa Nacional admitiu que existe a “tentação de voltar a falar do Serviço Militar Obrigatório como se fosse a panaceia para resolver o problema do recrutamento mas também para alguns resolver o problema da distância da sociedade as Forças Armadas”.
-