Chegou o último mês do ano. O que vai querer fazer até 2019 acabar?
O calendário é uma construção do Homem. Não existe à solta na natureza. Os conceitos de “hora”, “dia”, “mês” e “ano” fomos nós que os criámos.
A história faz-nos viajar até 8.000 anos antes de Cristo. É a data daquele que se acredita ser o registo de tempo mais antigo do mundo - os dias, definidos pela observação do ciclo da luz solar.
Mas foram precisos vários milhares de anos para chegarmos até ao calendário que usamos atualmente - o chamado calendário gregoriano. Em 1582 estabeleceram-se as referências temporais por que nos regemos nos dias de hoje.
Trago estas curiosidades por hoje ser o primeiro dia do último mês do ano. De novo: não há nada escrito na natureza que nos obrigue a fazer balanços ou reflexões. Mas eu cá desconfio que a maioria de nós vai começar a sentir que há uma contagem decrescente a acontecer - para o Natal, para o fim de ano, para cumprir as resoluções de ano novo que entretanto ficaram esquecidas lá atrás…
Não estando nas minhas mãos aquilo que cada um escolherá fazer com o seu tempo nos próximos 30 dias, proponho-me uma tarefa bem menos complexa. Uma breve lista de alguns temas que pode encontrar no SAPO24, com o olhar naquilo que o país e o mundo têm para nos dar nas próximas horas, dias, semanas:
- Parece que nos lembrámos agora todos de falar sobre o clima, mas na ONU o tema não é novo. Amanhã arranca a COP25, a 25.ª reunião das Nações Unidas sobre as alterações climáticas (quer isto dizer que em 1995 já andávamos a falar sobre isto que agora parece ser novidade). A reunião vai levar a Madrid milhares de especialistas e decisores políticos. Aqui tem um guia para entender a cimeira - como funciona, porque se chama assim, o que vai ser discutido, quanto custa…
- Logo a seguir, na terça-feira (à partida), vamos ouvir um “Bem-vinda a Portugal!”. Pelo menos assim o diz o ministro do Ambiente numa carta que enviou a Greta Thunberg, a jovem ativista ambiental. À chegada a Lisboa, a jovem vai ser recebida pelo presidente da Câmara, Fernando Medina, estando ainda prevista uma conferência de imprensa.
- Salto agora para sugestões a mais médio prazo. Durante as próximas semanas, vai poder ver o cordão luminoso com 2,4 milhões de lâmpadas e a árvore de 30 metros que ontem se acenderam no Porto. Entre ruas e praças, avenidas e becos, o Pedro Soares Botelho correu tudo para lhe mostrar as cores natalícias da Invicta. Veja as fotos aqui.
- Também durante as próximas semanas há um poder que lhe assiste: o de contribuir para a escolha da Palavra do Ano. A lista das dez palavras candidatas foi divulgada hoje e é “um retrato” do nosso ano, acredita a Porto Editora. “Desinformação”, “lítio”, “trotinete”, “jerricã” são algumas das opções. A votação está disponível aqui até 31 de dezembro às 24h.
Ao longo do mês de dezembro, vá acompanhando nestes nossos resumos diários as sugestões que a equipa do SAPO24 tem para lhe oferecer. Do desporto à música, do local ao global, poderá ficar inspirado para preencher os dias que faltam até ao final do ano.
Em contagem decrescente para o fim do fim de semana (e o início do descanso, no meu caso), eu sou a Margarida Alpuim e hoje o dia foi assim.
- 22:43
- O Gil Vicente recebeu e venceu hoje o Sporting por 3-1, em jogo da 12.ª jornada da I Liga de futebol, permitindo aos gilistas subir do 12.º para o sétimo posto.
-
- 22:23
-
Portugal é campeão do mundo de futebol de praia
Portugal sagrou-se hoje campeão do mundo de futebol de praia, ao vencer na final a Itália, por 6-4, em Assunção. É o terceiro título para a seleção portuguesa, que repete agora os êxitos de 2001 e 2015.
-
- 21:05
-
Mais um jogo, mais uma vitória. O Flamengo ganhou hoje ao Palmeiras por 1-3
A equipa de Jorge Jesus venceu hoje o Palmeiras por 3 a 1, fora de casa, com um golo de Arrascaeta e dois de Gabigol.
-
- 18:42
-
Nove pessoas morreram esmagadas num baile funk em São Paulo
Pelo menos nove pessoas morreram hoje esmagadas e sete ficaram feridas durante uma intervenção da polícia num baile funk na favela de Paraisópolis, em São Paulo, Brasil, anunciou a polícia local.
-
- 17:46
-
Morreu o prestigiado maestro Mariss Jansons, para quem a música estava "para lá da partitura"
O maestro letão Mariss Jansons, 76 anos, para quem a essência da música estava além da partitura, morreu no sábado, em S. Petersburgo, Rússia, onde residia, informou hoje a Orquestra Filarmónica de Viena, de que era maestro honorário.
-
- 17:08
-
Boris Johnson defende pena mínima de 14 anos para terroristas e é acusado de estar a usar atentado com fins políticos
O primeiro-ministro britânico defendeu hoje penas mínimas de 14 anos para crimes terroristas, dois dias após um ataque que matou duas pessoas na Ponte de Londres, tendo sido acusado de usar o atentado com fins políticos.
-
- 14:30
-
Centrais a carvão de Sines e Pego são instalações que mais emitem dióxido de carbono em Portugal
As centrais a carvão de Sines e Pego são as principais instalações emissoras de dióxido de carbono em Portugal, denunciou hoje a associação ambientalista Zero, a propósito do início, na segunda-feira, da cimeira sobre Alterações Climáticas, em Madrid.
-
- 14:05
-
O primeiro dia de trabalho da nova Comissão Europeia. "A Europa não é só uma herança, a Europa é também uma promessa"
A presidente da nova Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, comentou hoje, em Bruxelas, que "não poderia haver melhor dia para começar a trabalhar" do que no décimo aniversário da entrada em vigor do Tratado de Lisboa.
-
- 14:02
-
António Guterres: "Durante muitos séculos a espécie humana esteve em guerra com o planeta e o planeta está agora a contra-atacar"
O secretário-geral das Nações Unidas, o português António Guterres, apelou hoje em Madrid ao aumento da "vontade política" dos líderes mundiais para fazerem o que a comunidade científica lhes pede na luta contra as alterações climáticas.
-
- 07:41
-
Há qualquer coisa que acontece quando os cavalos entram em cena. Em Matosinhos, estão a ajudar estas pessoas a viver melhor
Um projeto de equitação terapêutica, em Matosinhos, há um ano que ajuda idosos sobreviventes ao cancro, na maioria mulheres, a ter uma vida melhor e a realizar sonhos, trabalhando os aspetos físicos e emocionais.
-
- 07:30
-
Um ano depois, Rosa Mota volta a vencer mini-maratona de Macau com ainda melhor tempo
A portuguesa Rosa Mota venceu hoje, pelo segundo ano consecutivo, a mini-maratona de Macau, ao correr 5.200 metros em 19:31 minutos, melhorando a marca do ano passado.
-