O tempo, o trânsito, os transportes e o que há para ver. O que precisa de saber para planear a entrada no ano novo
Já tem tudo preparado? De certeza? Ora vejamos, que comece a contagem.
10.
Comecemos pelo tempo. O sol vai brilhar em praticamente todo o país no último dia de 2019. As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para céu pouco nublado ou limpo a 31 de dezembro, com vento em geral fraco.
No entanto, o tempo vai arrefecer, estando prevista uma descida da temperatura máxima no litoral Norte e Centro, um acentuado arrefecimento noturno, em especial nas regiões do interior, e formação de geada regiões do interior do Norte e Centro.
9.
O mais importante de tudo: se beber, não conduza.
Mas não só, e as autoridades deixam outras recomendações. Em comunicado, a GNR aconselha os condutores a efetuarem um planeamento cuidado das viagens, evitando os períodos do final do dia, quando se prevê maior intensidade de tráfego, descansarem antes da viagem e, pelo menos de duas em duas horas, ou sempre que sintam necessidade, efetuarem paragens de descanso, além de adequarem a velocidade às condições meteorológicas, ao estado da via e ao volume de tráfego rodoviário.
8.
"Nem vou sair de casa". Então quer saber o que ver na televisão? Há sugestões para todos os gostos.
Na RTP haverá "O Preço Certo Especial Cantores"... e partir das 23h00, a estação pública estará em direto do Terreiro do Paço, e ligada a todo o país com uma equipa de repórteres para conhecer várias festas de passagem de ano. A SIC aposta no cinema para toda a família com "Angry Birds – O Filme" ou "Maléfica". O Especial Fim de Ano da estação de Paço de Arcos terá "Terra Nossa – Especial Fim de Ano" com César Mourão numa visita aos bastidores do canal. Na TVI, Maria Cerqueira Gomes e Pedro Fernandes conduzem a emissão especial em direto da praia dos Pescadores, em Albufeira.
7.
E afinal quando é que termina a década? Às 23h59 de dia 31 de dezembro de 2019? Para o ano? Está confuso? O nosso cronista Marco Neves explica-lhe como ganhar qualquer discussão que possa surgir entre família e amigos.
6.
Vamos a planos concretos. Se vai entrar no novo ano em Lisboa saiba que o trânsito de acesso à Praça do Comércio vai estar cortado a partir das 17:00 de terça-feira devido aos festejos de Ano Novo, estando previstos nove pontos de entrada com revista.
À semelhança dos anos anteriores, não vai ser permitida a entrada no recinto de garrafas e copos de vidro, bem como chapéus de chuva com hastes compridas, megafones, mochilas de tamanho superior a A3, apontadores de laser, ‘selfie sticks’ ou buzinas de ar comprimido.
Estão instalados nove pontos de acesso com revista que ficam localizados junto à Agência Europeia Marítima, Cais do Sodré, Praça Duque da Terceira, rua do Arsenal, rua do Ouro, rua Augusta, rua da Prata e rua dos Fanqueiros.
E música? Xutos & Pontapés e Ornatos Violeta são os 'cabeças de cartaz' e à meia-noite haverá o tradicional espetáculo de fogo de artifício, de 15 minutos, que vai ser lançado entre o rio Tejo e o Terreiro do Paço.
Saiba ainda que o metropolitano de Lisboa prolongará o serviço na noite da passagem de ano.
5.
Está a norte. Pois bem, a noite de passagem de passagem de ano no centro cívico do Porto inicia-se, às 22:30, com um concerto com o músico portuense de Tiago Nacarato.
O fogo de artifício, um dos atrativos da passagem de ano do Porto, será lançado exclusivamente a partir do edifício da Câmara Municipal a partir das 00:00 do primeiro dia de 2020 e terá a duração exata de 16 minutos. Após o fogo de artifício, será a vez de Miguel Araújo animar a noite.
A melhor solução para chegar ao centro do Porto? Através de transporte público, já que haverá fortes condicionamentos à circulação e ao estacionamento no centro urbano.
4.
Já tem os seus planos, boa. Quem talvez precise de fazer novos é Marcelo Rebelo de Sousa. O Corvo, a mais pequena ilha açoriana, prepara-se para receber o Presidente da República na passagem de ano, mas o mau tempo pode fazer das suas.
3.
Por falar em Marcelo, apostas para a tradicional mensagem de Ano Novo? Em 2017 o presidente elogiou e deixou avisos, em 2018 pediu prudência e em 2019 "bom senso". E este ano?
2.
Quase a terminar e acho que lhe consigo ler os pensamentos, o que o preocupa é não ter uma playlist para entrar ao melhor ritmo! Não diga mais. Sem pensar muito, cinco sugestões: "Don't Stop Believin", dos Journey; "I Don't Care", de Ed Sheeran & Justin Bieber; "Run the World (Girls)", da Beyoncé; "All my friends", dos LCD Soundsystem; e "One More Time", dos Daft Punk.
1.
Vamos a isso.
Bom ano e boas entradas (e já, agora, boas notícias)
- 22:52
- O Governo brasileiro anunciou hoje que multou em 6,6 milhões de reais (cerca de 1,5 milhões de euros) a rede social Facebook pela "partilha inadequada de dados de utilizadores" no escândalo da Cambridge Analytica.
-
- 22:04
-
Compra da Media Capital pela Cofina: Concorrência confirma “luz verde” à operação de concentração
A Autoridade da Concorrência (AdC) divulgou hoje que não se opõe à compra da Media Capital, dona da TVI, pela Cofina, que detém o Correio da Manhã, confirmando um projeto de decisão emitido este mês.
-
- 19:20
-
Do Brasileirão com talento: 5 sugestões para os clubes portugueses terem debaixo de olho
O futebol no Brasil só volta no fim de janeiro, mas as movimentações de transferências agitam os adeptos que esperam ver as suas equipas reforçadas para o novo ano. Entretanto, o Brasil hoje vive, com a exceção do Flamengo, a condição de exportador de talentos e os destaques do último campeonato bra
-
- 17:01
-
Foca recolhida em Ovar com ferimento “grave” ficará dois meses em recuperação
Uma foca juvenil foi recolhida hoje numa praia de Ovar com um ferimento "bastante grave" numa das barbatanas e ficará em recuperação durante cerca de dois meses, informou fonte do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM).
-
- 14:32
-
A África da nossa desgraçada indiferença
O atentado que há um ano matou cinco pessoas no Mercado de Natal em Estrasburgo abriu noticiários, dominou primeiras páginas e gerou debates. Tal como o desencadeado há um mês, com arma branca, sobre a London Bridge, que causou dois mortos. Neste último sábado, em Mogadíscio, capital da Somália, a e
-
- 14:28
-
Militares da GNR têm novo regulamento de avaliação
A portaria que define o regulamento da avaliação do desempenho dos militares da Guarda Nacional Republicana, prevista no estatuto profissional da GNR e que entrou em vigor em maio de 2017, foi hoje publicada em Diário da República.
-
- 13:44
-
Conselho de Redação da RTP sobre a investigação ao ISCEM: "Não ficou demonstrada intenção propositada"
O Conselho de Redação da RTP-TV entende que "não ficou demonstrada nenhuma intenção propositada" da diretora de informação cessante Maria Flor Pedroso "no sentido de prejudicar a investigação jornalística" do "Sexta às 9" sobre o ISCEM.
-
- 13:10
-
Incêndios na Austrália obrigam a retirar 100 mil pessoas de Melbourne e matam três bombeiros
Cerca de 100 mil pessoas foram hoje alertadas pelas autoridades australianas para fugirem rapidamente de cinco subúrbios de Melbourne, a segunda maior cidade do país, devido aos incêndios que ameaçam uma zona habitada com cerca de 40 hectares.
-
- 12:39
-
Praça do Comércio com trânsito cortado a partir das 17:00 de terça-feira devido ao Ano Novo
O trânsito de acesso à Praça do Comércio, em Lisboa, vai estar cortado a partir das 17:00 de terça-feira devido aos festejos de Ano Novo, estando previstos nove pontos de entrada com revista, foi hoje anunciado.
-
- 12:19
-
PSD: Montenegro acredita que vai ganhar a Rio "na primeira volta"
Luís Montenegro formalizou hoje a sua candidatura à liderança do PSD, quer que o partido seja “uma alternativa” ao PS e acredita que ganhará a Rui Rio, atual presidente, "na primeira volta", em 11 de janeiro.
-
- 11:48
-
Bola ao Ar #11. Quem é o melhor jogador da década? (com Pedro Rodrigues Silva)
O Pedro Rodrigues Silva, jogador de poker profissional e o maior fã vivo dos New York Knicks a seguir ao Spike Lee, foi o convidado deste último Bola ao Ar de 2019, onde falámos dos "seus" Knicks, das escolhas para o All-Star Game de fevereiro e tentámos responder à questão sobre quem foi o melhor j
-
- 09:45
-
Já pediu "crescimento económico", "prudência" e "bom senso". Marcelo faz quarta mensagem de Ano Novo, depois de três anos de elogios e avisos
Marcelo Rebelo de Sousa faz, na quarta-feira, a sua quarta mensagem de Ano Novo como Presidente da República, depois dos elogios e avisos de 2017, ter pedido prudência em 2018 e "bom senso" em 2019.
-