Depois do divórcio, os amigos reúnem-se em Beja
23:00 do dia 31 de janeiro de 2020. O Reino Unido abandona a União Europeia. As bandeiras descem, os acordos rompem-se. Termina a história. Os britânicos foram, até agora, os únicos a sair do bloco.
Do lado de cá do Canal da Mancha, António Costa reuniu hoje em Beja os maiores beneficiários dos fundos da política de coesão. O encontro dos Amigos da Coesão, numa pousada do Alentejo, serviu para 17 estados-membros insistirem que o orçamento para 2021-2027 deve manter o nível dos sete anos anteriores “em termos reais”, recusando qualquer alteração nas taxas de cofinanciamento de cada país.
Em causa, os cortes anunciados no Quadro Financeiro Plurianual (QFP) da União Europeia (UE) para 2021-2027.
“O financiamento da Política de Coesão para 2021-2027 deve manter o nível do Quadro Financeiro Plurianual de 2014-2020 em termos reais. Nenhum Estado-membro deve sofrer uma redução acentuada e desproporcionada da sua verba de coesão”, lê-se na declaração final da Cimeira dos “Amigos da Coesão”, que se realizou hoje na Pousada de São Francisco, em Beja.
As negociações sobre o orçamento europeu para os próximos sete anos estão num impasse, com os 27 divididos entre os chamados países “frugais”, que não querem contribuir mais do que 1% do Rendimento Nacional Bruto (RNB) para o orçamento europeu, e os 17 Estados-membros que integram os “Amigos da Coesão”, que rejeitam cortes na coesão e na Política Agrícola Comum.
A Declaração de Beja foi subscrita por 15 dos 17 “Amigos da Coesão”: Bulgária, Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Grécia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia, Portugal, República Checa e Roménia.
A Croácia, representada em Beja pelo primeiro-ministro, Andrej Plenkovic, não subscreveu a declaração por deter neste semestre a presidência rotativa do Conselho Europeu e querer preservar a neutralidade.
A Itália, representada pelo ministro dos Assuntos Europeus, Vicenzo Amendola, não a subscreveu por não se encontrar nas mesmas circunstâncias que os restantes Estados-membros, segundo fonte do governo português explicou à agência Lusa.
Um dia depois do divórcio, os Amigos reuniram-se em Beja. Foram apenas 17 amigos — numa união onde, após a saída de ontem, ainda estão 27 estados-membros.
Para o serão deste sábado, algumas sugestões:
- 20:12
- O FC Porto somou hoje a sétima vitória fora de casa, ao golear por 4-0 na visita ao Vitória de Setúbal, na 19.ª jornada da I Liga de futebol, e voltou a estar a sete pontos do líder Benfica.
-
- 19:28
-
Agente da PSP detido por suspeitas de agredir e regar homem com gasolina na Amadora
Um agente da Polícia de Segurança Pública (PSP) foi detido esta sexta-feira na Amadora por suspeitas de agredir e regar com gasolina uma pessoa, por motivos relacionados com negócios entre si. A PSP já abriu inquérito e suspendeu o agente.
-
- 19:01
-
Sporting vence Benfica e é líder no basquetebol na primeira época em 24 anos
O Sporting venceu hoje o Benfica, por 81-75, na 18.ª jornada da I Liga portuguesa de basquetebol, que agora lidera de forma isolada, no regresso dos 'leões' à modalidade, 24 anos depois do abandono.
-
- 17:50
-
Três mortos em queda numa fossa de exploração pecuária na Chamusca
Três homens morreram hoje depois de caírem dentro de uma fossa de exploração pecuária, e uma quarta vítima foi transportada em estado grave para o hospital, disse à Lusa fonte oficial do Comando-Geral da GNR.
-
- 17:46
-
Vírus: Repatriamento de portugueses está em curso e a decorrer bem
O repatriamento de portugueses da cidade chinesa de Wuhan “está em curso” e “a decorrer bem”, afirmou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, escusando-se a dar pormenores que possam “prejudicar a operação”.
-
- 17:38
-
Costa avisa que redução do IVA da eletricidade para 6% é insustentável financeiramente
O primeiro-ministro avisou hoje que a aprovação de uma descida do IVA da eletricidade para 6% é insustentável financeiramente, representando 800 milhões de euros ano, metade da verba em causa para Portugal nas negociações do orçamento europeu.
-
- 15:34
-
Costa lamenta quase dois anos de impasse político no orçamento europeu
O primeiro-ministro lamentou hoje que tenham passado quase dois anos desde que a Comissão Europeia apresentou a sua primeira proposta de Quadro Financeiro Plurianual (2021/2027) e considerou que há agora "pouco tempo para concluir o trabalho".
-
- 14:39
-
União Europeia: Croácia quer abrir negociações de adesão com Albânia e Macedónia do Norte até maio
A presidência croata da União Europeia quer abrir negociações de adesão com a Albânia e a Macedónia do Norte antes da Cimeira UE-Balcãs que se realiza em Zagreb, em maio, disse hoje o primeiro-ministro croata, Andrej Plenkovic.
-
- 13:13
-
“Miss Americana”: Taylor Swift é vulnerável, mas nunca deixa cair a máscara
Autocrítica, mais madura e pronta para partilhar as suas opiniões com o mundo. O novo documentário da Netflix capta os conflitos internos que assolam Taylor Swift, uma das maiores estrelas pop do mundo.
-
- 12:52
-
Coronavírus: Reino Unido retira temporariamente pessoal diplomático da China
O Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico anunciou hoje que "retirará temporariamente" da China alguns dos seus funcionários diplomáticos, devido ao coronavírus.
-
- 10:30
-
Aos 100 dias de governo, há um orçamento aprovado na generalidade e riscos de instabilidade no horizonte
A aprovação do Orçamento para 2020 na generalidade é o principal marco dos primeiros cem dias do novo Governo, que se completam neste domingo, mas o processo negocial ainda em curso indicia riscos de instabilidade a prazo.
-
- 10:21
-
''Tech Visa’, Lava Jato, Lula e Bolsonaro. Ou como cresceu o número de brasileiros no Porto
A criação dos vistos ‘tech visa’, divergências políticas com governos de Lula da Silva e Jair Bolsonaro, insegurança, desemprego e Operação Lava Jato são alguns motivos que ajudam a explicar o aumento de residentes brasileiros no Porto.
-
- 10:08
-
Brasil lança campanha pela abstinência sexual entre os jovens
O governo brasileiro quer atrasar a idade média com que os jovens brasileiros iniciam a atividade sexual e vai lançar uma campanha em fevereiro para promover a abstinência e diminuir a gravidez precoce.
-