Três dias de antecâmara para o resto do mês
Em vésperas do Dia do Trabalhador, Portugal prepara-se para retomar aquilo que nesta altura se vai assemelhar mais a alguma normalidade: reabrir, devagarinho, alguns espaços, permitir algumas coisas.
Não se pense, porém, que já passou. Está longe de passar, lembrou hoje o primeiro-ministro, António Costa, quer quando apresentou as medidas de desconfinamento progressivo, quer na entrevista que deu esta noite à RTP.
4 de maio marca as primeiras reaberturas, mas até lá, ainda há uma proibição de sair do concelho de residência pelo meio — nos dias 1, 2 e 3 de maio.
As medidas são várias e ocorrem em três grandes fases; separadas por quinzenas de avaliação. Durante o próximo mês, reabrem creches e dois anos do ensino secundário; regressam as missas e o futebol; abrem os cafés e os restaurantes; abrem os cinemas e os museus.
Para tal, os portugueses vão ter de se habituar a novas rotinas — a mais evidente delas será a máscara, obrigatória em praticamente todo o lado.
Mas atenção: "É muito importante que se usem as máscaras [comunitárias] que têm certificação e que são fiscalizadas pela ASAE. A máscara tem de ter uma capacidade de filtração", sublinhou hoje Graça Freitas, reforçando que "houve um grande esforço para que estas máscaras sejam fabricadas com boas práticas, de acordo com muitos parâmetros que as empresas têm que cumprir".
“Se e quando usarem uma máscara, as pessoas devem ter muita disciplina para não levar as mãos à cara. A tendência natural de mexer na máscara acaba por lhe tirar a eficácia, porque o vírus passa para as mãos e das mãos para as superfícies”, alertou a diretora-geral da Saúde na conferência de imprensa.
A diretora-geral apelou para que se atente à etiqueta das máscara, dizendo que é preciso verificar se esta "é de uso único ou se pode ser reutilizada e como".
Graça Freitas adiantou ainda que nos próximos dias vai ser lançada uma campanha "para dizer às pessoas como devem ser colocadas e retiradas e, enquanto colocadas, o que fazer", uma ação que considera necessária para haja "muita disciplina" num país que "não tem tradição" no uso de máscara.
Serão dias novos, a juntar aos novos dias que tem o mundo andado a ver. Um tempo novo, faz do mundo um outro lugar, com maneiras diferentes de ocorrer. O amor, que é do mundo — o velho e o novo —, ganha também novas formas de surgir.
É o caso da Joana e do Luís, que encontraram, numa janela digital, um mundo comum — uma história de amor para estes dias, encontrada numa caixa de comentários de um direto numa rede social. O relato é da Margarida Alpuim.
Apesar do amor — que ainda vai sendo das poucas coisas de incerteza certa que vai havendo —, o mundo não é um lugar sempre belo. Por ventura as imagens duma Lisboa atascada na ausência, feita bicho mortiço de bossas cravejadas das lapas que são as casas, julga o resto do país especado também, à espera da saúde.
Mas não é assim, como lembrou hoje o primeiro-ministro. Fora dos centros das cidades, o país continua na labuta. Vai abrandado, é certo, mas mantém as rodas encarriladas.
E se o país não para, os crimes dele também não. O texto é do Tomás Albino Gomes: O número de denúncias de crimes ambientais diminuiu, mas não no que toca à contaminação de linhas de água. Desde que foi decretado o estado de emergência que se registaram vários casos de descargas ilegais em rios e ribeiras — com o caso mais grave a ser assinalado no rio Lena, no distrito de Leiria.
Naquele que é um retrato pouco animador de um mês, salva-se a fotografia que regista a presença de lontras ao rio Este, em Braga. Um sinal de esperança numa história em que o capital se sobrepõe ao respeito pelo ambiente.
Mas há mais, que o país unido aos arco íris não arranja maneira de esconder os problemas sociais que persistem (e agora se agravam).
A história é da Alexandra Antunes: Em Monforte, a invasão do quartel dos bombeiros por um grupo de cidadãos de etnia cigana foi a gota de água que fez a autarquia avançar para medidas de reforço da segurança em que se inclui um sistema de vigilância. O objetivo, diz o presidente da Câmara, é “promover a harmonia, sem conflito e sem questões de discriminação”.
São três temas que podem ocupar parte dos próximos três dias (quem os tiver com espaços por ocupar).
Deixo mais umas poucas: estreou hoje, na RTP, a série feita com a história do elogiado “A Herdade”, com os seus laivos de trama queirosiana (das formações e influências de que nasce um homem) nos anos 1970.
Para ouvir: amanhã à tarde, Gisela João e Samuel Úria. A fadista de Barcelos é a convidada desta sexta-feira da nova rubrica do SAPO24, que tem o cantautor como mestre de cerimónias. Será mais uma das “Conversas de roupão com Samuel Úria, no Instagram do SAPO24, pelas 16h.
Para ler: o primeiro capítulo de “Noughts & Crosses”, o primeiro livro de uma série cuja ação decorre numa sociedade distópica. Descreve uma história alternativa em que os povos africanos ganharam grandes avanços tecnológicos e organizacionais sobre os europeus, tornando-os seus escravos.
Termino regressando à pandemia: Reunimos neste guia as principais medidas anunciadas e os links onde poderá encontrar mais informação útil para empresas e trabalhadores num país à beira de sair do estado de emergência (dia 3 entramos no estado de calamidade).
- 22:11
- A Autoridade Marítima Nacional alertou hoje a população para não frequentar as praias no fim de semana prolongado, assumindo um comportamento de segurança e evitando a exposição ao risco de contágio da covid-19.
-
- 22:09
-
Protocolo para regresso do futebol praticamente fechado
O protocolo sanitário para o reinício da I Liga, ficou hoje praticamente fechado, numa reunião entre o grupo de especialistas da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Direção-Geral da Saúde (DGS), confirmou à Lusa fonte ligada ao processo.
-
- 22:06
-
CCB reabre Centro de Congressos, Garagem Sul, Sala Leitura e bilheteiras a 18 maio
O Centro de Congressos e Reuniões, a Sala de Leitura, a Garagem Sul e as bilheteiras do Centro Cultural de Belém (CCB) reabrem em 18 de maio, adaptados para receber público de acordo com as normas da Direção-Geral da Saúde.
-
- 21:55
-
Mortes ultrapassam 230 mil entre 3,2 milhões de infetados no mundo
A pandemia do novo coronavírus já matou 230.309 pessoas e infetou 3,2 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 19:00 de hoje, baseado em dados oficiais dos países.
-
- 21:45
-
Covid-19: Câmara do Porto mantém medidas preventivas até 10 de maio
A Câmara do Porto anunciou hoje que vai manter até 10 de maio as medidas preventivas adotadas na cidade, por entender ser o período necessário à preparação do regresso de trabalhadores e serviços municipais.
-
- 21:33
-
CP vai repor horário integral dos comboios Urbanos, Regionais e Interregionais
A CP - Comboios de Portugal vai repor, a partir de segunda-feira, o horário integral dos comboios Urbanos de Lisboa, Porto e Coimbra, assim como dos serviços Regionais e Interregionais, segundo o aviso hoje divulgado.
-
- 20:12
-
Circulação entre concelhos proibidas entre sexta-feira e domingo
A circulação para fora do concelho de residência vai estar condicionada entre sexta-feira e domingo, sendo apenas permitida por motivos de saúde ou por “urgência imperiosa”, foi hoje aprovado pelo Governo.
-
- 19:38
-
Siza Vieira defende que Segurança Social "não falhou" no 'lay-off'
O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, defendeu hoje que a Segurança Social "não falhou" na resposta aos pedidos de 'lay off' das empresas, que tiveram um crescimento "avassalador", mas a oposição contestou esta visão.
-
- 19:10
-
O que está previsto na situação de calamidade? Perguntas e respostas
O Governo decretou a situação de calamidade a partir de 3 de maio por causa da pandemia de covid-19, depois de Portugal ter passado por três períodos de estado de emergência que vigoraram desde 18 de março.
-
- 18:56
-
Espanha define horários para maiores de 14 anos saírem à rua
O governo espanhol anunciou hoje que os maiores de 14 anos de idade podem sair de casa para passear e fazer exercício físico a partir de sábado, das 06:00 às 10:00 e das 20:00 às 23:00.
-
- 18:36
-
EUA: Encontrados 50 corpos em camiões frigoríficos numa funerária
A polícia norte-americana indicou hoje que encontrou cerca de meia centena de corpos dentro de quatro pequenos camiões frigoríficos alugados por uma agência funerária, após ter sido chamada ao local por causa do cheiro nauseabundo que de lá emanava.
-
- 18:32
-
Governo apela a comerciantes que baixem preços de máscaras e gel
O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais apelou hoje aos comerciantes que tenham “grande responsabilidade” perante a descida do IVA das máscaras e gel desinfetante usado no combate à pandemia, e que efetivamente baixem o preços destes artigos.
-
- 17:51
-
Covid-19. Máscaras obrigatórias, teletrabalho até junho e o regresso do futebol. Eis as regras para a reabertura
O governo anunciou esta quinta-feira os detalhes do plano de "desconfinamento". O pequeno comércio abre já na segunda-feira, embora com restrições. O mapa de normalização prevê novas reaberturas a 18 de maio e a 1 de junho. Saiba aqui, ponto por ponto, o que vai abrir e quando.
-
- 17:34
-
Ligue 1 oficializa fim da época e confirma PSG como campeão
Agora é mesmo oficial: o Paris Saint-German é o novo campeão francês. A possibilidade já tinha sido avançada pelo desportivo L'Equipe, mas agora é mesmo a contar. É o terceiro título consecutivo da equipa de Mbappé, Neymar Jr. e companhia.
-
- 16:27
-
Ovar. Cabeleireiros, barbeiros e esteticistas já têm reservas para 15 dias
Cabeleireiros, barbeiros e esteticistas de Ovar, município que esteve um mês em estado de calamidade devido à covid-19, readaptaram os seus estabelecimentos para reabrir na próxima semana, tendo em alguns casos agenda cheia já para duas semanas.
-
- 13:46
-
Covid-19: Portugal tem uma criança com quadro de doença inflamatória grave
Portugal regista um caso de uma criança com uma “situação semelhante” e “quadro clínico parecido” à doença inflamatória grave associada à covid-19 que tem sido reportada noutros países, revelou hoje a diretora-geral da Saúde.
-
- 10:42
-
Rali de Portugal cancelado
O Rali de Portugal, quinta prova do campeonato do mundo de ralis (WRC), foi cancelado devido à pandemia da covid-19, anunciou hoje o Automóvel Club de Portugal (ACP).
-
- 10:16
-
O dia em que encontrei o Sr. Armagedon
Vejo positividade em tudo e é assim que quero ver o futuro: difícil, porém risonho e mais igualitário. Por mim, pelos meus filhos, por ti. E enquanto não regressamos ao novo mundo, e somos obrigados a usar máscaras para nos protegermos, aproveitemos para nos libertarmos das máscaras que já não nos s
-
- 09:06
-
"Não podemos mais viver neste medo". Os problemas não são de hoje, mas a invasão ao quartel de bombeiros foi decisiva para Monforte avançar com sistema de vigilância
Em Monforte, a invasão do quartel dos bombeiros por um grupo de cidadãos de etnia cigana foi a gota de água que fez a autarquia avançar para medidas de reforço da segurança em que se inclui um sistema de vigilância. O objetivo, diz o presidente da Câmara, é “promover a harmonia, sem conflito e sem q
-
- 08:43
-
Não há estado de emergência que salve os rios da poluição. O retrato de um mês de descargas ilegais (com uma lontra como símbolo de esperança)
O número de denúncias de crimes ambientais diminuiu, mas não no que toca à contaminação de linhas de água. Desde que foi decretado o estado de emergência que se registaram vários casos de descargas ilegais em rios e ribeiras — com o caso mais grave a ser assinalado no rio Lena, no distrito de Leiria
-
- 07:06
-
De um direto no Instagram para o isolamento juntos. Joana e Luís encantaram-se ao som da música e ainda hoje dançam
À janela de um convento no profundo Alentejo no século XVII, uma freira descobriu o amor por um soldado francês. Mais de 300 anos depois, Joana e Luís encontraram, numa janela digital, um mundo comum. São momentos únicos, que geram ligações especiais e se estendem por caminhos imprevisíveis. Uma hi
-