Costa dá as boas-vindas a 2021
António Costa pode não ser um génio da lâmpada, mas o primeiro-ministro fez saber que quer conceder alguns desejos.
Em entrevista ao semanário Expresso, Costa levantou o véu quanto ao que pretende o Governo fazer, anunciando algumas medidas que quererá ver implementadas até 2021, inclusive.
- Aumento do Salário Mínimo Nacional. “Desejamos, por exemplo, que o salário mínimo nacional possa continuar a subir”, disse António Costa em relação a 2021, admitindo, porém, que o aumento não vai ser da mesma grandeza do de 2019 (35 euros), dada a “dinâmica económica de hoje, que é muito distinta da que existia há um ano”;
- Relativamente à função pública, Costa garantiu que “não haverá novo congelamento” das suas progressões e promoções e que haverá um novo ciclo de contratações. “Vamos investir mais no aumento de número de trabalhadores do que em aumentos salariais”, disse.
- Medidas de apoio social. Questionado se estenderia para 2021 algumas das medidas implementadas devido à covid-19, Costa assentiu positivamente, admitindo até que seja “criada uma nova prestação social que seja desenhada especificamente para esta realidade”. A medida será sobretudo destinada aos trabalhadores do setor “da cultura, dos eventos, em setores da atividade turística”, que tiveram de enfrentar “uma situação de absoluta quebra de rendimentos”.
- O primeiro ministro voltou, uma vez mais, a afastar o fantasma da austeridade, dizendo que a recuperação à crise provocada pela pandemia “não pode passar pelo corte de rendimentos, mas, sim, pela sua proteção”, nem pode “passar por um aumento de impostos, mas por manter uma estabilidade fiscal que crie condições para as empresas resistirem”
- Baixa do IVA sobre a eletricidade. O Governo vai “usar ainda este ano a autorização legislativa” concedida pela Comissão Europeia “para a redução do IVA da eletricidade”, um dos temas de maior discussão para o Orçamento do Estado de 2020. A medida é “transversal a todas as famílias”, garantiu Costa.
O que não deverá acontecer neste ou sequer no próximo ano, no entanto, é a revisão dos escalões do IRS. “Seguramente, os orçamentos de 2022 e 2023 são outras oportunidades”, prometeu.
Outro dos temas abordados durante a entrevista foi a situação em Reguengos de Monsaraz, onde um surto de Covid-19 iniciado num lar da vila causou 162 casos de infeção e 18 mortes. O foco, que está a ser investigado pelo Ministério Público, tem sido um tema incómodo para o Governo, com acusações de ingerência e falta de preparação.
O primeiro-ministro admitiu uma vez mais que houve falhas na resposta, mas que “o lar não é do Estado” e que este “reagiu imediatamente” quando foi chamado a responder. Costa lançou-se também em nova defesa da Ministra do Trabalho, dizendo até que o relatório da Ordem dos Médicos que aponta as falhas na atuação foi criado por “uma entidade que não tem competência legal para fazer esse estudo” e que não serve para “fiscalizar o Estado”.
As reações
Todas estas medidas prometidas (à exceção da descida do IVA sobre a eletricidade), porém, dependem do Orçamento do Estado de 2021, que terá de ser negociado com os diferentes partidos da Assembleia da República. Até agora, apenas um deles reagiu a esta entrevista, e não foi positivamente.
Perante um grupo de trabalhadores do setor das pedreiras em Penafiel, Catarina Martins avisou que o Bloco de Esquerda só vai negociar o orçamento para 2021 com o PS caso os compromissos deste ano sejam respeitados.
“Não é possível começarmos a negociar o próximo Orçamento do Estado sem o PS cumprir sequer o que já foi acordado para o último Orçamento do Estado. Seja no fim do fator de sustentabilidade para as profissões de desgaste rápido como a vossa, seja nas contratações que o SNS [Serviço Nacional de Saúde] precisa para poder responder à covid-19, sem deixar de responder a tudo mais que a população precisa”, afirmou a coordenadora do BE.
Já o CDS-PP não se pronunciou quanto às medidas prometidas, mas ao caso Reguengos, tendo Francisco Rodrigues dos Santos acusado Costa de querer “aplicar a 'lei da rolha' à Ordem dos Médicos, desvalorizando e atacando os factos constantes no seu relatório”, o que é “sintoma de má convivência democrática com a realidade e com os médicos”.
Para além de voltar a sugerir a demissão de Ana Mendes Godinho, o líder dos centristas criticou o primeiro-ministro por valorizar "mais a defesa da sua ministra do que apresentar um plano seguro para os idosos - os que estão nos lares e os que vivem sozinhos -, numa altura em que há 80 surtos ativos em lares e em que se antecipa uma segunda vaga".
- 22:00
- A líder da oposição bielorrussa, Svetlana Tikhanovskaya, apelou hoje para a unidade na contestação ao Presidente Alexander Lukashenko e garantiu que o chefe de Estado está ‘obrigado’ a entrar em diálogo com a oposição.
-
- 20:32
-
Covid-19: Duas mil pessoas em concertos na Alemanha para testar modelo que evite contaminação
Mais de duas mil pessoas participaram hoje, na Alemanha, em três concertos simulados para testar o melhor modelo que permita organizar este tipo de espetáculos, evitando a contaminação pelo novo coronavírus.
-
- 18:06
-
CDS acusa António Costa de “má convivência democrática com os médicos”
O presidente do CDS-PP considerou hoje que a entrevista de António Costa ao Expresso foi "um sintoma de má convivência democrática" do primeiro-ministro com os médicos, acusando-o de querer aplicar "a lei da rolha" à Ordem.
-
- 17:15
-
Cuties, o filme francês alvo de controvérsia ainda antes de ser lançado e que obrigou a Netflix a um pedido de desculpas
O filme francês “Cuties”, que tem como protagonista uma jovem de 11 anos que entra num grupo de dança, criou uma onda de contestação antes de ser sequer lançado. A razão? Um póster publicado pela Netflix, acusado de promover a hiper-sexualização de crianças. A plataforma já fez um pedido de desculpa
-
- 16:04
-
Sobreviveu a duas guerras mundiais e ao ‘apartheid'. Morreu aos 116 anos sul-africano que era um dos homens mais velhos do mundo
O sul-africano Fredie Blom, considerado um dos homens mais velhos do mundo, morreu hoje aos 116 anos num hospital da Cidade do Cabo, foi anunciado.
-
- 14:47
-
Papa Francisco diz que "Deus não precisa que ninguém o defenda"
O Papa Francisco disse hoje que "Deus não precisa que ninguém o defenda", numa declaração publicada nas redes sociais, ao apelar para que não se instrumentalizem as religiões para fomentar o ódio.
-
- 14:31
-
"A estratégia foi bem pensada e bem montada". Governo faz balanço positivo da final da Liga dos Campeões em Lisboa
O Governo fez hoje um balanço "extremamente positivo" da 'final a oito' da Liga dos Campeões de futebol, que está a ser disputada em Lisboa, atestando a capacidade e segurança do país, face à pandemia de covid-19.
-
- 13:14
-
BE só negoceia orçamento de 2021 quando o "PS cumprir o que já foi acordado" para 2020
A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, disse hoje não ser possível negociar o próximo Orçamento do Estado sem que antes o PS cumpra o que acordou para o atual.
-
- 11:44
-
Marcelo marca legislativas regionais dos Açores para 25 de outubro
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou hoje as eleições legislativas regionais dos Açores para 25 de outubro, segundo uma nota publicada na página da internet da Presidência.
-
- 11:15
-
“É Desta Que Leio Isto”: mais de 300 pessoas já fazem parte do clube de leitura do SAPO24. Já se inscreveu?
O clube de leitura do SAPO24, “É Desta Que Leio Isto”, já conta com mais de três centenas de membros. Os encontros para discussão de livros são quinzenais e o próximo encontro é já no dia 27 de agosto. “Cem anos de solidão”, de Gabriel García Márquez, é a obra em destaque.
-
- 11:12
-
Suécia diz que escolheu a estratégia "correta" no combate à Covid-19
O primeiro-ministro sueco, Stefan Löfven, defendeu este sábado que o seu país escolheu a estratégia "correta" contra a pandemia, apesar de o número de mortes na Suécia ter sido muito superior ao resto dos países escandinavos.
-
- 10:42
-
Vídeo alusivo à Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, banido do Facebook por denúncias de racismo
Um vídeo alusivo à Romaria d’Agonia lançado pela escola de dança “Arte em Movimento”, de Viana do Castelo, que já se tinha tornado viral, foi banido do Facebook e Instagram devido a denúncias de racismo.
-
- 10:02
-
Selos “Clean & Safe” à venda na Internet por três euros
São gratuitos e representam um compromisso com as regras de higiene no combate à covid-19. Mas, por cerca de três euros, é possível comprar um destes selos na Internet.
-
- 09:40
-
Presidente da UEFA otimista com realização do Euro2020 e regresso do público aos estádios
O presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, assumiu-se hoje otimista com a realização em 2021 do campeonato da Europa de futebol, após o adiamento devido à pandemia de covid-19, e com o regresso do público aos estádios.
-
- 09:36
-
Steve Bannon diz que está a ser vítima de "uma cabala política"
Steve Bannon, o ex-estratega político do Presidente Donald Trump, declarou na sexta-feira que está a ser vítima de uma "cabala política", após ter sido detido na quinta-feira por suspeita de desvio de milhares de dólares de fundos doados.
-
- 09:15
-
Acho Que Vais Gostar Disto: Quem diz a verdade não merece castigo
Esta semana as sugestões que tenho para ti misturam reencontros de melhores amigas, aulas de História dadas de uma forma alternativa, e, literalmente, o diabo em figura de gente. Para leres já de seguida!
-