Como Rúben Dias não sobreviveu a Salónica e o Benfica ao seu passado
Quando, no sábado, o SL Benfica entrou em campo, no estádio da Luz, para defrontar o Moreirense, em jogo a contar para a Liga NOS, e Rúben Dias foi visto com a braçadeira de capitão, era fácil de se prever o que aí vinha. Há 24 horas que se falava que o internacional português poderia estar a caminho do Manchester City, de Pep Guardiola, e a designação do central como líder naquele fim de tarde, soava a prenda de despedida.
Rúben, que desde os seus 11 anos não conhece outra realidade que a de jogar com uma águia sobre o lado esquerdo do peito, retribuiu o gesto do treinador com um golo, o primeiro na partida, e bateu com a mão no peito como os atletas olímpicos, longe de casa, gritam pela sua pátria. Abraçou Rui Costa, emocionou-se e na zona de entrevistas rápidas disse: “foi um jogo especial e todos sabem porquê”.
Na conferência de imprensa, Jorge Jesus assumiu os “quês”. "Tenho quase a certeza de que foi o último jogo que ele fez no Benfica. No futebol tudo muda no último segundo, mas aqui acho que não. Temos pena de o ver partir, um jogador formado no Seixal, mas também tenho culpa de ele sair, devido à eliminação da Champions", assumiu o técnico.
No domingo, a SAD encarnada confirmou o cenário. Rúben Dias foi vendido ao Manchester City por 68 milhões de euros, mais 3,6 milhões por objetivos relacionados com a"performance desportiva" do clube inglês. Em sentido contrário, para o lugar vago no eixo da defesa das águias, chega Otamendi, internacional argentino e antigo jogador do FC Porto, por um custo de 15 milhões de euros.
Esta é uma das linhas da história. A outra, mais analítica, é a de um clube cujo presidente diz ambicionar a Europa tendo, por isso, apostado na contratação de Jorge Jesus, que treinava o Flamengo, no Brasil, vencedor em título da Taça Libertadores e do Brasileirão, e num avultado investimento na equipa: 80 milhões, sem Otamendi, 95 com o argentino.
Para conseguir devolver o Benfica ao seu estatuto europeu no futebol, a SAD foi buscar nomes como Everton Cebolinha (20 ME), Darwin Nuñez (25 ME), Pedrinho (18 ME), Luca Waldschmidt (15 ME), Gilberto (3 ME) e Jan Vertonghen, a custo zero após ter terminado contrato com o Tottenham de José Mourinho.
Os valores de promessas, talentos seguros e jogadores experientes somar-se-iam à base da equipa das águias, assente no plantel dos últimos anos e na formação. No entanto, a inesperada e prematura eliminação do Benfica nas fases de qualificação para a Liga dos Campeões, privaram os cofres da Luz de quase 40 milhões de euros, que seriam garantidos apenas pela participação na fase de grupos da competição.
A queda em Salónica, que ao dia de hoje ainda contrasta com duas grandes exibições na equipa de Jesus nas duas primeiras jornadas do campeonato (1-5 em Famalicão e 2-0 frente ao Moreirense), levou à queda do clube para a Liga Europa. A diferença de prémios monetários é tão discrepante entre as duas competições da UEFA que basta dizer que mesmo que o Benfica vença a Liga Europa (cuja participação ainda está dependente de um play off), somando apenas vitórias, receberá qualquer coisa como 27 milhões de euros, um valor bastante inferior aquele que o clube poderia ter garantido apenas com a entrada na fase de grupos da 'Champions'.
Assim, alimentar o projeto milionário - para a dimensão portuguesa - tornou-se impossível e equilibrar as contas necessário, sobretudo, tendo em conta que o Benfica, até ao momento, não soma uma única venda. Zoblin saiu para o Famalicão por empréstimo, Florentino Luís foi cedido ao AS Mónaco, Zivkovik desvinculou-se do clube e foi, a custo zero, para o PAOK.
O discurso rígido e assertivo caiu e o projeto do Benfica passou a deixar de ser uma mistura do made in Seixal, dos tempos de Rui Vitória e Bruno Lage, e do projeto europeu de Jesus.
Mesmo que tenha sido só por um jogador, o Benfica europeu falhou o primeiro teste à expansão do seu futebol, e voltou a ser o clube vendedor que queria deixar de ser. O trampolim da formação para os grandes da Europa como foi com Bernardo Silva ou João Félix, o trampolim da América do Sul como foi com Di Maria ou Ederson.
Mesmo que tenha sido só por um jogador, não foi um jogador qualquer. Rúben Dias era o jogador em que os adeptos viam Luisão, alimentavam a ilusão de uma eternidade de águia ao peito, um daqueles jogadores que “já não se fazem” como se dizem em conversas de sofá, pouco elegantes, mas eficazes, com força, sem medo e com muito amor ao clube. Um central que jogou 137 jogos pelo Benfica, fez 12 golos e venceu um campeonato. Titular na seleção nacional ao lado de Pepe, vencedor da Liga das Nações.
Agora, os benfiquistas vêm o principal símbolo da sua academia ‘trocado’ por Otamendi que, por muito bom futebol que tenha é também símbolo de uma era em que o FC Porto asfixiou o Benfica de Jorge Jesus.
- 18:39
- A Polícia de Segurança Pública alertou hoje para a existência de um e-mail fraudulento a solicitar informações sobre supostas queixas apresentadas pelos destinatários, explicando que não é um procedimento usado pelas autoridades.
-
- 18:35
-
Liga propõe jogo teste. Santa Clara - Gil Vicente poderá ter mil adeptos na bancada
A Liga propôs à Direção Regional da Saúde dos Açores que o encontro Santa Clara-Gil Vicente, da terceira jornada da I Liga de futebol, tenha uma assistência de 1.000 pessoas, seguindo as normas regionais para a covid-19.
-
- 18:29
-
Biden vs. Trump, primeiro round. Vai ser debate ou luta de vale tudo?
É o começo de uma série de três rounds com probabilidade de espetáculo de vale tudo na luta pelo trono do mundo. Às duas da madrugada desta quarta-feira no fuso horário do continente português, começa, e prolonga-se por hora e meia, o primeiro confronto frente a frente entre Donald Trump e Joe Biden
-
- 17:17
-
Governo prepara flexibilização da medida de apoio à retoma. Compras no turismo e restaurantes vão permitir recuperar parte do IVA
O Governo está a preparar uma flexibilização da medida de apoio à retoma, que veio substituir o ‘lay-off’ simplificado, bem como uma iniciativa que permitirá reaver parte do IVA dos serviços de turismo e restauração, adiantou o primeiro-ministro.
-
- 17:04
-
Procurar nas coisas a virtude dos homens e expiar nos objetos os males do tempo. É o desafio da edição deste ano do Festival de Marionetas do Porto
Marcham os frascos de álcool-gel, impõem-se as máscaras e gritam as barreiras. Num mundo em que os humanos se taparam com objetos, o Festival Internacional de Marionetas do Porto submerge aos “Limites do Humano” para explorar a singeleza das coisas e redescobrir a humanidade dos corpos. Igor Gandra,
-
- 16:57
-
Surf: Um campeão do mundo e uma prancha de surf feita de máscaras e luvas no regresso da elite mundial a Portugal
Ribeira d’Ilhas recebe a prova regional organizada pela Liga Mundial de Surf (WSL). É o regresso das competições mundiais de surf a Portugal. A prova não é contabilizável para o ranking, mas dá o pontapé de saída de um projeto liderado pela Meo, Turismo de Portugal e WSL. Os shapers de todo o mundo
-
- 16:50
-
Empresa de Azeméis alegou insolvência e despediu 70 trabalhadores. Sindicato denuncia nova unidade, noutro local, mas com equipamento da encerrada
A empresa de confeção Prisma Paraíso, em Oliveira de Azeméis, surpreendeu hoje 70 trabalhadores com um despedimento coletivo alegando insolvência, mas, segundo fonte sindical, já tem fábrica nova em Santa Maria da Feira com equipamento da unidade encerrada.
-
- 15:57
-
Nova SBE sobe para 16.º lugar em ‘ranking’ de escolas do Financial Times
Entre os indicadores avaliados, o mestrado de Gestão Internacional destacou-se em empregabilidade a três meses.
-
- 14:51
-
Jorge Salavisa. Com um gesto "vanguardista" e "provocador", foi pioneiro e figura histórica da dança em Portugal
O coreógrafo e bailarino Jorge Salavisa, que morreu hoje aos 81 anos, é uma figura histórica da dança em Portugal, cujo trabalho passou sobretudo pela formação, direção e programação desta prática artística.
-
- 13:49
-
Guitarra assinada por Mick Jagger e escultura de Joana Vasconcelos em leilão beneficente ‘online’
Uma guitarra assinada por Mick Jagger e uma escultura de Joana Vasconcelos vão estar em licitação ‘online’ a partir de 1 de outubro, através da leiloeira portuguesa Artbid.pt. As receitas do leilão revertem para o Comité Internacional da Cruz Vermelha.
-
- 12:14
-
Comissão Europeia avalia descontinuação das moedas de um e dois cêntimos em 2021
A Comissão Europeia lançou hoje uma consulta pública para avaliar o impacto sobre a utilização das moedas de um e dois cêntimos, admitindo a sua descontinuação até final de 2021 devido a "critérios de custo e aceitabilidade pública".
-
- 11:07
-
Covid-19: Jardim-de-infância em Espinho encerrado 14 dias após mais um caso positivo
O jardim-de-infância da Escola Básica N.º 3 de Espinho encerrou por 14 dias, enviando para casa 140 crianças depois de ter sido diagnosticado mais um caso de covid-19 num funcionário da instituição, revelou hoje fonte da Proteção Civil.
-
- 10:17
-
Operação Lex: Veiga pediu a Rangel cunha para o filho entrar na Universidade Católica
O ex-juiz terá prometido financiamento partidário a Mendo Castro Henriques — presidente do partido Nós, Cidadãos e professor na instituição — da parte de José Veiga em troca da entrada do estudante, mas sem sucesso.
-
- 09:01
-
Político espanhol não sabe falar inglês e fez playback. Para disfarçar, usou uma máscara
Carlos Paião representou Portugal na Eurovisão, em 1981, com "Playback". O vereador de Valência representou a cidade espanhola na Comissão Europeia fazendo-o, literalmente.
-
- 08:16
-
Câmaras passam a estar impedidas de fazer contratos com empresas de presidentes de junta
A decisão partiu do Supremo Tribunal Administrativo, numa tentativa de uniformizar a jurisprudência após dois acórdãos terem tido desfechos contraditórios.
-
- 06:13
-
Vacina da gripe disponível a partir de hoje para populações prioritárias
A vacina da gripe está disponível a partir de hoje, começando a ser administrada nas faixas da população consideradas prioritárias, como os residentes em lares de idosos e grávidas, segundo a Direção-Geral da Saúde.
-
- 06:12
-
No centro de Lisboa ainda há quem não tenha luz e despeje dejetos na rua
Na Quinta do Ferro, no coração de Lisboa, o cenário é descrito pelos moradores como "assustador" e "uma miséria". Neste bairro, há quem viva sem luz e ainda despeje os dejetos na rua como em séculos passados.
-