Boa sorte, caloiros, que isto seja tudo o que esperam
A entrada no Ensino Superior não é a mesma coisa para toda a gente. Poderá ser uma vitória pessoal, uma conquista coletiva. Poderá ser o único caminho óbvio, ou a fuga ao destino certo. Poderá ser o marco inicial para uma família, ou um ritual de grupo para outro. Poderá ser o empenho de uma mãe, a luta de uma avó, o consolo de um pai, o orgulho de um avô. Olhar para os perto de 51 mil novos alunos do Ensino Superior público português é olhar para 51 mil realidades, 51 mil lutas — umas fáceis, outras duras —, que espelham uma sociedade de diferenças.
Souberam-se esta madrugada os resultados das colocações do concurso nacional de acesso. Segundo os dados divulgados pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), 50.964 estudantes ficaram colocados no concurso nacional de acesso para ano letivo de 2020/2021, que começa esta semana na maioria das Instituições de Ensino Superior (IES). São mais 15% do que no ano passado e mais 21% do que em 2015, segundo dados da Direção-Geral do Ensino Superior — e a DGES estima que no final de todo o processo, se inscrevam no ano letivo que está a iniciar-se cerca de 95 mil novos estudantes no ensino superior público e privado.
No entanto, também foram mais os estudantes que decidiram concorrer (mais 23% do que no ano passado) e este ano quase 12 mil não ficaram colocados, podendo agora concorrer à 2.ª fase que começa na segunda-feira com mais de seis mil vagas disponíveis. Ou seja, este ano houve 62.930 alunos a tentar a sua sorte, dos quais 11.966 não conseguiram lugar no ensino universitário nem politécnico.
As regiões de Lisboa e do Porto continuam a concentrar quase metade dos novos alunos: Este ano são 23.916 caloiros, o que significa um aumento de cerca de mais três mil do que no ano passado. Mas também há cada vez mais alunos a escolher instituições localizadas em regiões com menor pressão demográfica: Este ano serão 12.314 estudantes (mais 20% do que no ano passado). Além disso, cerca de 10 mil alunos escolheram como primeira opção um curso em instituições localizadas nestas regiões, o que representa um aumento de 28% em relação ao concurso do ano passado.
Mal se sabem os números, procuram-se as médias: quem tem os alunos com notas mais altas? Dois cursos do Instituto Superior Técnico e um da Universidade do Porto têm os cursos com a média mais alta de entrada, que este ano chegou aos 19,13 valores. Isto diz pouco. A verdade é que a nota de entrada diz menos sobre a exigência de um curso e mais sobre a sua atratibilidade. Porque as notas são usadas para seriar os candidatos: imagine-se um curso qualquer que tenha 100 vagas, a que concorrem 200 alunos. Para decidir os que entram, é usado o critério da nota de candidatura (ponderação entre a média do Ensino Secundário e dos Exames Nacionais), entrando primeiro aqueles que têm notas mais altas.
As notas, claro, são afetadas depois por muitos fatores. É diferente fazer o secundário com um explicador e um lar tranquilo, de o fazer sem acompanhamento numa casa conturbada. E mesmo a candidatura sofre de condicionamentos diversos — alojamento, possibilidade de estudar sem ter de trabalhar, etc. Ciclos que afetam o acesso a cursos, instituições — e ao próprio ensino superior.
Ainda assim, importa salientar que este novo ano letivo que agora se inicia conta com 312 novos estudantes que conseguiram um lugar numa instituição de ensino superior através do contingente especial para estudantes com deficiência. Para os candidatos com deficiência existe um contingente especial com vagas fixadas. Este ano entram 312 alunos, um número que pode parecer baixo tendo em conta o universo de quase 51 mil estudantes que agora entram para o ensino superior através da 1.º fase do concurso. No entanto, representa um aumento de 39% face aos valores registados no ano passado, altura em que 224 alunos conseguiram uma vaga, segundo os dados divulgados hoje pela Direção-Geral do Ensino Superior.
Já em relação a 2015, o número de colocados através deste contingente para pessoas com deficiência mais do que duplica, uma vez há cinco anos apenas entraram no ensino superior 120 estudantes através deste contingente especial.
Ser caloiro é estar mergulhado em expectativas. Temos a esperança de ser infinitos, de conquistar o mundo através desta porta enorme. Os corredores das universidades e politécnicos públicos, com o seu cheiro a vontades, são pequenas rampas — hoje desertas — dum caminho a navegar.
Talvez não se possa dizer taxativamente que entrar é mais fácil do que sair. Porque mesmo sendo geralmente fácil entrar, o caminho que algumas pessoas têm de fazer para se sentar nas cadeiras duras do ensino superior não é idêntico — nem depende apenas de uma vontade única e pessoal. Cai tantas vezes sobre os ombros de uma mãe, de um pai, que, nunca sonhando pisar o solo académico, estão ao lado dos filhos, de orgulho enorme, a subir com eles um caminho que lhes esteve vedado.
Num tempo incerto, resta desejar sorte aos novos estudantes. E dar os parabéns: a eles e à montanha de pessoas que os ajudou a chegar ao resultado: colocado.
- 21:21
- O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, instou hoje o Azerbaijão e as forças separatistas de Nagorno-Karabakh, apoiadas pela Arménia, a "cessar imediatamente os combates" na região disputada, palco dos piores confrontos desde 2016.
-
- 20:32
-
Sporting vence em Paços de Ferreira na estreia atrasada na I Liga
O Sporting estreou-se hoje na I Liga portuguesa de futebol com uma vitória por 2-0 em Paços de Ferreira, em jogo da segunda jornada da prova, depois do adiamento do encontro da ronda inaugural, imposto pelas autoridades sanitárias.
-
- 20:18
-
Covid-19: Mafra nega surto no plantel, mas diz que está a “prejudicado”
A responsável médica do Mafra, Teresa Rocha, disse hoje que o clube está a ser "prejudicado" pela decisão da delegada de saúde da região de determinar que três jogadores se mantenham em isolamento profilático, por 14 dias.
-
- 19:52
-
Nagorno-Karabakh: Combates fazem pelo menos 23 mortos e sete civis feridos
Os combates de hoje entre o Azerbaijão e as forças separatistas apoiadas pela Arménia, em Nagorno-Karabakh, fizeram pelo menos 23 mortos, incluindo sete civis, de acordo com informações de ambas as partes.
-
- 18:56
-
OE2021: Catarina Martins indica que o Governo ainda não se comprometeu com o novo apoio social
A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) disse hoje que o Governo ainda não se comprometeu com a criação do novo apoio social proposto pelos bloquistas, no âmbito das negociações do Orçamento do Estado (OE2021).
-
- 18:41
-
Presidente da República e primeiro-ministro congratulam atletas da canoagem que trazem sete medalhas para Portugal
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou hoje os canoístas portugueses Joana Vasconcelos, Fernando Pimenta e Norberto Mourão, que conquistaram medalhas na Taça do Mundo de Velocidade, na Hungria.
-
- 17:41
-
Volta a Portugal: Gustavo Veloso vence prólogo em Fafe e é o primeiro líder
O ciclista espanhol Gustavo Veloso (W52-FC Porto) venceu hoje o prólogo inaugural da edição especial da Volta a Portugal em bicicleta, em Fafe, vestindo a primeira camisola amarela da prova, à frente de Rafael Reis (Feirense), segundo classificado.
-
- 15:50
-
Covid-19: Lares confinados em Castelo de Vide após duas funcionárias testarem positivo
Dois lares de idosos em Castelo de Vide (Portalegre) estão confinados, após duas funcionarias terem testado positivo à covid-19, existindo 12 casos ativos no concelho, disse hoje à agência Lusa o presidente do município, António Pita.
-
- 15:23
-
Covid-19: Açores com dois novos casos nas últimas 24 horas
Os Açores registaram mais dois casos positivos de covid-19 nas últimas 24 horas, ambos na ilha de São Miguel, que respeitam a pessoas não residentes na região, revela hoje a autoridade de saúde regional.
-
- 14:53
-
MotoGP: Miguel Oliveira desiste do GP da Catalunha devido a queda
O piloto português Miguel Oliveira (KTM) desistiu hoje do Grande Prémio da Catalunha de MotoGP, oitava prova do Mundial de 2020, devido a uma queda, sofrida quando era nono classificado.
-
- 14:26
-
Marcelo afirma que são os representantes dos portugueses quem decide destinos do país
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, respondeu hoje ao embaixador dos Estados Unidos da América (EUA) em Lisboa afirmando que, "em Portugal, quem decide acerca dos seus destinos são os representantes escolhidos pelos portugueses".
-
- 14:11
-
Covid-19: Portugal com mais 665 casos confirmados e nove mortes
Portugal contabiliza este domingo mais nove mortos relacionados com a covid-19 e 665 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
-
- 14:07
-
Covid-19: Sobe para 26 número de infetados em surto no hospital de Beja
O número de profissionais de saúde infetados no surto de covid-19 identificado no bloco operatório do hospital de Beja subiu de 23 para 26, disse hoje à agência Lusa fonte hospitalar.
-
- 13:57
-
PCP alega que há tentativa de regredir décadas em direitos com "novo normal"
O secretário-geral do PCP alegou hoje que a pandemia de covid-19 está a ser utilizada como pretexto para se tentar fazer regredir décadas em conquistas de direitos, através do que apelidou de "teorias do 'novo normal'".
-
- 13:26
-
Suíça rejeitou restrições à imigração propostas por nacionalistas
As projeções indicam que a restrição à entrada de cidadãos da União Europeia na Suíça, proposta por um partido nacionalista e que foi hoje a votos no país, foi rejeitada pela maioria.
-
- 09:50
-
Covid:19: Transportes públicos são “ponto nevrálgico” da transmissão
O infeciologista Jaime Nina defendeu hoje que é necessário quadruplicar a oferta dos transportes públicos para permitir a distância necessária entre os passageiros, considerando que são um “pontos nevrálgico” da transmissão da covid-19.
-
- 09:28
-
Imigrantes empreendedores em Portugal são sobretudo brasileiros e mulheres
Artigos para bebé personalizados, máscaras de proteção individual ou chás probióticos são alguns dos negócios que imigrantes abriram no último ano em Portugal, apoiados pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM), com as mulheres a liderarem este empreendedorismo.
-
- 09:21
-
Covid-19: Idosos não podem ser condenados a prisão perpétua, diz virologista
O virologista João Vasconcelos Costa considerou hoje que os surtos de covid-19 nos lares são o “grande problema” neste momento, mas alertou que os idosos não podem ser “condenados a prisão perpétua” devido às medidas de contenção do vírus.
-
- 08:24
-
Covid-19: Doença teve impacto maior na Europa porque gripe “foi muito ligeira” em 2019
O infeciologista Jaime Nina explicou hoje que a covid-19 teve um impacto maior do que seria de esperar na Europa e na América do Norte porque a gripe em 2019 “foi muito ligeira”.
-
- 08:22
-
Covid-19: Ex-ministro da Saúde diz que fechar o país “seria absolutamente insuportável”
O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes considerou que fechar o país “seria absolutamente insuportável” e apelou à união “entre todos” e ao alinhamento do “discurso político com a realidade” para se chegar à primavera com alguma estabilidade.
-
- 08:20
-
Covid-19: O que esperar do primeiro inverno da pandemia
As temperaturas descem e aumentam as preocupações com o que acontecerá com a pandemia. Estas são algumas das respostas a perguntas que o primeiro inverno covid-19 pode suscitar:
-
- 08:15
-
Espaços infantis privados vazios e com o futuro incerto
Há seis meses que os risos das crianças desapareceram do Anima Park e do Hello Park, dois dos espaços infantis privados que foram obrigados a fechar portas devido à covid-19 e que permanecerão em silêncio por tempo indeterminado.
-