Natal 2020: Compotas, visitas rápidas e criatividade
Faltam dez dias para o Natal. Este ano, além da habitual lista de prendas, é necessário ter uma lista de regras a cumprir para que a pandemia não venha trazer um sabor amargo a uma época habitualmente doce.
Para ajudar a definir os passos a seguir, Rui Portugal, subdiretor-geral da Saúde, deixou dez pontos para a quadra festiva que se aproxima:
1. Cumprir as regras em vigor nestes dias, em termos de mobilidade e restrições de ajuntamentos:
Nas noites de 24 e 25 de dezembro será proibido circular na via pública a partir das 02:00 nos concelhos de risco elevado, muito elevado e extremo.
No dia 26 de dezembro, um sábado, a proibição de circulação na via pública nos concelhos de risco muito elevado e extremamente elevado inicia-se às 23:00.
Proibidos ajuntamentos na via pública com mais de seis pessoas.
2. Quem tiver sintomas deve ficar em isolamento, cumprindo as regras estipuladas;
3. Reduzir os contactos antes da quadra festiva e durante esse mesmo período;
4. Em todos os contactos durante esta quadra, deve-se reduzir todo o tempo de exposição;
5. Reduzir os contactos com o núcleo familiar, ao contrário do que costuma acontecer nos outros anos;
6. Limitar as celebrações e os contactos nesta quadra festiva ao agregado familiar. Contactos com os outros membros devem acontecer "por meios digitais, computador ou telemóvel, por visitas rápidas no quintal de uns e de outros, no patamar das escadas do prédio, com uma troca simbólica [com distanciamento] de uma compota que um fez";
7. Respeitar o distanciamento físico e ter atenção às cozinhas, espaço de fácil propagação do vírus;
8. Os espaços utilizados devem ser arejados e de maior volume, por conferirem maior proteção;
9. Cumprir a etiqueta respiratória, usar máscara e desinfetar as mãos;
10. Evitar a partilha de objetos comuns, como talheres ou copos, bem como ter em atenção "uma utilização moderada e racional de tudo o que possam ser substâncias que possam trazer maiores afetividades".
Além destas regras, Rui Portugal referiu que este Natal é para ser vivido com "criatividade", além de toda a segurança necessária. Desta forma, "não é obrigatório que o Natal se comemore, neste país, na ceia de Natal. Pode comemorar-se, por um momento de exceção, num almoço de Natal, na véspera do dia de Natal. Não há nada que o impeça", sugeriu.
Por outro lado, no que diz respeito às visitas aos lares, a solução também está à vista, com um exemplo bem específico: os netos podem fazer um "desenho especial para a avó" e a avó pode oferecer "um presente especial" desde que haja distanciamento físico, essencial para travar a propagação do vírus. "Teremos maior apetência para fazer visitas nessas instituições, mas será aconselhável que as visitas sejam feitas com toda a segurança. Não significa que tenhamos de estar afastados", referiu o subdiretor-geral da Saúde.
Afinal, "distanciamento físico não significa afastamento familiar ou social". Num Natal diferente, nem tudo tem de mudar.
- 21:07
- Já é conhecida a combinação sorteada esta terça-feira. Em jogo estão 17 milhões de euros.
-
- 20:50
-
Covid-19: Surtos no Hospital das Caldas da Rainha totalizam 47 infetados e cinco mortos
O número de infetados pelo novo coronavírus no Hospital das Caldas da Rainha aumentou hoje de 36 para 47, havendo a registar mais duas mortes associadas aos dois surtos ativos, informou o Centro Hospitalar do Oeste (CHO).
-
- 20:34
-
Covid-19: Hospital de Penafiel diz que profissionais de saúde “são insubstituíveis”
O presidente do Hospital de Penafiel garantiu hoje que “os profissionais de saúde são insubstituíveis” na monitorização de cuidados, depois de esta tarde ter sido acusado de estar a substituir enfermeiros por videovigilância no cuidado a doentes covid-19.
-
- 20:18
-
Covid-19: Bombeiros estão incluídos na primeira fase de vacinação
Os bombeiros também vão ser vacinados contra a covid-19 durante a primeira fase de vacinação, de acordo com o presidente Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), que questionou hoje a secretária de Estado da Administração Interna sobre o tema.
-
- 20:04
-
Covid-19: Descoberta da vacina em tempo recorde tem “lógica científica, não é milagre”, afirma Pedro Simas
O virologista Pedro Simas defendeu hoje a necessidade de transmitir que a descoberta de vacinas para a covid-19 em tempo recorde não é algo precipitado para que as pessoas percebam a lógica científica e não as temam.
-
- 19:53
-
Zoomguide e Drag Taste. Quem são e porque foram consideradas as melhores start-ups no Tourism Explorers 2020
A Zoomguide venceu a edição de 2020 do Tourism Explorers. O projeto fundado por Afonso Cunha transforma o nosso telemóvel num guia turístico personalizado. Já a Drag Taste arrecadou o prémio de "Outstanding Performance".
-
- 19:15
-
Graça Fonseca: Tudo terá de ser "balão de oxigénio" para a Cultura
A ministra da Cultura defendeu hoje, à margem da apresentação da programação cultural da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, que no próximo ano "tudo terá que funcionar como um balão de oxigénio" para o setor.
-
- 18:39
-
Covid-19: Espanha regista mais de 10.000 novas infeções e 388 mortes
A Espanha registou nas últimas 24 horas 10.328 novos casos de covid-19, elevando para 1.762.212 o total de infetados até agora no país, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.
-
- 18:29
-
Eduardo Cabrita anuncia reforma do SEF para janeiro e avisa que PSP "deve cingir as suas intervenções a matérias da sua competência"
O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, anunciou hoje no Parlamento que a reforma prevista no plano de Governo quanto ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras deverá ser conhecida no início de 2021, prolongando-se por seis meses. O governante deixou também um recado ao diretor nacional
-
- 17:36
-
Proteção Civil emite recomendações para enfrentar mau tempo nas próximas 24 horas
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu hoje recomendações para as próximas 24 horas devido às previsões de chuva forte e vento, em todo o território nacional, até ao início da tarde de quarta-feira.
-
- 17:20
-
BES: Tribunal da Concorrência revoga decisão do Banco de Portugal e absolve KPMG e associados
A auditora KPMG e cinco dos seus sócios foram hoje absolvidos pelo Tribunal da Concorrência de todas as contraordenações pelas quais foram condenados em junho de 2019 pelo Banco de Portugal (BdP), no âmbito do caso BES.
-
- 17:09
-
Os hipsters dos direitos humanos
Um dos líderes deste movimento cultural é o ministro hipster Eduardo Cabrita, que ficou chocado com o facto de ninguém dar atenção ao seu álbum de greatest hits na luta pelos direitos humanos.
-
- 16:47
-
Autoridades judiciais fazem buscas em casa de motorista de Maradona
As autoridades judiciais argentinas realizaram hoje buscas no apartamento de Maximiliano Trimarchi, motorista de Diego Maradona, no âmbito da investigação por alegada negligência na morte do ex-futebolista argentino, ocorrida em 25 de novembro.
-
- 16:15
-
Parlamento da Hungria adota pacote legislativo anti-comunidade LGBTI
O Parlamento da Hungria adotou hoje um pacote de várias medidas legislativas que preveem, entre outros aspetos, a inscrição da noção tradicional de "género" na Constituição e a proibição de adoção de crianças por casais do mesmo sexo.
-
- 15:36
-
Conselho da União Europeia: Alemanha ‘aconselha’ Portugal a preparar-se também para uma “presidência corona”
A presidência alemã do Conselho da União Europeia aconselhou hoje a portuguesa a preparar-se também para uma “presidência corona”, por recear que a pandemia da covid-19 permanecerá “nos próximos meses”, com todos os constrangimentos que lhe estão associados.
-
- 14:37
-
Regulador dos EUA diz que vacina da Moderna não apresenta problemas
A vacina contra a covid-19 produzida pela Moderna não apresenta "nenhum problema específico de segurança", disse hoje a agência de medicamentos do Estados Unidos (FDA), que reúne quinta-feira para decidir sobre a sua autorização urgente.
-
- 11:28
-
TAP: Sindicato garante que pilotos "não ganham mais que os colegas europeus"
O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) reafirmou hoje que os números divulgados pela tutela “estão errados” e “os pilotos da TAP não ganham mais que os colegas europeus”, reiterando aceitar “as mesmas condições de trabalho” da Lufthansa.
-