Um recorde que ninguém queria
Rente à hora de almoço, a notícia surgiu pela TVI: nesta quarta-feira, 6 de janeiro, Portugal iria bater um novo recorde — e não dos bons, que orgulham o país: os novos casos de covid-19 rondariam os 10 mil.
O número foi confirmado pela DGS, cerca de uma hora depois, no boletim epidemiológico diário. Hoje, Portugal regista mais 10.027 novos casos de infeção e 91 mortes. Mas vejamos mais alguns números.
- 7.377 óbitos desde o início da pandemia
- 446.606 casos de infeção no total
- 87.004 casos ativos, mais 6.821 do que ontem
E olhemos ainda para as várias regiões do país, ao dia de hoje.
- Norte: 34 mortes e 3.857 novos casos
- Centro: 14 mortes e 1.932 novos casos
- Lisboa e Vale do Tejo: 27 mortes e 3.333 novos casos
- Alentejo: 15 mortes e 439 novos casos
- Algarve: 1 morte e 307 novos casos
- Açores: 107 novos casos
- Madeira: 52 novos casos
Feitas as contas, verifica-se que os casos confirmados distribuem-se por todas as faixas etárias, situando-se entre os 20 e os 59 anos o registo de maior número de infeções. Por sua vez, o maior número de óbitos continua a concentrar-se nos idosos com mais de 80 anos, seguido das pessoas com idade entre os 70 e os 79 anos.
Todavia, olhar para os números implica mais do que ver o impacto da pandemia na vida de cada um. Os hospitais, polos essenciais para este combate, sentem este agravamento na sua atividade e no número de camas disponíveis.
Desta forma, os hospitais públicos da região de Lisboa e Vale do Tejo receberam hoje orientações do Ministério da Saúde para suspender a atividade não urgente e elevar os seus planos de contingência devido ao agravamento da situação epidemiológica.
A medida foi tomada na sequência da recomendação da Comissão de Acompanhamento da Resposta Nacional em Medicina Intensiva para a Covid-19 (CARNMI) numa reunião de trabalho na terça-feira para “análise da situação epidemiológica regional e da ocupação de camas na Região de LVT”, adiantou o Ministério.
Esta manhã, também o Hospital Distrital de Santarém divulgou que atingiu o limite da sua capacidade prevista de internamento para doentes infetados com o vírus SARS-CoV-2, assegurando no entanto que tem ainda margem para alargar o número de camas. Pelo país a situação repete-se, tendo ontem o Hospital da Guarda informado que está prestes a esgotar a capacidade máxima para internamento — o que foi comprovado pelas imagens divulgadas pela SIC Notícias.
Ontem, Graça Freitas lembrou que não se sabe se já estamos a atravessar o pico da atual vaga da pandemia. Seja como for, lembrava que "o mais importante é o número de casos que temos semanalmente e com os quais temos de lidar e dar resposta em termos de cuidados".
Ainda no pico ou já a iniciar a descida, fica o conselho da Diretora-geral da Saúde: as pessoas "que mais circularam nesta altura" do Natal e Ano Novo, reunindo-se com família e/ou amigos, devem estar "muito atentas ao aparecimento de sinais e de sintomas" e, se os tiverem, devem contactar a Saúde 24 e "as pessoas com quem estiveram para dar um alerta". Porque só assim se conseguem evitar recordes que ninguém quer.
- 20:43
- Dois voos provenientes de Lisboa com destino à Madeira divergiram hoje para o Porto Santo devido à má visibilidade que afeta a zona do Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo, no concelho de Santa Cruz, zona leste da ilha.
-
- 20:25
-
Covid-19: "Estamos a pagar o preço" do alívio no Natal, dizem especialistas
O aumento de casos de covid-19 verificado hoje deve-se ao alívio das restrições no país durante a época do Natal, sendo previsível que os números se mantenham altos nos próximos dias, afirmaram especialistas à Lusa.
-
- 18:49
-
"A pandemia continua a ir mais depressa do que a vacinação". Presidente da República renova estado de emergência até 15 de janeiro
O Presidente da República decretou hoje a renovação do estado de emergência por mais oito dias, até 15 de janeiro, para permitir medidas de contenção da covid-19.
-
- 18:28
-
Várias camadas de roupa, bebidas quentes e atenção às lareiras. DGS recomenda medidas para prevenir efeitos do frio
A Direção-Geral da Saúde (DGS) advertiu hoje que “é provável” que as baixas temperaturas tenham repercussões sobre a mortalidade nos próximos dias, nomeadamente nos idosos, recomendando medidas para evitar os efeitos negativos do frio na saúde.
-
- 17:58
-
Estados Unidos: Donald Trump diz que "nunca" admitirá a vitória de Biden
O Presidente cessante dos EUA, Donald Trump, disse hoje que “nunca” admitirá a derrota nas eleições presidenciais, a duas semanas da tomada de posse do democrata Joe Biden.
-
- 17:52
-
Covid19: Portugal recebe primeiras vacinas da Moderna nos "próximos dias"
As primeiras vacinas da Moderna, cuja comercialização foi hoje autorizada pela Comissão Europeia, chegam a Portugal nos “próximos dias”, anunciou o coordenador da “task-force” para o plano de vacinação contra a covid-19.
-
- 17:29
-
Arquidiocese de Braga quer que padres controlem escolhas musicais nos casamentos
A Arquidiocese de Braga exortou hoje os sacerdotes a redobrarem a atenção “sem laxismo complacente” para o repertório musical nas celebrações de casamentos, sublinhando que nos últimos anos se tem verificado “um enorme relaxamento nas escolhas”.
-
- 17:08
-
Covid-19: Lar em São João da Pesqueira com "toda a gente infetada" e assintomática
O presidente da Câmara de São João da Pesqueira disse hoje que os mais de 60 utentes e funcionários do lar Pesqueira Amiga estão todos com teste positivo para o novo coronavírus e “todos assintomáticos”.
-
- 16:52
-
Parlamento aprova prolongamento do estado de emergência até 15 de janeiro
A Assembleia da República debateu e votou hoje o decreto presidencial que prolonga o estado de emergência até 15 de janeiro para permitir a manutenção das medidas decretadas para mitigar a propagação da pandemia de covid-19 em Portugal.
-
- 15:57
-
Eutanásia: O que prevê a lei e o que mudou no debate no parlamento?
A lei da eutanásia foi hoje concluída na especialidade, após um processo que se prolongou por cerca de três meses.
-
- 15:23
-
Juiz excluído de procurador europeu interpõe ações contra o ministério da Justiça
O juiz José Rodrigues da Cunha avançou com uma ação no Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) do Porto contra o Ministério da Justiça, a pedir a anulação do processo que o excluiu do concurso ao cargo de procurador europeu.
-
- 13:57
-
Covid-19: Portugal bate novo recorde diário com 10.027 casos confirmados e regista 91 mortes
Portugal registou mais 10.027 novos casos de infeção com o novo coronavírus e 91 mortes relacionadas com a covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) desta quarta-feira.
-
- 12:39
-
Covid-19: Ministra alerta para nova pressão nos hospitais e dias “muito duros"
A ministra da Saúde alertou hoje que Portugal enfrenta uma nova “fase de imensa pressão” no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e que os próximos dias vão ser “muito duros”, devido ao crescimento de casos de covid-19.
-
- 12:17
-
Ordem dos Advogados apresenta queixa ao MP sobre caso do procurador europeu
A Ordem dos Advogados (OA) vai apresentar ao Ministério Público uma participação criminal contra incertos após as notícias sobre irregularidades no processo de nomeação do procurador europeu, informou hoje a entidade.
-
- 11:35
-
Wikileaks. Defesa de Julian Assange vê negado pedido de libertação
O fundador do portal Wikileaks, Julian Assange, viu negado o pedido de libertação depois de 18 meses de detenção numa prisão em Londres no Reino Unido. A decisão foi tomada depois de, no início da semana, uma juíza ter recusado o pedido de extradição requerido pelos Estados Unidos da América para ju
-
- 08:21
-
Acho Que Vais Gostar Disto: Não contamos a ninguém que viste isto
Hello, hello! Antes de mais, quero desejar-te um bom 2021, cheio de coisas incríveis. Sim, ainda é válido dizer “Bom Ano”, mas não por muito tempo. Por isso mais vale aproveitar enquanto é socialmente aceite. Hoje, venho falar-te de alguns filmes e séries que me ocuparam os últimos dias durante a re
-
- 08:02
-
Democrata Raphael Warnock vence na Geórgia, primeiro senador negro do estado
O democrata Raphael Warnock venceu as eleições especiais para o Senado dos Estados Unidos na Geórgia, ao bater a senadora republicana Kelly Loeffler, tornando-se no primeiro senador negro na história do estado conservador.
-
- 07:27
-
Covid-19: OMS "desiludida" com atraso na aprovação de entrada de especialistas na China
O diretor da Organização Mundial da Saúde disse hoje "estar desiludido" com as autoridades chinesas, por não terem ainda permitido a entrada na China de uma equipa de especialistas que vai examinar as origens da covid-19.
-