Cronologia de um dia longo para o CDS (e que ainda não acabou)
Cronologia: ciência ou tratado da divisão dos tempos memoráveis, e determinação por ordem das datas dos factos do que a cada uma competem.
Numa rápida consulta ao dicionário, surge o termo que pode ser utilizado para melhor organização do que passa no Conselho Nacional do CDS-PP. A reunião, que começou esta manhã, prolongou-se por todo o dia — estando ainda a decorrer no momento de publicação deste artigo.
Contudo, ao invés de serem utilizadas datas, utilizemos horas. Vejamos então:
11h00: Hora inicial para o início do Conselho Nacional. Motivo: Discutir e votar uma moção de confiança à Comissão Política Nacional apresentada pelo líder, Francisco Rodrigues dos Santos, depois de o antigo vice-presidente Adolfo Mesquita Nunes ter proposto a realização de um congresso eletivo antecipado e ter anunciado que será candidato à liderança caso essa reunião magna aconteça;
12h10: Hora real de início. Os trabalhos arrancaram à porta fechada;
Algures ao início da tarde: O presidente do Conselho Nacional do CDS-PP, Filipe Anacoreta Correia, não se comprometeu com o método de votação da moção de confiança e remeteu essa discussão "para o momento próprio";
15h45: Os trabalhos do Conselho Nacional foram abertos à comunicação social, depois da aprovação de uma proposta nesse sentido. A partir daí, foram mais de 10 os jornalistas a acompanhar a reunião numa pequena sala na sede, através de um ecrã;
16h42: Adolfo Mesquita Nunes informou que ia abandonar o Conselho Nacional. Motivo: Filipe Anacoreta Correia pôs à consideração dos membros a decisão sobre o modo como será votada a moção de confiança à comissão política nacional, apresentada pelo líder do partido. O antigo vice-presidente do CDS-PP, que propôs a realização de um congresso eletivo antecipado, não concordou com esta decisão;
No "momento próprio": Foi referido que a moção de confiança iria ser decidida por voto secreto. O presidente do CDS-PP já tinha afirmado que não tinha "medo rigorosamente nenhum" que a moção de confiança à sua direção decorresse por voto secreto, mostrando-se favorável a este método;
17h23: Mesquita Nunes regressa, depois de ter sido aprovado o voto secreto. "Saí dos trabalhos porque não pactuo com uma ilegalidade. Volto porque a legalidade, depois de tanta pressão, prevaleceu", escreveu no Twitter;
18h30: Francisco Rodrigues dos Santos falou pela segunda vez ao Conselho Nacional, meia hora depois do previsto, a partir da sede nacional do CDS-PP, em Lisboa. O que disse?
- Salientou que não abandonou o partido "depois do pior resultado eleitoral da sua história" e desafiou os críticos que pertenceram à anterior direção a "responderem pela estratégia que defenderam";
- Defendeu que, ao longo do último ano, a sua direção teve de "começar a reerguer um partido que o rumo anterior deixou arruinado financeiramente, desacreditado e à mercê da concorrência de novas forças políticas à direita";
- Considerou que "não tinha sido desejado nem querido pela nomenclatura do partido" e também "nunca" foi "aceite por ela como legítimo presidente do partido";
- Afirmou que não se oporá à convocação de um congresso extraordinário depois das eleições autárquicas, caso os militantes assim o entendam, mas salientou que quer "executar o projeto" para o qual foi eleito.
No resto da tarde e início da noite: Várias intervenções foram tendo lugar. Destaque, mais uma vez, para Adolfo Mesquita Nunes, que defendeu que o partido tem de "mudar agora" para poder crescer, e recusou ter abandonado o partido, depois das farpas atiradas por Francisco Rodrigues dos Santos;
22h10: O Conselho Nacional não dá mostras de estar terminado. Passaram 10 horas desde o início da reunião.
Um cronologia quer-se acabada, para melhor caracterização de um acontecimento. Todavia, esta será imperfeita. Afinal, muito ainda há para falar em Lisboa e, se hoje o dia foi assim, não lhe restam muito mais horas. Amanhã haverá mais?
- 22:26
- A Escócia conquistou hoje um histórico triunfo por 11-6 sobre a Inglaterra em Twickenham, 38 anos após a sua última vitória em Londres em partidas a contar para o Torneio das Seis Nações de râguebi.
-
- 22:22
-
Covid-19: Áustria com 165 casos da variante detetada originalmente na África do Sul
As autoridades sanitárias austríacas anunciaram hoje terem detetado, no estado federal de Tirol, 165 casos da variante do novo coronavírus detetada originalmente na África do Sul.
-
- 21:19
-
Proteção Civil de Santarém alerta para aumento dos caudais do Tejo
A Proteção Civil de Santarém alertou hoje para o possível aumento dos caudais do Tejo, prevendo que se mantenha nas margens, mas que venha a afetar as zonas agrícolas localizadas no leito do rio.
-
- 20:55
-
António Câmara: "Há várias formas de lidar com o fracasso. A pior de todas é ter pena de si próprio e eu nunca tive pena de mim próprio"
O académico e empreendedor prepara-se para lançar um novo projeto e acredita que a Europa tem capacidade para competir e ganhar às grandes tecnológicas americanas e chinesas. Mas para isso, afirma, precisa de mais ambição do que apenas regulamentar.
-
- 19:37
-
Covid-19: Mais cinco doentes graves transferidos do Garcia de Orta para o São João
O transporte dos cinco doentes do Hospital Garcia de Orta está a ser realizado pelo INEM.
-
- 19:11
- 16:52
-
"Pensar que somos únicos, especiais e privilegiados é arrogante". Astrónomo de Harvard acredita em vida extraterrestre
Descobrir que existe vida inteligente além do nosso planeta poderia ser o evento mais transformador da história da humanidade. Mas e se os cientistas escolherem ignorar as evidências que sugerem que tal já aconteceu? O astrónomo Avi Loeb aborda o assunto no seu novo livro.
-
- 16:28
-
Carteira perdida na Antártica devolvida 53 anos depois
Um meteorologista da Marinha dos Estados Unidos teve a feliz surpresa de receber há uma semana uma carteira que tinha perdido na Antártica há 53 anos.
-
- 14:12
-
Covid-19: Mais 214 óbitos e 6.132 novos casos nas últimas 24 horas. Bebé de sete meses é uma das vítimas mortais
Portugal registou hoje 214 mortes relacionadas com a covid-19 e 6.132 casos de infeção com o novo coronavirus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
-
- 13:37
-
Papa nomeia freira como subsecretária do Sínodo dos Bispos. É a primeira mulher com a função
O Papa Francisco escolheu pela primeira vez uma mulher como subsecretária do Sínodo dos Bispos, a freira francesa Nathalie Becquart, que será acompanhada neste cargo pelo padre espanhol da Ordem de Santo Agostinho Luis Marín de San Martín.
-
- 11:02
-
O que se sabe sobre o incêndio em Sesimbra. No local estariam “cerca de cem garrafas” de gás
Um incêndio num barracão localizado numa quinta na zona de Aiana de Cima, em Sesimbra, causou ao final da noite de sexta-feira a explosão de várias botijas de gás, sem provocar vítimas.
-
- 10:03
-
Sair de casa (e da aldeia) para ter aulas 'online'. Para Inês e Cristina a partir de segunda-feira volta a ser assim
O regresso do ensino 'online' aumenta as preocupações de uma família que vive em Carrapuços, Ribeira de Pena, onde praticamente não há acesso à Internet e as duas filhas têm de sair da aldeia para assistirem às aulas.
-