Quando o BI se tornou o erro "mais frequente" do simulador da vacinação
Marta Temido já tinha anunciado a ferramenta na semana passada, mas ontem ficou finalmente disponível o "simulador" do Governo que vai permitir a idosos (pessoas com mais de 80 anos) e aos doentes de risco (pessoas com mais de 50 anos que sofram de doença coronária, insuficiência cardíaca, insuficiência renal ou doença pulmonar obstrutiva crónica) saber se vão constar nas listas da 1.ª fase do Plano de Vacinação português.
O acesso poderá ser feito aqui e precisa de ter três dados para saber a resposta à questão "quando será vacinado contra a Covid-19": número de utente, nome completo e data de nascimento. No entanto, há quem tenha sentido que a plataforma não está a cooperar de igual modo no seio daqueles que solicitam os seus préstimos, nomeadamente os utentes sem cartão de cidadão, ou seja, pessoas que têm bilhetes de identidade. Esta situação é, aliás, "o erro mais frequente", de acordo com o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Luís Goes Pinheiro.
"Quando as pessoas não têm cartão de cidadão — e sabemos que isso acontece muito neste universo que estamos aqui a tratar, que são as pessoas de mais idade e com bilhete de identidade vitalício —, houve um momento na sua vida em que se inscreveram no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e em que alguém apontou em papel o nome dessa pessoa antes de haver sistemas de informação ou introduziu num sistema de informação a identificação da mesma. E é frequente quando há esta intervenção humana que se cometam lapsos", admitiu hoje o responsável.
Mas o que está realmente no cerne da questão? Ora, às vezes pode existir um erro de escrita, muito a ver com a intervenção humana de que falava o diretor do SPMS. Ou seja, o "de", "da", "dos" dos nomes completos apontados à mão podem ser um problema e causar um erro que não vai permitir ao utente saber se vai ou não fazer parte da lista dos inscritos na 1.ª fase de vacinação. Contudo, há uma solução que já está a ser adotada — que dispensa a validação de todos os elementos do nome completo.
Luís Goes Pinheiro falou sobre este problema dos "des" durante a conferência de imprensa que serviu para fazer ponto de situação do Plano de Vacinação contra a covid-19, juntamente com Marta Temido — que anunciou que foi vacinada com a primeira dose ao final da manhã — e quis descansar igualmente aqueles que já tentaram inserir os seus dados e não conseguiram.
"As pessoas com mais de 80 anos e inscritas no SNS podem estar tranquilas, porque fazem garantidamente parte das listas", disse. E, pelo meio, deixou ainda um conselho: lá para o final da semana, os utentes interessados devem fazer uma nova consulta no site, pois as "dificuldades seguramente já estarão ultrapassadas".
- 18:40
- Há uma imensa indiferença do Estado, e não só, pelo Património que outros nos deixaram.
-
- 17:49
-
Arqueólogos descobrem fábrica de cerveja com 5.000 anos no Egito
Arqueólogos descobriram uma cervejaria com 5.000 anos na antiga cidade egípcia de Abydos, de acordo com o Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito.
-
- 17:24
-
O voto catalão abre alguma esperança
Os eleitores catalães, desta vez, ofereceram duas possibilidades de maioria para governar: uma, ideológica, formada pelos partidos da esquerda (PSC, ERC e Em Comú Podemos); outra, identitária, composta pelos partidos independentistas (ERC, Junts e CUP). Qualquer destas maiorias (ambas com 74 deputad
-
- 16:42
-
Simulador de vacinação com dificuldades em utentes sem cartão de cidadão
O simulador ‘online’ para o processo de consulta das listas de vacinação contra a covid-19 já está a funcionar desde domingo, mas denota “algumas dificuldades” no tratamento dos dados de utentes sem cartão de cidadão.
-
- 15:57
-
Covid-19: Testes rápidos com procedimentos para garantir rapidez nos resultados
Uma nova circular estabelece os procedimentos para a realização de testes rápidos de covid-19 para garantir que os resultados são obtidos e comunicados de forma célere e permitir uma rápida implementação das medidas de saúde adequadas.
-
- 15:45
-
Covid-19: Portugal desce em média diária de casos por milhão de habitantes
Portugal voltou a descer em números de casos de contágio pelo novo coronavírus por milhão de habitantes nos últimos sete dias, encontrando-se no vigésimo lugar na lista dos países em pior situação, segundo o site ourworldindata.
-
- 15:18
-
Covid-19: Portugal com 90 mortes e 1.303 casos de infeção nas últimas 24 horas
Portugal registou esta segunda-feira 90 mortes relacionadas com a covid-19 e 1.303 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
-
- 14:45
-
Covid-19: 200 mil pessoas já tomaram as duas doses de vacinação. Marta Temido tomou hoje a primeira dose
A ministra da saúde, Marta Temido, fez hoje o ponto de situação do Plano de Vacinação contra a covid-19.
-
- 14:22
-
Covid-19: ECDC não sugere uso obrigatório de máscaras FFP2 nem proibição de comunitárias
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) não recomenda o uso obrigatório de máscaras respiratórias (FFP2) ou a proibição de máscaras comunitárias (de tecido), mas aconselha idosos e doentes a utilizarem máscaras cirúrgicas em espaços frequentados.
-
- 13:55
-
Covid-19: António Costa também já foi vacinado. Primeiro-ministro recebeu a primeira dose no Hospital das Forças Armadas
O primeiro-ministro, António Costa, recebeu hoje a primeira dose da vacina contra a covid-19 no Hospital das Forças Armadas, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte oficial do Governo.
-
- 13:28
-
Tem mais de 50 anos? Pode simular 'online' quando será vacinado contra a Covid-19
O simulador é destinado a pessoas com mais de 50 anos com comorbilidades e a idosos com mais de 80, os grupos abrangidos pela primeira fase de vacinação, e já está disponível no portal Covid-19 do Ministério da Saúde.
-
- 12:34
-
Tribunal de Contas dá "luz verde" à expansão do Metro de Lisboa
O Tribunal de Contas emitiu vistos prévios favoráveis aos contratos dos lotes 2 e 3 do plano de expansão do metro de Lisboa para prolongamento das linhas Amarela e Verde (Rato-Cais do Sodré), foi hoje anunciado.
-
- 11:37
-
1 euro. É quanto vai custar a 'raspadinha' do Património Cultural
Ainda não se conhecem muitos detalhes da 'raspadinha' do Património, mas há três que podemos desde já avançar: vai custar 1 euro, tem data prevista de lançamento para 18 de maio e deve render 5 milhões de euros para o Fundo de Salvaguarda do Património Cultural.
-
- 06:08
-
Doinn: a startup de alojamento local que se adaptou para fazer um pouco de tudo
Com uma ronda de investimento mesmo antes da pandemia, o foco é inovar, internacionalizar e disponibilizar as melhores soluções tecnológicas.
-