01/07 — Ordem para reconfinar
Sabemos de onde viemos — não sabemos para onde estamos a ir. Poderá ser essa fadiga pandémica que anda a tolher o juízo; poderá ser tudo isto um excesso de zelo; poderá ser uma de tantas coisas. Certo é que, mesmo com um ano e meio de pandemia passados, o futuro e a incerteza ainda assustam.
Já temos vacinas, mas ainda assim isolamentos profiláticos; temos alguma segurança, mas ainda assim tantas incertezas.
No primeiro dia de julho, o governo volta a anunciar regras duras para quase meia centena de municípios, incluindo algumas das maiores cidades do país.
Longe andam os dias em que a doença era associada à ignorância dos povos. Hoje, os “culpados” vão saltitando entre os jovens irrequietos (uma mole disforme que ninguém sabem muito bem quem é), os casamenteiros, os festeiros, os sportinguistas e adeptos da seleção nacional.
Algo falha, certamente. Seja a comunicação, seja a prevenção. E falham ora por serem erráticas, ora por serem excessivas — alarmistas? Otimistas?
Não sabemos.
O certo neste momento é: os novos casos de infeção continuam a subir todos os dias, as mortes idem (embora muito menos do que no início do ano, todas as mortes evitáveis devem ser evitadas).
Certas também são as novas medidas, que incluem "o cerco" à área metropolitana de Lisboa (aos fins de semana) e o recolher obrigatório em 45 concelhos de Norte a Sul (durante a noite).
Dissecando o comunicado do conselho de ministros desta quinta-feira, as regras foram implementadas "de forma a conter o aumento de incidência que se tem verificado". Por isso, "prevê-se nos concelhos de risco elevado e muito elevado que os cidadãos se devem abster de circular em espaços e vias públicas e permanecer no respetivo domicílio no período compreendido entre as 23h00 e as 05h00".
São eles Alcochete, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Avis, Braga, Castelo de Vide, Faro, Grândola, Lagoa, Lagos, Montijo, Odemira, Palmela, Paredes de Coura, Portimão, Porto, Rio Maior, Santarém, São Brás de Alportel, Sardoal, Setúbal, Silves, Sines, Sousel, Torres Vedras e Vila Franca de Xira (risco elevado) e Albufeira, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Constância, Lisboa, Loulé, Loures, Mafra, Mira, Moita, Odivelas, Oeiras, Olhão, Seixal, Sesimbra, Sintra e Sobral de Monte Agraço (risco muito elevado).
Para além disto, "mantém-se a proibição de circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa ao fim de semana, entre as 15:00h do dia 2 de julho e as 06:00h do dia 5 de julho, sem prejuízo das exceções previstas".
A Área Metropolitana de Lisboa engloba 18 municípios da Grande Lisboa e da Península de Setúbal, designadamente Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.
Conheça a totalidade das regras e medidas hoje anunciadas aqui.
- 21:00
- O presidente da Câmara do Porto afirmou hoje estar “muito preocupado” com a situação pandémica e considerou que as medidas aplicadas ao concelho vão ter “um fortíssimo e negativo impacto” na vida dos portuenses e na economia.
-
- 20:30
-
Covid-19: Investigador Carlos Antunes alerta que a testagem está a perder eficácia
O investigador Carlos Antunes advertiu hoje que a testagem à covid-19 está a "perder a sua eficácia", o que se está a refletir na taxa de positividade, que está atualmente acima dos 3%.
-
- 20:18
-
Carro onde seguia Eduardo Cabrita no acidente na A6 tem "situação jurídica de apreendido"
O Ministério da Administração Interna esclareceu hoje que o carro em que seguia o ministro Eduardo Cabrita, envolvido num acidente mortal, encontra-se “na situação jurídica de apreendido” e tem uma guia para poder circular válida até maio de 2023.
-
- 20:11
-
Proteção de Dados: Responsabilidade é do município de Lisboa e não do encarregado de dados
A presidente da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) defendeu hoje que o encarregado de proteção de dados da Câmara de Lisboa não deve ser destituído, sublinhando que a responsabilidade deve ser imputada apenas ao município.
-
- 19:56
-
Caso CGD: Interrogatório a Berardo terminou, medidas de coação só serão conhecidas esta sexta-feira
O interrogatório do empresário e arguido Joe Berardo, no âmbito do processo da Caixa Geral de Depósitos (CGD), terminou hoje às 19:15, depois de se ter iniciado às 18:30, informou o Conselho Superior da Magistratura a pedido do juiz Carlos Alexandre.
-
- 19:02
-
Tenho receio de tomar a vacina
Vou tomar a vacina e tenho algum receio, mas é porque sou hipocondríaco.
-
- 16:48
-
Governo marca eleições autárquicas para 26 de setembro
O Conselho de Ministros marcou hoje as eleições autárquicas para 26 de setembro, anunciou a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva.
-
- 16:40
-
"Não temos neste momento condições para considerar a pandemia controlada". Confira as mudanças nas listas de concelhos de risco e das regras
Afirmando que não há neste momento "condições para considerar a pandemia controlada", o Conselho de Ministros anunciou novas medidas mais restritivas para os concelhos de risco muito elevado e elevado, entre as quais a limitação de circulação na via pública a partir das 23h. Confira aqui os concelho
-
- 16:33
-
Maiores de 30 anos já podem fazer o autoagendamento da vacinação contra a covid-19
As pessoas com 30 ou mais anos podem, a partir de hoje, agendar a toma da vacina contra a covid-19 na plataforma da Direção-Geral da Saúde (DGS) destinada a estas marcações.
-
- 16:05
-
Covid-19: Vacinação entre os 18 e os 29 anos arranca na próxima semana
As pessoas entre os 18 e os 29 anos começam a ser vacinadas contra a covid-19 na próxima semana e estão a ser analisadas estratégias para convencer os mais jovens a vacinarem-se, anunciou hoje a 'task force'.
-
- 16:04
-
Morreu o médico António Coimbra de Matos aos 91 anos
O médico e professor António Coimbra de Matos, "incontornável figura da saúde mental", morreu hoje aos 91 anos, confirmou fonte da família à Lusa e ao SAPO24.
-
- 15:54
-
William e Harry inauguram estátua em homenagem à princesa Diana
Os príncipes William e Harry inauguraram hoje juntos uma estátua em homenagem à mãe, Princesa Diana, nos jardins do Palácio de Kensington, em Londres, no dia em que ela completaria 60 anos.
-
- 14:05
-
Covid-19: Portugal com cinco mortes e 2.449 casos nas últimas 24 horas
Portugal registou nas últimas 24 horas cinco mortes associadas à covid-19, mais 2.449 novos casos de infeções, um aumento nos internamentos em enfermaria e uma redução nos cuidados intensivos.
-
- 12:13
-
Mario González assina por quatro épocas pelo Braga. Clube anuncia contratação de forma original
O ponta de lança espanhol Mario González, ex-jogador do Tondela, é o mais recente reforço do Sporting de Braga, tendo assinado um contrato por quatro temporadas, informou hoje o clube da I Liga de futebol através de uma publicação original no Twitter.
-
- 08:27
-
Nómadas digitais: Se há acesso à Internet, é possível trabalhar em qualquer lugar — e Portugal é um bom destino para isso
A pandemia veio trazer o trabalho para dentro de casa, mas essa "casa" pode ser em qualquer sítio (desde que esteja ligada à internet). Os nómadas digitais são prova disso e há vários países a criar condições para atrair estes "turistas-trabalhadores" que podem ficar por uns meses ou mais de um ano
-