Virá aí uma quarta vaga? Marcelo pede calma enquanto Costa confina
Se depois dos traumáticos primeiros dois meses do ano, estávamos convencidos que já tínhamos virado a página quanto ao pior que esta pandemia tem para oferecer, o dia de hoje tratou de nos colocar os pés na terra. Com 2.362 casos registados esta quarta-feira, desde 17 de fevereiro que não se via um valor assim tão elevado: 2.324.
A progressão da Covid-19 que se começou a verificar nos últimos dois meses atingiu assim um novo patamar e há quem já tema uma possível quarta vaga. Para lá do epicentro em Lisboa e Vale do Tejo, há sinais de que a região Norte está a assistir a um aumento também. No Serviço de Urgência do Hospital de São João tem-se sentido um aumento de 40 a 50% de casos suspeitos covid-19, com uma taxa de positividade que aumentou dos 1 a 2% registados nos últimos três meses para 10 a 15% nos últimos cinco dias.
Marcelo Rebelo de Sousa, apesar deste aumento, decidiu meter água na fervura, pedindo para que se evite um "discurso alarmista fundamentalista". O Presidente da República tem razão num aspeto: o esforço de vacinação empreendido desde o início do ano tem dado frutos, pois mesmo que não contendo a infeção comunitária — culpe-se as novas variantes — tem-se saldado em números mortais e de internamentos bem mais baixos que noutras alturas.
Faça-se o exercício: os 2.324 casos de 17 de fevereiro foram acompanhados por 127 óbitos e 4.137 internamentos, dos quais 719 em cuidados intensivos; hoje, foram registados 4 mortos e 504 internamentos com 120 em cuidados intensivos.
[Faça-se, no entanto, as devidas ressalvas, já que em fevereiro estávamos numa rota descendente de casos e essa mortalidade refletiu números muito elevados de infeções das semanas que antecederam esse dia — mas percebe-se que estamos ainda longe desse cenário]
Não obstante, apesar de longe de fases mais negras, o aumento não deixa de provocar preocupação, ainda mais perante as dificuldades que o Governo está a ter em conter o aumento sem recorrer a formas de confinamento mais rígidas. Uma dessas iniciativas em oposição às restrições tem sido a disponibilização da testagem. Hoje foi tornado oficial que os testes rápidos de antigénio vão ser 100% comparticipados a partir desta quinta-feira, sendo que cada pessoa vai ter direito a quatro por mês.
A juntar-se a estes problemas, a principal arma para debelar a pandemia, a vacina, tem sofrido níveis de rejeição alarmantes: apesar de mais de metade da população portuguesa já ter sido vacinada contra a covid-19 com pelo menos uma dose, perto de um milhão de pessoas não respondeu ao SMS da vacinação, seja por não concordar com a data, seja porque não quer ser vacinado. Quanto a este segundo grupo, um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública indica que 6,5% dos inquiridos disse não pretender receber a vacina e outros 6,8% estão indecisos.
Tais resistências podem provocar um atraso no esforço de vacinação, atraso esse que terá forçosamente de ser no caso de quem já foi vacinado com a primeira dose e ficou infetado a seguir (recorde-se, a primeira dose da vacina pode não prevenir a transmissão da Covid-19, contendo sim os seus sintomas): segundo a DGS, o reforço será dado apenas seis meses após infeção.
A questão quanto à segurança que se tem quando já se está vacinado, aliás, foi hoje motivo de notícia também. O tema começou com o gabinete de António Costa a anunciar que o primeiro-ministro entrou em isolamento após um membro do seu gabinete ter resultado positivo num teste à covid-19, isto apesar de Costa ter testado negativo e já ter recebido as duas doses da vacina.
Perante esta situação, o Presidente da República veio perguntar publicamente porque é que esse confinamento foi imposto a alguém aparentemente livre de perigo. “Isto tem de ser explicado, para que não haja a ideia errada de que a vacina não serve para nada”, disse Marcelo.
A resposta veio já ao fim do dia, por parte da DGS: Costa foi isolado pelo "princípio da precaução". “As pessoas vacinadas são abordadas, no que diz respeito ao isolamento e testagem, respetivamente, da mesma forma que as pessoas não vacinadas", disseram as autoridades de saúde.
- 21:41
- Em resposta às declarações do Presidente da República que pediu uma explicação ao isolamento de António Costa, que teve contacto com duas pessoas infetadas com covid-19, mesmo estando este vacinado, a Direção-Geral da Saúde respondeu com o "princípio da precaução em Saúde Pública, no atual momento e
-
- 21:14
-
Covid-19. Estudo revela que mais de 6% das pessoas não vacinadas não pretende receber a vacina
Cerca de 86% das pessoas ainda não vacinadas contra a covid-19 querem receber a vacina, mas 6,5% não pretende tomá-la, indica um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública, que alerta para o perfil dos resistentes.
-
- 21:09
-
Conselho da União Europeia: Costa considera que foi "honrado" o lema da presidência. Rio diz que Portugal não foi "marcante"
O primeiro-ministro, António Costa, considerou hoje que a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE) honrou o lema "Tempo de Agir, por uma Recuperação Justa, Verde e Digital", alcançando avanços em vários domínios. Já o presidente do PSD, Rui Rio, considerou que a presidência portugue
-
- 21:06
-
Partidos de esquerda pressionam PS a alterar lei laboral do tempo da 'troika'
Os partidos de esquerda desafiaram hoje o PS a apoiar os projetos sobre direitos laborais, incluindo o aumento para 25 dias de férias e mudanças nos critérios de despedimento, instando os socialistas a eliminar a “herança da 'troika'”.
-
- 20:57
-
Berardo e advogado respondem por quatro novos crimes
O empresário Joe Berardo e o seu advogado, André Luíz Gomes, detidos na terça-feira, vão responder por mais quatro crimes para além daqueles de que já eram suspeitos, exceto administração danosa.
-
- 20:56
-
Presidente do Brasil diz que não serão "mentiras" a tirá-lo do poder. Escândalo na compra de vacinas deixa Bolsonaro debaixo de fogo
O Presidente brasileiro afirmou hoje que "mentiras" não irão derrubá-lo do poder e classificou de "bandidos" senadores que investigam falhas na gestão da pandemia de covid-19, num momento em que o seu Governo é atingido por denúncias de corrupção.
-
- 20:46
-
Morreu Donald Rumsfeld, ex-secretário da Defesa de George W. Bush
Donald Rumsfeld, que foi por duas vezes secretário da Defesa e candidato presidencial dos EUA, faleceu esta quarta-feira, aos 88 anos.
-
- 19:11
-
Marcelo pede explicação sobre isolamento do primeiro-ministro apesar de vacinado
O Presidente da República defendeu hoje que as autoridades sanitárias devem explicar publicamente o motivo para ser imposto isolamento ao primeiro-ministro, apesar de vacinado e com certificado digital covid-19, por ter tido contacto com um infetado.
-
- 18:26
-
Supremo Tribunal da Pensilvânia reverte condenação de Bill Cosby
Supremo Tribunal do Estado de Pensilvânia reverteu condenação que levou à sua prisão.
-
- 16:54
-
Caso que envolve Joe Berardo tem mais dez arguidos
Existem onze suspeitos formais no caso relacionado com o empresário madeirense. Detidos, contudo, só Joe Berardo e o advogado André Luiz Gomes.
-
- 15:43
-
Covid-19: Viajantes menores acompanhados por vacinados dispensados de isolamento
Menores de 18 anos estão dispensados de isolamento de 14 dias imposta aos viajantes provenientes do Reino Unido se estiverem acompanhados por adultos com vacinação completa, que também estão isentos, confirmou hoje o Governo português.
-
- 14:47
-
Acho Que Vais Gostar Disto: Não tinha de acabar assim
Portugal foi eliminado e o Europeu perdeu algum interesse, por isso, podemos voltar a prestar alguma atenção a conteúdos que vão aparecendo pelas plataformas de streaming. Hoje, as duas sugestões estão relacionadas com música. Falo de um filme sobre um mundo alternativo onde a “All You Need is Love”
-
- 14:35
-
Inglaterra abdica de bilhetes e pede a adeptos para não irem a Roma
A Federação Inglesa de Futebol (FA) informou hoje que abdica dos 2.500 lugares a que tinha direito no jogo de sábado, com a Ucrânia, dos quartos de final do Euro2020, apelando aos adeptos para não se deslocarem a Roma.
-
- 14:33
-
Vacinar duas mil pessoas por dia. Governo deu luz verde a centro de vacinação 'drive-thru' no Porto
O centro de vacinação 'drive-thru' no Porto, a instalar no Queimódromo, já teve 'luz verde' do Governo, devendo permitir, quando estiver operacional, a inoculação de 2.000 pessoas por dia, revelou hoje o presidente da autarquia.
-
- 13:35
-
Bruxelas avalia se proibição alemã para viagens de Portugal é proporcional, mas a última palavra é de Berlim
A Comissão Europeia vai analisar se a decisão alemã de colocar Portugal na "lista vermelha" de viagens devido à covid-19 "é proporcional", podendo depois pressionar Berlim, disse à agência Lusa fonte do executivo comunitário.
-
- 13:18
-
Ao lado de Marcelo, Cabrita não comenta acidente na A6: "Não é de todo o momento adequado"
O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, escusou-se hoje a comentar o acidente na autoestrada A6 que envolveu a viatura que o transportava, reiterando que não tem nada a acrescentar além daquilo que foi noticiado na altura.
-
- 12:45
-
‘Task-force’ do plano de vacinação anunciou as datas antecipadas para tomou a primeira dose da AstraZeneca
A ‘task-force’ do plano de vacinação anunciou as datas antecipadas para quem tomou a primeira dose até 25 de abril e entre 26 de abril e 23 de maio.
-
- 12:04
-
Especialista admite quarta vaga no Norte. Urgências do São João com aumento de 40 a 50% de casos suspeitos
O aumento de pessoas que testam positivo à covid-19 no Hospital de São João, no Porto, mostra que a pandemia está a progredir no Norte, disse hoje um dos responsáveis desta unidade, admitindo uma 4.ª vaga na região.
-
- 12:01
-
As vitórias, derrotas e promessas do semestre português na União Europeia
Nos últimos seis meses, António Costa dividiu-se entre Lisboa e Bruxelas. O primeiro-ministro português esteve à frente dos destinos do Conselho da União Europeia, cuja presidência termina hoje: com alguns avanços, promessas por cumprir e embaraços internacionais.
-
- 11:37
-
Recebeu um e-mail do Fisco para alegada devolução de IRS? Cuidado, é fraude
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou hoje os contribuintes para o envio de mensagens de correio eletrónico fraudulentas, supostamente provenientes do Portal das Finanças para reembolsar IRS, com um 'link' para páginas maliciosas, que recomenda ignorar.
-
- 10:49
-
Covid-19 já foi responsável por 509 mil baixas
Desde o início da pandemia, foram atribuídas 509 mil baixas por covid-19 a 310 mil pessoas, a medida já custou 107 milhões de euros ao Estado.
-
- 08:45
-
Quase um milhão de portugueses não respondeu à SMS da vacinação
Quase um milhão de portugueses não respondeu à mensagem que os convocava para a vacinação contra a Covid-19. O número foi avançado pela task-force, liderada pelo vice-almirante Gouveia e Melo, ao Jornal de Notícias.
-
- 06:43