O Fabuloso Destino de Berardo

Pedro Soares Botelho
Pedro Soares Botelho

José Manuel Rodrigo Berardo, Joe para os amigos que estão algures por todo o lado, foi hoje restituído à liberdade. José, segundo a PJ e o Ministério Público, está implicado num grupo "que entre 2006 e 2009 contratou quatro operações de financiamentos com a CGD, no valor de cerca de 439 milhões de euros" e que terá causado "um prejuízo de quase mil milhões de euros" à Caixa Geral de Depósitos (CGD), ao Novo Banco e ao BCP.

Após primeiro interrogatório judicial, José ficou indiciado de oito crimes de burla qualificada, branqueamento de capitais, fraude fiscal qualificada, dois crimes de abuso de confiança qualificada e um crime de descaminho, estando obrigado a prestar uma caução de cinco milhões de euros e a não sair do país, entre outras medidas de coação.

O seu advogado e também arguido no processo André Luíz Gomes, além de estar indiciado pelos mesmos crimes que o empresário, está também por mais quatro crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais, falsificação de documento, falsidade informática, estes referentes às suas sociedades, tendo que prestar uma caução de um milhão de euros, entre outras medidas cautelares.

O advogado que agora representa José considerou hoje "lógicas" as medidas de coação aplicadas ao empresário e arguido e assegurou que tudo será feito para cumprir a caução de cinco milhões de euros. Paulo Saragoça da Matta falava aos jornalistas à saída do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), onde, sob proposta do Ministério Público (MP), o juiz Carlos Alexandre aplicou uma caução de cinco milhões de euros a Joe Berardo, a cumprir num prazo de 20 dias, além de outras medidas coactivas acessórias.

"Acho que foi um belíssimo momento de demonstração que se pode fazer justiça e que a justiça não é só prender pessoas", sublinhou Saragoça da Matta, observando que se para uma pessoa de 50 anos (como ele próprio) "quatro dias de trabalho seguidos são muito difíceis", para "uma pessoa de 77 anos [como Joe Berardo] é obviamente muito delicada".

Quanto às medidas de coação impostas ao arguido, o comendador José, Paulo Saragoça da Matta frisou que serão feitas "todas as diligências no sentido de as cumprir", notando que recomenda sempre aos seus clientes que o façam, desde que não exista qualquer impossibilidade prática de as concretizar. Questionado sobre a forma como José irá cumprir o pagamento da caução no valor de cinco milhões de euros, o advogado referiu que há "muitas maneiras de a fazer cumprir, ironizando que "até pode ser a Santa Casa da Misericórdia ou qualquer outra pessoa" a pagar pelo arguido esse montante.

"Pode ser qualquer pessoa. Temos 20 dias [para o fazer], vai ser feito um esforço para cumprir", prometeu Saragoça da Matta, ressalvando que tal só não aconteceria se houvesse alguma "impossibilidade", facto que teria de ser comunicado "junto das fontes competentes".

Em resposta aos jornalistas, o advogado admitiu que a caução de cinco milhões de euros pode ser cumprida, por exemplo, através de entrega de um bem ou de um imóvel como garantia desse valor. Acrescentou que, neste momento, ainda "não sabe" como será satisfeita essa caução aplicada pelo juiz Carlos Alexandre do TCIC, após promoção do MP.

Não se pode prever já o destino de José Berardo, o comendador Joe, o empresário Joe. Se nas comissões parlamentares, José Berardo alegava ter poucas coisas em seu nome, não se sabe agora como pagará os cinco milhões de euros necessários para se manter em liberdade. Nos próximos vinte dias, descobriremos melhor qual o fabuloso destino de Berardo.

Jornais do dia

  • Público

    Público

    2 Julho 2021
  • Jornal de Negócios

    Jornal de Negócios

    2 Julho 2021
  • Diário de Notícias

    Diário de Notícias

    2 Julho 2021
  • Ípsilon-Público

    Ípsilon-Público

    2 Julho 2021
  • O Jornal Económico

    O Jornal Económico

    2 Julho 2021
  • El País

    El País

    2 Julho 2021
mookie1 gd1.mookie1