O Fabuloso Destino de Berardo
José Manuel Rodrigo Berardo, Joe para os amigos que estão algures por todo o lado, foi hoje restituído à liberdade. José, segundo a PJ e o Ministério Público, está implicado num grupo "que entre 2006 e 2009 contratou quatro operações de financiamentos com a CGD, no valor de cerca de 439 milhões de euros" e que terá causado "um prejuízo de quase mil milhões de euros" à Caixa Geral de Depósitos (CGD), ao Novo Banco e ao BCP.
Após primeiro interrogatório judicial, José ficou indiciado de oito crimes de burla qualificada, branqueamento de capitais, fraude fiscal qualificada, dois crimes de abuso de confiança qualificada e um crime de descaminho, estando obrigado a prestar uma caução de cinco milhões de euros e a não sair do país, entre outras medidas de coação.
O seu advogado e também arguido no processo André Luíz Gomes, além de estar indiciado pelos mesmos crimes que o empresário, está também por mais quatro crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais, falsificação de documento, falsidade informática, estes referentes às suas sociedades, tendo que prestar uma caução de um milhão de euros, entre outras medidas cautelares.
O advogado que agora representa José considerou hoje "lógicas" as medidas de coação aplicadas ao empresário e arguido e assegurou que tudo será feito para cumprir a caução de cinco milhões de euros. Paulo Saragoça da Matta falava aos jornalistas à saída do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), onde, sob proposta do Ministério Público (MP), o juiz Carlos Alexandre aplicou uma caução de cinco milhões de euros a Joe Berardo, a cumprir num prazo de 20 dias, além de outras medidas coactivas acessórias.
"Acho que foi um belíssimo momento de demonstração que se pode fazer justiça e que a justiça não é só prender pessoas", sublinhou Saragoça da Matta, observando que se para uma pessoa de 50 anos (como ele próprio) "quatro dias de trabalho seguidos são muito difíceis", para "uma pessoa de 77 anos [como Joe Berardo] é obviamente muito delicada".
Quanto às medidas de coação impostas ao arguido, o comendador José, Paulo Saragoça da Matta frisou que serão feitas "todas as diligências no sentido de as cumprir", notando que recomenda sempre aos seus clientes que o façam, desde que não exista qualquer impossibilidade prática de as concretizar. Questionado sobre a forma como José irá cumprir o pagamento da caução no valor de cinco milhões de euros, o advogado referiu que há "muitas maneiras de a fazer cumprir, ironizando que "até pode ser a Santa Casa da Misericórdia ou qualquer outra pessoa" a pagar pelo arguido esse montante.
"Pode ser qualquer pessoa. Temos 20 dias [para o fazer], vai ser feito um esforço para cumprir", prometeu Saragoça da Matta, ressalvando que tal só não aconteceria se houvesse alguma "impossibilidade", facto que teria de ser comunicado "junto das fontes competentes".
Em resposta aos jornalistas, o advogado admitiu que a caução de cinco milhões de euros pode ser cumprida, por exemplo, através de entrega de um bem ou de um imóvel como garantia desse valor. Acrescentou que, neste momento, ainda "não sabe" como será satisfeita essa caução aplicada pelo juiz Carlos Alexandre do TCIC, após promoção do MP.
Não se pode prever já o destino de José Berardo, o comendador Joe, o empresário Joe. Se nas comissões parlamentares, José Berardo alegava ter poucas coisas em seu nome, não se sabe agora como pagará os cinco milhões de euros necessários para se manter em liberdade. Nos próximos vinte dias, descobriremos melhor qual o fabuloso destino de Berardo.
- 22:01
- A Itália, campeã europeia em 1968, qualificou-se hoje para as meias-finais do Euro2020 de futebol, marcando encontro com a Espanha, ao bater a Bélgica, ‘carrasca’ de Portugal, por 2-1, no segundo jogo dos ‘quartos’, em Munique, na Alemanha.
-
- 21:46
-
Administradora com pelouro financeiro da RTP renuncia ao cargo por "razões pessoais"
A administradora com o pelouro financeiro Ana Dias Fonseca renunciou ao cargo de vogal no Conselho de Administração da RTP "por razões pessoais", confirmou à Lusa fonte da empresa.
-
- 21:45
-
Covid-19: PSP vai cumprir "com pedagogia" limitações à circulação, mas recorda que há coimas
O diretor nacional da PSP disse hoje que vai ser cumprida "com muita paciência e pedagogia" as limitações à circulação entre as 23:00 e as 05:00, mas recordou que há um quadro sancionatório em vigor.
-
- 21:26
-
#FreeBritney: o que aconteceu à princesa da pop?
Esta semana, Britney Spears voltou a estar no centro das atenções. Em causa está um processo que se prolonga há 14 anos, no qual a artista deixou de ter poder para tomar decisões sobre a sua vida. Como? É ouvir o novo episódio do podcast Acho Que Vais Gostar Disto.
-
- 21:16
-
"Linhas Vermelhas": Portugal pode estar a apenas seis dias de atingir os 240 casos por 100 mil habitantes
Este valor já foi ultrapassado na região de Lisboa e Vale do Tejo e Algarve, indica o relatório das “linhas vermelhas” da pandemia de covid-19 hoje divulgado pela DGS e pelo INSA.
-
- 21:11
-
Covid-19: DGS recomenda vacinação completa a pessoas recuperadas com imunodepressão
As pessoas recuperadas de infeção com o novo coronavírus e que apresentem imunodepressão vão poder receber a vacinação completa, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS), ao reiterar que infeção natural pelo vírus confere uma “imunidade robusta”.
-
- 20:40
-
Vacinação em "casa aberta" para maiores de 45 anos a partir de sábado
As pessoas com 45 ou mais anos sem agendamento da vacinação podem dirigir-se, a partir de sábado, aos centros "casa aberta" para receberem a primeira dose da vacina contra a covid-19, anunciou hoje a `task force´.
-
- 19:44
-
Euro2020: Espanha bate Suíça nos penáltis e está nas meias-finais
Espanha qualificou-se hoje para as meias-finais do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-1, no desempate por grandes penalidades, após 1-1 nos 120 minutos, no primeiro jogo dos ‘quartos’, em São Petersburgo, na Rússia.
-
- 18:48
-
Eduardo Cabrita não se demite e põe a decisão nas mãos do primeiro-ministro
O ministro da Administração Interna falou esta sexta-feira pela primeira vez sobre o acidente na A6 que matou um trabalhador.
-
- 18:27
-
Norte e Lisboa e Vale do Tejo concentram 80% dos casos. Qual o ponto de situação da pandemia?
Portugal continental regista, desde o início do ano, mais de 868 mil casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, com o Norte e Lisboa e Vale do Tejo a concentrarem quase 80% desse total.
-
- 17:39
-
Movimento lança petição para que seja criado um plano de recuperação de doentes não covid
O Movimento Saúde em Dia lançou hoje uma petição em que apela ao poder político para criar um plano que promova “a recuperação rápida e eficiente” dos doentes que ficaram por diagnosticar, tratar ou cuidar durante a pandemia.
-
- 16:10
-
Tribunal de Contas concedeu visto aos novos contratos do SIRESP
O Tribunal de Contas (TdC) concedeu visto aos contratos relativos ao modelo transitório de funcionamento do Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP), indicou hoje à Lusa fonte do TdC.
-
- 15:21
-
Joe Berardo não fica em prisão preventiva, mas o juiz Carlos Alexandre quer cinco milhões de caução
O juiz Carlos Alexandre aplicou hoje uma caução como medida de coação ao empresário Joe Berardo, detido desde terça-feira no âmbito do processo Caixa Geral de Depósitos (CGD), indicou à Lusa fonte da defesa. O empresário madeirense tem vinte dias para pagar a caução de cinco milhões de euros, saindo
-
- 15:10
-
Proteção Civil do Porto apela aos jovens para que cumpram regras
O presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto apelou hoje aos jovens para que se protejam face à pandemia da covid-19, porque "andar de vaga em vaga é brincar com a saúde, a economia e o futuro".
-
- 13:40
-
Estátuas das rainhas Isabel II e Vitória vandalizadas como protesto no Canadá
As estátuas da Rainha Vitória e da Rainha Isabel II foram vandalizadas e derrubadas esta quinta-feira, no Canadá, na sequência da descoberta de túmulos não identificados em antigas escolas católicas do país.
-
- 12:11
-
Enquanto as ondas de calor aquecem o planeta, as redes sociais "fritam" os nossos cérebros
Com mais de 5 mil milhões de conexões móveis e 3,6 mil milhões de contas em redes sociais, a Internet é uma das grandes responsáveis pelo aumento da desinformação neste século. À medida que surgem novas soluções para combater as alterações climáticas, surgem também informações falsas em como são pre
-
- 11:57
-
Covid-19: Alemanha deve respeitar certificado ou ninguém o levará a sério, refere atual presidente do Conselho da UE
O primeiro-ministro esloveno, Janez Jansa, desde quinta-feira presidente em exercício do Conselho da UE, disse hoje que a Alemanha deveria permitir o acesso aos portadores de certificado digital covid-19, sob pena de este deixar de ser levado a sério.
-
- 11:15
-
Adolescentes feridos em explosão em 'bungalow' internados em Coimbra e clinicamente estáveis
Os dois adolescentes espanhóis que hoje ficaram gravemente feridos numa explosão num parque de 'bungalows' na Burinhosa, em Alcobaça, estão clinicamente estáveis, informou o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra.
-
- 10:44
-
Joe Berardo: Entre os 25 maiores devedores da CDG e o rendimento único mensal de 2584 euros
Está há três noites detido por burla, fraude fiscal e branqueamento — sendo que é esperado que o juiz Carlos Alexandre diga hoje quais são as medidas de coação a que está sujeito. Mas enquanto aguarda, as notícias dão conta de que há um inquérito em curso para apurar se houve crimes por parte dos pr
-
- 08:46
-
Governo quer professores a entrar no quadro das escolas no início da carreira — e estagiários a dar aulas
O executivo pretende alterar o modo como os professores evoluem na carreira. De acordo com a secretária de Estado da Educação, Inês Ramires, a intenção é que, após completar três anos de contratos a tempo inteiro, os docentes entrem de forma direta no quadro da escola.
-
- 06:18
-
Exames nacionais começam hoje com quase 41 mil alunos a fazer a prova de Português
A 1.ª fase dos exames nacionais do ensino secundário arranca hoje às 09:30 com a prova de Português, que vai avaliar quase 41 mil alunos do 12.º ano, entre os mais de 150 mil inscritos para os exames deste mês.
-