Vacina a vacina para controlar uma pandemia que ainda não tem fim à vista
"Não há grande probabilidade de chegar um vírus destes a Portugal", disse Graça Freitas, quando começaram a surgir os primeiros relatos das infeções pelo SARS-CoV-2. É certo que na altura seria difícil prestar qualquer informação de um vírus novo e desconhecido, mas, mais de um ano depois, continuamos no meio de uma crise sanitária e sem conseguir saber ao certo que novas variantes nos esperam. E continuamos a "combater" este vírus com o que temos disponível: restrições, distanciamento social, máscaras, álcool gel e vacinas.
Se em tempos o nosso objetivo era atingir 70% de vacinados para, eventualmente, alcançar qualquer coisa que se assemelhasse com a imunidade de grupo, uma coisa ficou clara: a vacinação terá agora de abranger 85% da população e, com vários concelhos em situação de risco elevado e com um elevado número de novos casos — na semana passada ultrapassaram os dois mil diários —, surge uma necessidade: aumentar o ritmo da vacinação, principalmente perante a rápida disseminação da variante Delta.
Portugal pretender fazer isso mesmo, prevendo-se que seja possível chegar a vacinar cerca de 850 mil utentes por semana. "Estamos numa guerra contra o vírus e vamos dar o máximo que podemos para adiantar o processo de vacinação, levando ao limite", disse, em declarações à agência Lusa, o vice-almirante Gouveia e Melo, explicando que será usado o máximo de stocks de vacinas existentes para aumentar o ritmo de vacinação.
O aumento do ritmo da vacinação trouxe, porém, um problema: longas filas, que de acordo com o responsável pela vacinação contra a covid-19 era expectável devido à aceleração repentina, reconhecendo que tal é um problema e terá de ser resolvido.
Há também outra notícia que marca o avanço do plano da vacinação: foi hoje anunciado que pessoas com 27 ou mais anos também já podem agendar a toma da vacina contra a covid-19 na plataforma da Direção-Geral da Saúde (DGS) destinada a estas marcações.
No entanto, se Portugal é o país da União Europeia que apresenta maior média diária de vacinas administradas por 100 habitantes, com 1,75 doses, não é por isso que Portugal deixa de ser o segundo país da União Europeia com mais novos casos diários de infeção por SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes na última semana, além de ser o vigésimo no mundo, segundo os dados do 'site' estatístico Our World in Data.
Portugal somou nas últimas 24 horas mais cinco mortos por causa da covid-19 e foram ainda registados 1.483 casos, tendo sido internadas mais 46 pessoas em enfermaria e oito em unidades de cuidados intensivos. E, uma coisa parece certa, graças a avanço da vacinação, apesar do elevado número de casos, e mesmo com o número de internamentos a aumentar, o número de mortos tem sido menor.
Além disso, dentro da EU, é em Portugal que se encontra o maior predomínio da variante Delta entre amostras geneticamente sequenciadas — 73,8%, uma percentagem que no Reino Unido é de 97,53%.
Porém, mesmo com o aumento do número de casos e da variante Delta no Reino Unido, Boris Johnson confirmou hoje que o desconfinamento vai avançar a 19 de julho e que o uso de máscara em espaços públicos fechados e o distanciamento social vão deixar de ser obrigatórios por lei.
Por cá, foi precisamente o contrário: na última semana voltamos a recuar nos passos que nos permitiam estar mais perto de um eventual regresso à normalidade. E nesta altura e com estes números, vale a pena relembrar que, atualmente, o uso de máscara é obrigatório nos locais fechados e na via pública quando não for possível manter o distanciamento social mínimo de dois metros ou em eventos e espetáculos ao ar livre. Por isso, há que manter o uso de máscara, o distanciamento social e, não esquecer, a higienização regular das mãos. Passo a passo, vacina a vacina, de maneira a controlar uma pandemia que, para já, ainda não tem fim à vista.
- 21:31
- A ministra da Saúde, Marta Temido, alertou esta segunda-feira, em entrevista à TVI, que, "a este ritmo de crescimento", Portugal vai duplicar os novos casos de covid-19 "daqui a 15 dias".
-
- 20:37
-
Libertados todos os arguidos do caso Giovani Rodrigues em Bragança
O Tribunal de Bragança ordenou hoje a libertação imediata de todos os arguidos do caso Giovani Rodrigues, reduzindo para proibição de sair do concelho e apresentações periódicas as medidas de coação a que ficam sujeitos durante o julgamento.
-
- 20:08
-
Covid-19: Novos casos explodem em Espanha sobretudo entre os jovens
A situação sanitária em Espanha agravou-se significativamente nos últimos dias, com uma explosão no número de novos casos de covid-19 entre os jovens, o que está a levar as autoridades a endurecer as restrições e a acelerar a vacinação.
-
- 18:48
-
Suns vs. Bucks: as finais da NBA que são melhores do que (alguns) acham
O momento mais importante da temporada da NBA está aí: estão apuradas as duas equipas que vão disputar o título da melhor liga de basquetebol do mundo e o Bola ao Ar, podcast sobre NBA da MadreMedia, faz a antevisão do duelo.
-
- 18:40
-
A vergonha do Canadá pelo passado recente
O 1.º de julho costuma ser dia de grande festa no Canadá, com muito fogo-de-artifício. É o dia nacional, celebra o nascimento da nação, em 1867, como Confederação Canadiana, por proclamação da rainha Vitória, soberana britânica. Neste 2021, o recolhimento substituiu a festa.
-
- 18:23
-
Na presença de Costa, Medina apresenta recandidatura Lisboa — e promete creches gratuitas
O atual presidente da autarquia, Fernando Medina, fez esta segunda-feira a apresentação oficial da sua candidatura a um novo mandato.
-
- 18:14
-
Covid-19: Boris Johnson confirma fim de restrições como uso de máscara e distanciamento
O uso de máscara em espaços públicos fechados e o distanciamento social vão deixar de ser obrigatórios por lei, afirmou hoje o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, ao confirmar que o desconfinamento vai avançar em 19 de julho.
-
- 17:20
-
Covid-19: Maiores de 27 anos já podem fazer o autoagendamento da vacinação
As pessoas com 27 ou mais anos podem, a partir de hoje, agendar a toma da vacina contra a covid-19 na plataforma da Direção-Geral da Saúde (DGS) destinada a estas marcações.
-
- 17:04
-
Lisboa abre novo concurso de renda acessível com 116 casas
A Câmara Municipal de Lisboa abre hoje as candidaturas ao sétimo concurso do Programa Renda Acessível (PRA), com 116 habitações de tipologia T0 a T4, a maioria localizada na freguesia de Alvalade.
-
- 16:42
-
Ursula von der Leyen agradeceu a António Costa "por uma presidência incrivelmente bem-sucedida"
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, classificou hoje a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), durante o primeiro semestre deste ano, como “incrivelmente bem-sucedida”, apesar das dificuldades relacionadas com a pandemia.
-
- 16:02
-
Covid-19: Portugal é o segundo país da UE com mais novos casos diários de infeção
Portugal é o segundo país da União Europeia com mais novos casos diários de infeção por SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes na última semana e o vigésimo no mundo.
-
- 15:31
-
Sugestões de livros para ler no verão? Inscreva-se aqui no É Desta Que Leio Isto e habilite-se a levar livros para casa
O É Desta Que Leio Isto, clube de leitura da MadreMedia, volta a reunir-se no próximo dia 22 de julho para um encontro muito especial: a biblioterapeuta Sandra Barão Nobre vai sugerir leituras para o verão. Inscreva-se aqui e habilite-se ainda a levar livros para casa.
-
- 14:49
-
Brasil. Gravações implicam o presidente Jair Bolsonaro num esquema de desvio de dinheiro
O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, participou num suposto esquema de desvio de dinheiro público quando era deputado federal, segundo mensagens atribuídas a uma sua ex-cunhada, de nome Andrea Siqueira Vale, divulgadas hoje por um portal de notícias.
-
- 14:47
-
Para António Costa, ver a ligação por metro entre Loures e Odivelas "é o concretizar de um sonho antigo"
O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que a ligação por metro de superfície dos concelhos de Loures e de Odivelas será "o concretizar de um sonho antigo", que "só será possível devido ao Plano de Recuperação e Resiliência".
-
- 14:46
-
Rui Rio diz que a câmara de Lisboa "anda ao Deus dará"
O presidente do PSD disse hoje que a gestão do socialista Fernando Medina na Câmara de Lisboa ficou "mais destapada" com o caso da divulgação de dados à Rússia, que permitiu perceber que aquela autarquia "anda ao Deus dará".
-
- 14:42
-
Covid-19: Longas filas para vacinação eram “expectáveis”, mas devem ser resolvidas
O responsável pela vacinação contra a covid-19 afirmou hoje que a possibilidade de longas filas nos centros de vacinação era expectável devido ao aumento do ritmo do processo, mas reconheceu que é um problema e terá de ser resolvido.
-
- 14:07
-
Covid-19: Cinco pessoas morreram nas últimas 24 horas. Há mais 1.483 casos em Portugal
Portugal somou nas últimas 24 horas mais cinco mortos por causa da covid-19. Este domingo foram ainda registados 1.483 casos, tendo sido internadas mais 46 pessoas em enfermaria e oito em unidades de cuidados intensivos.
-
- 12:29
-
Papa Francisco está "em boas condições, consciente e a respirar sozinho" após cirurgia
O Papa Francisco, de 84 anos, "está em bom estado geral, consciente e a respirar sozinho", após a intervenção cirúrgica a que foi submetido, no domingo, devido a um problema no intestino, informou o Vaticano.
-
- 10:59
-
De Braga para a NASA. Investigador da Universidade do Minho integra painel de revisores da agência espacial norte-americana
O presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), Pedro Arezes, foi convidado a integrar o painel de revisores da NASA para propostas de investigação sobre as missões humanas no espaço, anunciou hoje aquela academia.
-
- 10:16
-
António Costa termina isolamento após novo teste negativo à covid-19
O primeiro-ministro terminou o isolamento profilático depois de mais um teste negativo, retomando, assim, a agenda pública.
-
- 09:38
-
Rui Silva: "Se ganhar, irei dedicar a minha medalha a Alfredo Quintana e à minha família"
Rui Silva foi um dos heróis do andebol nacional. O central português marcou o golo mais importante da história da seleção, diante a França. O braço que garantiu o apuramento para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 tem tatuado o nome de Alfredo Quintana. Leva na bagagem uma pequena pedra do Castelo de Gu
-