A venda de barragens no Douro
Onze locais foram hoje alvo de buscas na sequência de uma investigação relacionada com as vendas de seis barragens do Douro – Miranda, Picote, Bemposta, Foz-Tua, Baixo Sabor e Feiticeiro – a um consórcio francês integrado pela Engie, Crédit Agricole Assurances e Mirova (Grupo Natixis). Em causa está a suspeita da prática de crime de fraude fiscal. Os elementos das autoridades estiveram em Lisboa, Porto, Amadora e Miranda do Douro.
Assim, esta manhã, inspetores da Autoridade Tributária e os procuradores do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), segundo nota publicada online, realizaram buscas em instalações das barragens, na sede da EDP, em escritórios de advogados, sociedades ligadas ao setor hidroelétrico e ainda na Agência Portuguesa do Ambiente (APA). A EDP foi a primeira a confirmar ter sido alvo de buscas, tendo informado em comunicado que estaria a “prestar toda a colaboração com as autoridades”.
Por sua vez, a APA, um instituto público integrado na administração indireta do Estado, com tutela do Ministério do Ambiente e da Ação Climática e que é a entidade responsável pela implementação das políticas de ambiente em Portugal, confirmou também ter recebido "uma diligência processual por mandado do Ministério Público" e ter disponibilizado as informações solicitadas.
A suspeita de fraude fiscal advém da referida venda de seis barragens do Douro, em dezembro de 2020 a um consórcio francês, negócio que foi anunciado pela EDP no final de 2019 e demorou cerca de um ano a concretizar-se. No fim, houve um encaixe de mais de dois mil milhões de euros e sem lugar ao pagamento de imposto de selo — o consórcio teria de pagar aproximadamente 110 milhões de euros ao Estado por esta aquisição.
O caso foi denunciado através do movimento Cultural Terra de Miranda. Assim, no dia 4 setembro de 2020, na sequência de uma reunião presencial, o movimento enviou um documento ao Ministério do Ambiente em que alertava para a possibilidade de o negócio ser alvo uma manobra de "planeamento fiscal" com o objetivo de "evitar o pagamento dos impostos normalmente devidos". Uma vez que estava em causa a passagem da concessão de bens públicos, o negócio não poderia avançar sem autorização do governo. E, desde então, encontra-se a ser investigada a possibilidade de ter ocorrido fraude fiscal.
No entanto, a EDP considera que o processo foi transparente e que a lei foi cumprida, alegando que a venda da concessão das barragens ao consórcio não beneficiou de isenção do Imposto do Selo prevista na lei desde 2020 porque a forma como a operação decorreu não está sujeita ao imposto. A EDP afirma que “não foi pago Imposto do Selo previsto na verba 27.2 da TGIS [subconcessões e trespasses de concessões feitos pelo Estado, pelas Regiões Autónomas ou pelas autarquias locais, para exploração de empresas ou de serviços de qualquer natureza, tenha ou não principiado a exploração sobre o seu valor], aplicável ao trespasse de concessões do Estado, na medida em que a operação não se traduziu num trespasse ou venda de ativos, mas antes na alienação da totalidade do capital social de uma sociedade (Camirengia)” — num processo de cisão.
Se se questiona a que cisão se refere a EDP, eis que em agosto de 2020, a EDP transferiu a exploração das seis barragens para uma nova empresa, a Camirengia, que foi, pouco depois, vendida à Águas Profundas – que viria a mudar de nome para Movhera I –, constituída pelo consócio liderado pela Engie, e que passou a explorar as barragens que pertenciam à EDP.
Sobre estes novos desenvolvimentos, Catarina Martins relembrou que "o Bloco de Esquerda, desde a primeira hora, denunciou o negócio da EDP" e considerou que a atuação do Governo na venda das barragens da EDP é "incompreensível". A líder do BE defendeu ainda que a EDP deve ser obrigada a pagar o imposto de selo pela venda das seis barragens. Por sua vez, o PCP defende que o negócio que envolve a EDP é "acima de tudo uma questão de opções políticas" e que o Governo "sabia o que estava a fazer".
- 23:08
- O realizador norte-americano Spike Lee, que preside ao júri do festival de Cinema de Cannes, afirmou hoje que o mundo é "governado por bandidos" e deu como exemplos o brasileiro Jair Bolsonaro e o russo Vladimir Putin.
-
- 22:44
-
Euro2020: Itália bate Espanha nos penáltis e está na final
A seleção italiana de futebol é a primeira finalista do Euro2020. Jorginho, no derradeiro penálti, não tremeu e com classe colocou a Squadra Azurra no jogo do título. Antes, Morata vacilou na marca das grandes penalidades e permitiu a defesa de Donnarumma.
-
- 21:46
-
Delta afeta eficácia da Pfizer na prevenção da infeção, mas vacina continua a impedir doença grave em Israel
De acordo com dados do governo, com a disseminação da variante Delta, a vacina da Pfizer tem apresentado uma menor eficácia na prevenção da infeção nas últimas semanas. Porém, continua a impedir a doença grave.
-
- 20:49
-
Covid-19: 36% da população residente em Portugal com vacinação completa
Um total de 3.720.680 pessoas têm a vacinação completa contra a covid-19 em Portugal, o equivalente a 36% da população residente, revela o relatório semanal da vacinação hoje divulgado pela Direção-Geral da Saúde.
-
- 20:06
-
Apps para a emissão e leitura do Certificado Digital já estão disponíveis
A aplicação móvel oficial portuguesa para validar o Certificado Digital Covid da União Europeia já se encontra disponível para download nas principais lojas digitais. O seu intuito passa por permitir às entidades que necessitem de fazer essa validação o façam de forma digital e mais rápida.
-
- 19:06
-
Sem Ricardo Salgado, com um tradutor italiano e uma testemunha que pouco disse. Assim foi o começo do julgamento
O julgamento do ex-banqueiro Ricardo Salgado arrancou hoje, em Lisboa, numa primeira sessão marcada pelas reservas em responder de Machado da Cruz, antigo contabilista da Espírito Santo International e pelo desconhecimento alegado pelo gestor de fortunas Michel Canals.
-
- 18:59
-
António Costa considera festas ilegais e legais "polos de difusão" da nova vaga
O primeiro-ministro, António Costa, defendeu hoje que as festas ilegais e legais que são feitas um pouco por todo o país são os “principais polos de difusão” desta nova vaga da pandemia de covid-19.
-
- 18:23
-
Caso Tancos: Ministério Público pede absolvição de ex-ministro Azeredo Lopes
O Ministério Público considerou hoje não ter ficado provado em Tribunal que o ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes praticou os crimes de que vinha acusado no processo do furto e recuperação de armas de Tancos, pedindo a sua absolvição.
-
- 17:34
-
Britney Spears quer parar e não será Larry Rudolph a impedi-la. Agente da cantora demite-se após 25 anos de colaboração
Larry Rudolph, que representou Britney Spears durante 25 anos, vai deixar de ser agente da cantora. O motivo? A princesa da pop tem "a intenção de se retirar formalmente".
-
- 15:53
-
Agência Portuguesa do Ambiente alvo de buscas do Ministério Público
A sede da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), na Amadora, está hoje a ser alvo de buscas por mandado do Ministério Público, confirmou a agência do Estado, em resposta à Lusa, sem especificar qual o processo que lhes deu origem.
-
- 15:12
-
À terceira foi de vez. Julgamento de Ricardo Salgado (que não compareceu) já arrancou
O ex-banqueiro Ricardo Salgado começou hoje a ser julgado no Tribunal Central Criminal de Lisboa, com a audição da primeira testemunha, Machado da Cruz, contabilista do BES entre 2004 e 2014.
-
- 14:31
-
Suzana Garcia vai apresentar candidatura à Amadora. Manuel Luís Goucha presidirá a sua comissão de honra
A candidata do PSD para o concelho da Amadora nas eleições Autárquicas de 2021, Suzana Garcia, vai formalizar a sua corrida esta quarta-feira. O apresentador televisivo Manuel Luís Goucha foi escolhido para presidir a sua comissão de honra. Rui Rio não vai estar presente no evento.
-
- 14:27
-
Tecnologia para chegar a oceanos e Espaço na base de "nova era dourada" da exploração
No espaço ou nos oceanos, a tecnologia atual pode significar "uma nova era dourada" na exploração científica, afirmou hoje o presidente do Clube dos Exploradores na abertura da Cimeira Global da Exploração, em Lisboa.
-
- 14:09
-
Covid-19: Mais uma morte e 2.170 casos em Portugal
A região de Lisboa e Vale do Teja soma 1.151 casos de covid-19, seguida pela região Norte, com 637 novas infeções e o único óbito registado nas últimas 24 horas.
-
- 13:53
-
A bodega das mulheres ou mulheres menos inteligentes precisam-se
São chatas e devem remeter-se ao seu lugar. Não precisa de ser a casa, afinal, dá jeito o rendimento extra, mas por favor, não nos tirem a nossa prevalência, o domínio da cultura masculina. Não se trata de ser contra as mulheres, nada disso, trata-se de não ter de as considerar.
-
- 12:42
-
Covid-19: Costa admite chegada da "quarta vaga" e prevê “condições incómodas” para vacinação nas próximas semanas
O primeiro-ministro admitiu hoje que as condições de vacinação nas próximas duas semanas serão “mais incómodas”, devido ao esforço de aceleração necessário para enfrentar a quarta da covid-19 que afeta o país, e alertou que a luta não terminou.
-
- 10:21
-
Covid-19: Ministro do Ambiente em isolamento após contacto de risco
O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, está em isolamento profilático, após ter tido um contacto de risco com uma pessoa infetada com covid-19, anunciou hoje fonte do ministério.
-
- 09:12
-
Linguagem não discriminatória na Defesa exige "maior reflexão" para passos "consistentes"
A coordenadora do Gabinete da Igualdade do ministério da Defesa considera que a linguagem não discriminatória no setor exige uma "maior reflexão" para passos "consistentes", defendendo a continuidade da estratégia do executivo para a igualdade na Defesa.
-
- 08:35
-
Avião desaparecido despenhou-se na Rússia. Destroços já foram encontrados, não há sobreviventes
As autoridades russas confirmaram que o avião de passageiros AN-26, com 28 pessoas a bordo, com o qual tinham perdido contacto, caiu perto do mar junto da península de Kamchatka, no extremo oriental da Rússia. Os destroços da aeronave foram encontrados a cinco quilómetros da pista onde era suposto a
-
- 08:31
-
Bárbara Timo: "No último ano fiz duas cirurgias ao cotovelo. Sete semanas depois da operação, consegui a medalha de bronze"
A judoca luso-brasileira sabe o que é subir a um pódio. Bárbara Timo, ex-atleta do Flamengo e a representar atualmente o Benfica, acredita na boa preparação da equipa portuguesa de judo e aponta às medalhas. Neste ciclo Olímpico nem as lesões a travaram.
-
- 06:46
-
Festival de Cannes arranca hoje com uma 'curta' portuguesa em competição
A 74.ª edição do Festival de Cannes, que tem entre as obras em competição o filme português "Noite Turva", de Diogo Salgado, inicia-se hoje naquela localidade do Sul de França.
-
- 06:11
-
Morreu o realizador Richard Donner, que dirigiu o primeiro filme do "Super-Homem"
O realizador norte-americano Richard Donner, que dirigiu o primeiro filme do "Super-Homem" (1978) e películas populares como "Os Goonies" (1985) ou "Arma Mortífera" (1987), morreu na segunda-feira, aos 91 anos, anunciou a família.
-
- 06:05
-
Ícone da televisão e da música italiana Raffaella Carrà morre aos 78 anos
O ícone da televisão e da música italiana Raffaella Carrà morreu na segunda-feira aos 78 anos, informou a imprensa local, citando o ex-companheiro Sergio Japino, que recordou o “riso inimitável e o talento extraordinário” da artista.
-
- 06:00
-
Pré-Publicação de "Os Cem Anos de Lenni e Margot": Celebrar a vida é virar as costas à morte
Lenni Petterssen tem 17 anos e sofre de uma doença terminal. Margot Macrae, do alto das suas 83 primaveras, encontra-se internada no mesmo hospital de Glasgow, só que numa enfermaria diferente. As duas conhecem-se e descobrem que juntas perfazem 100 anos e é nessa amizade inesperada que aprendem a e
-