7 perguntas e respostas sobre a detenção de Luís Filipe Vieira
O presidente do Benfica e empresário Luís Filipe Vieira foi detido. O tema tomou de assalto a atualidade desta quarta-feira, não fosse Vieira presidente de um dos maiores clubes portugueses. Este é um conjunto de perguntas que o podem ajudar a enquadrar o tema.
1 - Houve mais detidos?
Sim, segundo uma nota do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) foram detidos um dirigente desportivo, dois empresários e um agente do futebol e realizados cerca de 45 mandados de busca a sociedades, residências, escritórios de advogados e uma instituição bancária, em Lisboa, Torres Vedras e Braga.
Os detidos são Luís Filipe Vieira, o seu filho Tiago Vieira, o empresário José António dos Santos, conhecido como “o rei dos frangos”, e o agente desportivo Bruno Macedo.
2 - Espera, o Rei dos Frangos é aquele dono daquela cadeia de churrasqueiras?
Não. Aliás, a cadeia de restaurantes emitiu um comunicado para sublinhar que “EM NADA tem a ver com o circo metáforico “do rei dos frangos”, nem com nenhuma das pessoas envolvidas nesse grupo de peças que se veem noticiando desde 2019”.
O “rei dos frangos” a que a comunicação social se refere é o empresário José António dos Santos, de 79 anos, que é dono de um dos maiores grupos de agricultura da Europa (e que também é o maior acionista individual da SAD do Benfica).
3 - Porque é que Luís Filipe Vieira foi detido?
No comunicado do DCIAP, é indicado que os detidos são suspeitos de estarem envolvidos em “negócios e financiamentos em montante total superior a 100 milhões de euros, que poderão ter acarretado elevados prejuízos para o Estado e para algumas das sociedades”.
Em causa, adianta, estão “factos ocorridos, essencialmente, a partir de 2014 e até ao presente” e suscetíveis de serem “crimes de abuso de confiança, burla qualificada, falsificação, fraude fiscal e branqueamento”.
4 - O SL Benfica já reagiu? Como fica a questão da presidência do clube?
A SAD do Benfica informou hoje que as funções do presidente serão "asseguradas nos termos previstos na lei e nos estatutos", na sequência da detenção de Luís Filipe Vieira.
"As funções desempenhadas pelo Presidente do Conselho de Administração serão, na medida que se mostre necessária, asseguradas nos termos previstos na lei e nos estatutos", lê-se num comunicado da SAD do Benfica à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD (“Benfica SAD”) informa [...] que as suas instalações foram hoje objeto de buscas no âmbito de uma investigação envolvendo o Presidente do Conselho de Administração, Luís Filipe Vieira, que, conforme comunicado divulgado pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal, terá sido constituído arguido e detido para primeiro interrogatório, encontrando-se o respetivo inquérito em segredo de justiça", referem os encarnados.
5 - O clube ou a SAD encarnada são abordadas no processo?
No mesmo comunicado, lê-se que "nem a Benfica SAD nem o Sport Lisboa e Benfica (ou qualquer entidade por si controlada) foram constituídos arguidos no âmbito desta investigação, tendo sido prestada toda a colaboração solicitada pelas autoridades relevantes".
"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD informa ainda que, por estar a decorrer o período de subscrição das obrigações representativas do empréstimo obrigacionista 'Benfica SAD 2021-2024' no contexto da respetiva oferta pública, será solicitada a aprovação pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários de uma adenda ao prospeto aprovado em 01 de julho de 2021", concluem as 'águias'.
6 - Luís Filipe Vieira está onde? Vai passar a noite na esquadra?
Segundo o Observador, o presidente do SL Benfica, que foi detido por ordem do Tribunal Central de Instrução Criminal, vai passar a noite nas instalações da PSP de Moscavide. Amanhã será apresentado ao juiz Carlos Alexandre, que está a liderar o processo, para o primeiro interrogatório judicial, com vista à aplicação de medidas coação.
7 - Podem existir mais medidas contra Vieira?
O comunicado do Ministério Público diz que as detenções efetuadas hoje serviram para “acautelar a prova, evitar ausências de arguidos e a prevenir a consumação de atuações suspeitas em curso”. Ou seja, dá a entender que poderá existir perigo de destruição de prova, perigo de fuga e continuidade da atividade criminosa, algo que poderá levar o procurador Rosário Teixeira a promover medidas de coação que podem variar entre cauções de valor elevado ou até mesmo a prisão preventiva.
- 19:23
- As pessoas com 25 ou mais anos podem, a partir de hoje, agendar a toma da vacina contra a covid-19 na plataforma da Direção-Geral da Saúde (DGS) destinada a estas marcações.
-
- 18:54
-
Covid-19: Quase 150 farmácias realizam testes de despiste comparticipados. Saiba quais são
Um total de 146 farmácias de Portugal continental estão a realizar testes rápidos de antigénio à covid-19, no âmbito do regime que prevê a sua comparticipação a 100%, indica a lista hoje publicada pelo INSA.
-
- 17:52
-
O que querem os olímpicos portugueses? Emanuel Silva quer medalha, Tamila Holub finais e Paulo Lopes recordes pessoais
O canoísta Emanuel Silva aponta a uma medalha nos Jogos Olímpicos de Tóquio2020, enquanto os nadadores Tamila Holub e José Paulo Lopes são mais cautelosos, escolhendo como objetivos estar nas finais e melhorar os recordes pessoais.
-
- 16:20
-
O fim de uma era. Tarantini termina ligação de 13 temporadas com o Rio Ave
O médio Tarantini, de 37 anos, anunciou hoje que não vai continuar no Rio Ave, despromovido à II Liga de portuguesa de futebol, terminando uma ligação de 13 temporadas ao emblema vila-condense.
-
- 15:14
-
Bruxelas rejeita "dramatizar" aumento de casos e prevê "verão forte" em Portugal
A Comissão Europeia diz estar "consciente" do aumento dos casos de covid-19 em Portugal perto da época turística, mas rejeita "dramatizar" e prevê mesmo um "verão forte" para o turismo nacional, ainda assim aquém dos níveis pré-pandemia.
-
- 14:54
-
Portugal assinou declaração contra lei húngara “no minuto seguinte” ao fim da Presidência da União Europeia
Portugal assinou, “no minuto seguinte” ao fim da Presidência portuguesa da União Europeia (UE), a declaração de 19 Estados membros que condena a aprovação, pelo Parlamento húngaro, de uma polémica lei sobre homossexualidade, garantiu hoje fonte oficial.
-
- 13:30
-
Covid-19: Centros de vacinação começaram hoje a funcionar com semáforos virtuais
A ´task force` que coordena a vacinação contra a covid-19 informou hoje que os centros de vacinação começaram a funcionar com um sistema de semáforos virtuais que indica o período de espera.
-
- 13:25
-
Governo japonês decreta estado de emergência em Tóquio durante os Jogos Olímpicos devido ao aumento de casos de covid-19
O Governo japonês decidiu declarar um novo estado de emergência em Tóquio, avançaram hoje meios de comunicação social, devendo abranger todo o período dos Jogos Olímpicos, que começam dentro de duas semanas, devido ao aumento de casos de covid-19.
-
- 13:20
-
Benfica empresa futebolista Tiago Dantas ao Tondela sem opção de compra
O futebolista internacional sub-20 Tiago Dantas vai jogar no Tondela, por empréstimo do Benfica até ao final da época 2021/22, e sem opção de compra, informou hoje o clube lisboeta.
-
- 12:45
-
TAD suspende interdição de um jogo do estádio José Alvalade
O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) decidiu suspender o castigo de um jogo de interdição do estádio José Alvalade, aplicado ao Sporting devido à falta de habilitações do treinador Rúben Amorim.
-
- 12:28
-
Depois do caso de Lisboa, Governo diz que não tem legitimidade para orientar autarquias sobre proteção de dados
A ministra da Modernização do Estado disse hoje, no parlamento, que não cabe ao Governo dar orientações às autarquias sobre o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), assumindo a “gravidade” do caso da Câmara de Lisboa.
-
- 11:12
-
Ministro das Finanças diz que "Portugal não voltará à austeridade", mas o orçamento do Estado"não será mais fácil ou menos exigente que os anteriores"
O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, assegurou hoje no parlamento que "Portugal não voltará à austeridade", mas advertiu que o próximo Orçamento do Estado "não será mais fácil ou menos exigente que os anteriores".
-
- 10:55
-
Escola de Famalicão volta a chumbar alunos que não frequentaram disciplina de Cidadania
Uma escola de Famalicão voltou a chumbar dois alunos que não frequentaram as aulas de Cidadania e Desenvolvimento, mas os pais já interpuseram uma nova providência cautelar para tentar que os alunos passem de ano, apesar das faltas.
-
- 09:13
-
Acho Que Vais Gostar Disto: Não esperava outra coisa
Não há melhor desculpa do que estar de férias para explorar novos conteúdos para os quais não teríamos tempo na rotina do dia a dia, em que estamos demasiado ocupados com coisas que valem realmente a pena. Por isso, fui dar uma vista de olhos pelas plataformas mais conhecidas e selecionei duas série
-
- 09:12
-
"Na verdade, o Hitler fez muitas coisas boas". A frase de Donald Trump que chocou o seu chefe de gabinete
A observação do ex-presidente dos EUA foi feita enquanto ainda estava no cargo, numa viagem à Europa, e é revelada num novo livro sobre o seu mandato na Casa Branca. Trump terá repetidamente defendido a recuperação económica na Alemanha Nazi nos anos 30, apesar das observações em contrário de John K
-
- 09:09
-
Panda deixa de ser espécie "em perigo" e passa a "vulnerável" na China
O Governo chinês declarou hoje que o número de pandas selvagens atingiu os 1.800 exemplares no país asiático, pelo que deixou de ser uma espécie "em perigo" para se tornar "vulnerável".
-
- 08:30
-
João Paulo Azevedo: "O adiamento dos Jogos trouxe mais ansiedade"
Mais de uma década depois, Portugal volta a ter representação na modalidade de tiro com armas de caça. Esta será a estreia de João Paulo Azevedo nos Jogos Olímpicos (JO). Em Tóquio, o atleta de Vila do Conde aponta às medalhas e só receia o calor e a humidade.
-
- 06:39
-
Argentina bate Colômbia nos penáltis e está na final da Copa América com o Brasil
A Argentina qualificou-se na terça-feira para a final da edição 2021 da Copa América em futebol, marcando encontro com o anfitrião Brasil, ao vencer a Colômbia por 3-2, no desempate por penáltis, após 1-1 nos 90 minutos.
-