Um teste aqui, outro ali, a normalidade acolá
Se há um ano nos perguntassem como imaginávamos que seria o verão de 2021, poucos seriam os que diriam que seria ainda mais estranho do que o de 2020. Não só no que toca a medidas, mas também aos números da pandemia — no dia de hoje tivemos mais casos (3.269) do que nos primeiros oito dias do mês de julho de 2020 (2.718).
Se há um ano a vida levava uma normalidade possível, hoje já com um processo de vacinação em curso, o retomar está cada vez mais estranho. Ou, melhor, burocrático. Estranhar um teste depois de um ano e meio a viver em pandemia ter chegado a Portugal é difícil. Mas a burocracia do teste para aqui e para ali passou acentuar-se hoje com as novas regras anunciadas em Conselho de Ministros — mais concretamente de que os restaurantes em concelhos de risco elevado ou muito elevado vão passar a ter de exigir certificado digital ou teste negativo à covid-19 a partir das 19h00 de sexta-feira e aos fins de semana.
A medida não é nova. Lá fora já é aplicada em países como Republica Checa, Finlândia ou Áustria. Em Portugal, aplica-se apenas ao fornecimento de refeições no interior dos restaurantes, deixando de fora as pastelarias e cafés. E são quatro as tipologias de testes aceites: os PCR e antigénio com resultado laboratorial e também os autotestes feitos presencialmente (à entrada do estabelecimento) ou perante um profissional de saúde.
Também o acesso a estabelecimentos turísticos e de alojamento local em todo o território continental vai passar a estar sujeito à apresentação de certificado digital ou teste negativo por parte dos clientes.
Em compensação, as restrições à circulação para dentro e fora da Área Metropolitana de Lisboa terminam.
Com este sprint final para atingir a imunidade de grupo resta saber como o mercado e o Estado vão responder nos acessos aos testes. Já sabemos que os autotestes passam a entrar na equação, no que toca ao acesso a restaurantes e hotéis, mas esses parecem ser uma última solução de recurso. Em Lisboa, por exemplo, marcar um teste gratuito em farmácia já não é uma tarefa fácil com várias de agenda cheia até ao fim de julho, sobretudo às quintas, sextas-feiras e sábados.
A rede nacional de farmácias que oferece testes comparticipados também não chega ainda a todo lado. Basta olhar para o documento do Infarmed para perceber. No distrito de Leiria, de onde sou natural, de um total de 16 concelhos só sete é que têm farmácias aderentes. Em todo o distrito de Beja só há uma.
Numa altura em que metade da população não está imunizada, será importante garantir que a ida para férias ou o acesso aos restaurantes não seja condicionada para quem, impossibilitado de fazer um teste gratuito, não pode ou terá dificuldades em pagar um teste rápido de antigénio ou PCR.
- 21:19
- Cerca de 1,8 milhões de portugueses já têm o certificado digital europeu, que será obrigatório nos hotéis e no alojamento local e no interior dos restaurantes dos concelhos de maior risco de covid-19, anunciou hoje fonte oficial.
-
- 20:53
-
I Liga. Rúben Amorim e Coates eleitos melhores treinador e jogador do ano
Rúben Amorim e Sebastián Coates, ambos do campeão Sporting, foram eleitos melhor treinador e futebolista da edição 2020/21 da I Liga, respetivamente, anunciou hoje a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).
-
- 20:02
-
Covid-19: Exaustão dos enfermeiros pode colocar em causa ritmo da vacinação
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) alertou hoje para a exaustão em que se encontram os profissionais que estão a assegurar a vacinação contra a covid-19, o que poderá colocar em causa o ritmo do processo.
-
- 19:14
-
Covid-19: Vai comer fora ou ficar num hotel? Estas são as regras e os testes que pode apresentar
O acesso a estabelecimentos turísticos e de alojamento local em todo o território continental vai passar a estar sujeito à existência de certificado digital ou teste negativo por parte dos clientes. O mesmo se vai aplicar ao fim de semana na restauração dos concelhos de maior risco. Saiba quais são
-
- 16:56
-
CMVM multa Ricardo Salgado em dois milhões devido ao processo que criou lesados no BES
O regulador da bolsa aplicou uma multa de dois milhões de euros a Ricardo Salgado.
-
- 14:02
-
José Mourinho chega a Roma para "semear e ter tempo para colher"
O treinador português José Mourinho disse hoje que não chega a Roma para estar de férias, e que no clube, sem ganhar há muito tempo, é preciso semear, para depois colher os frutos do trabalho.
-
- 13:16
-
Dois polícias que participaram nas buscas que envolvem o presidente do Benfica ficaram feridos após o carro onde seguiam ter sido abalroado
Os dois polícias envolvidos num acidente rodoviário na noite de quarta-feira, em Braga, durante as diligências do caso que envolve o presidente do Benfica sofreram ferimentos ligeiros e não necessitaram de ser hospitalizados, indicou hoje a PSP.
-
- 12:30
-
Covid-19: Residentes no Reino Unido vacinados isentos de quarentena à chegada da Europa
Residentes no Reino Unido com vacinação completa vão ficar isentos de quarentena à chegada a Inglaterra de países europeus como Portugal que estão na “lista amarela” de viagens internacionais do Governo britânico, anunciou hoje o ministro dos Transportes.
-
- 11:42
-
"Sem precedentes". Portugal perdeu 73,7% dos turistas estrangeiros no ano passado
Portugal recebeu 6,5 milhões de turistas não residentes em 2020, uma quebra “sem precedentes” de 73,7% face ao ano anterior (após o aumento de 7,9% em 2019) resultante da pandemia, informou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
-
- 08:34
-
Ana Cabecinha: "Mesmo com um ano tão difícil, o meu objetivo é lutar por um diploma olímpico. Seriam quatro seguidos"
Ana Cabecinha é um nome incontornável na marcha nacional. A paragem forçada pela pandemia afetou-a "muito a nível mental", mas o objetivo para Tóquio mantém-se. A atleta do Clube Oriental de Pechão quer voltar a ficar entre as oito primeiras marchadoras. Na bagagem para o Japão leva uma blusa assina
-
- 07:49
-
Prisão de Caxias já não vai ser usada para acolher imigrantes. Eduardo Cabrita desiste da ideia "face às dúvidas suscitadas"
O ministro da Administração Interna (MAI), Eduardo Cabrita, recuou no projeto de reconversão da ala sul da prisão de Caxias em Centro de instalação temporário de imigrantes e emitiu um despacho a suspendê-la, segundo o jornal Público.
-
- 07:40
-
Proprietários querem subir rendas e criar uma lista negra de incumpridores — e não confiam no Arrendamento Acessível
Apenas 2,3% dos proprietários tem imóveis colocados nos programas de arrendamento acessível e 91,7% dizem não confiar nestas medidas, sobretudo porque não podem escolher os inquilinos e por receio de que os benefícios fiscais sejam alterados unilateralmente pelo Estado.
-
- 06:19
-
Quatro alegados assassinos do presidente do Haiti foram mortos a tiro
Quatro pessoas alegadamente envolvidas no assassínio do presidente haitiano, Jovenel Moise, foram mortas pela polícia e duas outras foram detidas na quarta-feira, anunciou o Diretor Geral da Polícia, Léon Charles.
-