Os recordes de uma nova fase da pandemia
Portugal registou 40.945 novas infeções com o SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, um novo máximo desde o início da pandemia, e mais 20 mortes associadas à covid-19.
A ministra da Saúde, Marta Temido, já assumiu as fragilidades na linha Saúde 24 – que no momento atual da evolução da pandemia de covid-19 é dos serviços mais pressionados – e admitiu que esta não está a responder a todas as solicitações, reiterando que está a ser efetuado um reforço de meios, mas que este é gradual. Uma chamada pode ficar horas à espera. Ou nem chegar a ser atendida, deixando rastreamentos por concluir.
Desde o início do ano a linha já atendeu mais de 850 mil chamadas, numa média de 90 mil por dia útil, segundo dados hoje divulgados pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. O total de atendimentos foi sete vezes e meia superior à primeira semana de novembro, na qual foram atendidas cerca de 72 mil chamadas, muito devido ao grande número de novos casos de infeção registados desde que se generalizou a infeção pela variante a Ómicron – mais transmissível.
A falta de resposta desta linha, bem como nos cuidados de saúde primários, também leva a que muitas situações de “falsas urgências” acabem no hospital, contribuindo para o aumento da pressão hospitalar, numa altura em que os internamentos têm aumentado – apesar de a situação não se comparar, até ao momento, ao número de internamentos do ano passado.
O boletim epidemiológico diário da DGS regista um aumento do número de pessoas internadas em enfermaria, contabilizando 1.635 internamentos, mais 71 do que na terça-feira, bem como um crescimento nas unidades de cuidados intensivos (mais 14), somando agora 167.
A pressão hospitalar vê ainda um agravamento da dificuldade na resposta, numa altura em que muitos profissionais estão infetados com o coronavírus e os administradores hospitalares alertam que estão com dificuldade em completar as escalas.
Consideram ainda que o aumento de casos de doentes internados por motivos não covid-19 que testam positivo à entrada representa um desafio acrescido, mas globalmente os hospitais têm respondido sem parar à atividade programada.
O jornal I escreve hoje que nos hospitais de Santa Maria e São João são já mais de metade os internamentos em enfermaria covid de doentes admitidos por outras causas, como, por exemplo, cirurgias. Acrescentando que o Hospital de Santa Maria já teve de abrir uma enfermaria específica para doentes que são admitidos para serem operados e que, ao serem testados (protocolo antes do internamento) acusam positivo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o mundo registou na semana passada um número recorde de mais de 15 milhões de infeções com o coronavírus, um número que considera, ainda assim, subestimado.
Neste sentido, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) insiste que “a vacinação continua a ser uma parte essencial da abordagem para combater a pandemia em curso”, e apela à administração de doses de reforço e ao início do esquema vacinal para os que ainda não foram inoculados.
O regulador da UE assinala que estudos recentes “mostram que a vacinação continua a proporcionar um elevado nível de proteção contra doença grave e hospitalização ligadas à variante [de preocupação] Ómicron”.
“As últimas evidências [científicas], que incluem dados de eficácia no mundo real, sugerem também que as pessoas que tiveram uma dose de reforço estão mais bem protegidas do que aquelas que apenas receberam o seu curso primário” de vacinação, especifica.
A EMA refere ainda que estudos clínicos realizados no Reino Unido dão conta de uma perda da proteção “alguns meses após a vacinação”, que pode ser colmatada com a dose de reforço, que faz subir esta percentagem para os 90%.
Em Portugal, segundo o relatório diário da vacinação, mais de 3,5 milhões de pessoas já receberam a dose de reforço da vacina contra a covid-19. Os dados da DGS indicam também que cerca de 300 mil crianças entre os 5 e os 11 anos já iniciaram a vacinação contra a covid-19.
Esta dose já foi inserida nos certificados de vacinação, indicando o esquema 3/3. A partir de 1 de fevereiro, passará a haver, na União Europeia, um prazo de validade com indicação do esquema vacinal primário – 1/1 (para vacinas de dose única) e 2/2 (para vacinas de duas doses), que terão uma validade de 270 dias após a data de administração da dose que completa o esquema, mas “os certificados de vacinação que atestem a administração de doses de reforço não estarão sujeitos a um período de aceitação”.
O certificado de vacinação com indicação da dose de reforço ficará disponível 14 dias após a data da administração, até lá pode continuar a usar-se o anterior.
Válido para todos, independentemente das doses, mas principalmente se já passaram seis meses desde que tomou as duas doses da vacina, são os cuidados que deve continuar a adotar: respeitar a distância de segurança - pelo menos dois metros -, usar máscara, boas regras de higiene das mãos e cumprir as medidas de etiqueta respiratória - cobrindo o nariz e a boca com um lenço descartável ou com a dobra do cotovelo sempre que espirrar ou tossir.
- 20:53
- CDS-PP e Chega protagonizaram hoje um tenso debate no âmbito das legislativas, com Francisco Rodrigues dos Santos a considerar André Ventura um "fanático" e o líder do Chega a dizer que os centristas representam uma direita "que tem medo de tocar em todos os pontos".
-
- 20:51
-
Segurança Social recebe 16 mil pedidos de apoio à família em dois dias
O período de entrega de requerimentos à Segurança Social do apoio à família, por parte dos empregadores, abriu na segunda-feira e, nos primeiros dois dias, foram entregues pedidos relativos a 16 mil trabalhadores, segundo dados oficiais.
-
- 17:41
-
Cerca de 35 mil trabalhadores de creches, ATL e pré-escolar estão a ser testados
Cerca de 35 mil trabalhadores das creches, do pré-escolar, dos centros de atividades de tempos livres e amas estão a ser testados à covid-19, numa operação que vai decorrer até dia 21 com a colaboração das farmácias.
-
- 16:58
-
Pedido formal de extradição de João Rendeiro já foi recebido pelas autoridades sul-africanas
A Procuradoria-Geral da República informou que o pedido formal de extradição de João Rendeiro foi hoje recebido pelas autoridades sul-africanas.
-
- 16:45
-
Covid-19: Número recorde de mais de 15 milhões de infeções no mundo na semana passada, diz OMS
O mundo registou na semana passada um número recorde de mais de 15 milhões de infeções com o coronavírus que causa a covid-19, número ainda assim subestimado, indicou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS).
-
- 16:35
-
Portugal e Espanha com “fatores de risco comuns” para principais cancros
Portugal e Espanha têm “fatores de risco comuns” no que respeita à mortalidade causada por alguns dos principais cancros, conclui um estudo ibérico divulgado hoje.
-
- 15:57
-
TAP: CEO confiante que próximo governo verá valor da reestruturação
A presidente executiva (CEO) da TAP, Christine Ourmières-Widener, disse hoje à Lusa estar confiante de que qualquer governo que saia das próximas legislativas verá que o plano de reestruturação da companhia pode criar valor ao país.
-
- 15:02
-
NATO alerta para "sério risco de novo conflito armado na Europa" face a investidas russas
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) afirmou hoje existir um "sério risco de um novo conflito armado na Europa" devido às investidas russas na Ucrânia, avisando Moscovo de "consequências severas" perante uma escalada militar.
-
- 14:34
-
NATO tem "diferenças significativas" com Rússia, mas está "disponível para dialogar" quanto à situação na Ucrânia
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) disse hoje existirem "diferenças significativas" entre os aliados e a Rússia sobre a situação na Ucrânia e a segurança na Europa, mas manifestou disponibilidade para dialogar "em boa-fé".
-
- 14:33
-
Investigadores e docentes do ensino superior pedem regularização de vinculos precários
Trabalhadores de instituições do ensino superior exigiram a conclusão dos processos de regularização de vínculos precários numa manifestação junto ao Ministério das Finanças, onde se realizará, na próxima semana, outro protesto de professores do ensino básico e secundário.
-
- 14:29
-
Covid-19: Portugal bate recorde com mais de 40 mil novos casos e 20 óbitos nas últimas 24 horas. Internamentos e incidência sobem
Portugal regista hoje mais 71 pessoas internadas com covid-19, num total de 1.635, e 40.945 novos casos de infeção e 20 mortes nas últimas 24 horas, segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde hoje divulgado.
-
- 13:58
-
Legislativas2022: Rio espera que Governo "não demore muito" a esclarecer voto dos confinados
O presidente do PSD disse hoje esperar que o Governo "não demore muito" a anunciar a solução para os portugueses que estejam em isolamento no dia das eleições, defendendo que todos "têm de ter uma forma de votar".
-
- 13:42
-
Legislativas: Rui Moreira acusa CNE de não planear voto antecipado em pandemia
O presidente da Câmara do Porto acusou hoje a Comissão Nacional de Eleições de só servir para avaliar as “queixinhas durante o período eleitoral” e não ter preparado as regras para o voto antecipado para as legislativas em pandemia.
-
- 13:35
-
Covid-19: Hospitais com dificuldade em completar escalas por terem pessoal infetado
Os administradores hospitalares alertaram hoje que os hospitais estão com dificuldade em completar as escalas por terem muitos profissionais infetados com covid-19 e que a pressão continua elevada na procura das urgências.
-
- 12:55
-
Covid-19: Administradores Hospitalares veem aumento dos doentes positivos internados por outros motivos como um desafio extra
Os administradores hospitalares consideram que o aumento de casos de doentes internados por motivos não covid-19 que testam positivo à entrada representa um desafio acrescido, mas globalmente os hospitais têm respondido sem parar a atividade programada.
-
- 12:19
-
Boris Johnson admite que esteve em festa polémica durante o confinamento de 2020 em Downing Street - e pede desculpa
Boris Johnson admitiu no parlamento britânico ter estado na polémica festa que aconteceu em Downing Street, em maio de 2020, quando o país estava em pleno confinamento devido à pandemia de covid-19.
-
- 11:25
-
Fact-checkers acusam YouTube de ser "um dos principais vetores de desinformação online no mundo"
Mais de 80 organizações de verificação de factos ("fact-checking") em todo mundo enviaram hoje uma carta aberta ao YouTube, pedindo medidas mais eficazes para combater a desinformação.
-
- 09:41
-
Covid-19: Certificados de vacinação já integram doses de reforço e validade passa a 9 meses
A dose de reforço já foi integrada nos certificados de vacinação, que passam a ter nove meses de validade, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
-
- 09:28
-
O fim dos Globos de Ouro
O início desta semana foi marcado pela cerimónia dos Globos de Ouro (americanos) que, pela primeira vez em décadas, não teve direito nem a transmissão televisiva nem ao glamour do tapete vermelho. Neste artigo vamos o perceber porquê e vamos recomendar dois filmes que estiveram nomeados (e que são b
-
- 09:25
-
Covid-19: Estudo revela agravamento de sintomas de depressão e ansiedade com pandemia
Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que envolveu 929 pessoas, concluiu que a maioria dos participantes com sintomas de depressão e ansiedade relacionou o seu agravamento com a pandemia da covid-19.
-
- 09:23
-
Covid-19: Norma da DGS não prevê, por enquanto, doses de reforço para crianças
A Direção-Geral da Saúde atualizou a norma relativa à campanha de vacinação contra a covid-19, que integra as vacinas em idade pediátrica mas exclui, por enquanto, as crianças das doses de reforço.
-
- 09:17
-
“Ceroulas”, “cringe” e “cabidela”: palavras ausentes dos programas dos partidos
Rui Tavares, após o debate da semana passada, foi aplaudido por ter confrontado André Ventura com a superficialidade do programa do Chega. "O programa de André Ventura fala de cidades? Zero vezes. Do interior? Zero vezes. De universidade, do mar e de ambiente? Zero vezes". Através de uma simples pes
-
- 08:47
-
O amor da Carla e do Fernando
O amor é uma coisa antiga, é misterioso e invisível. Nos dias em que vivemos, é uma raridade. Quando alguém que não tem ainda 50 anos celebra 25 de casado, admiramos, aplaudimos – há quem inveje, mas sobre isso não vale a pena discorrer muito; os invejosos são uma das pragas mais mortíferas da human
-
- 08:46
-
Estado português vai gastar quatro vezes mais do que nas presidenciais para reforçar voto antecipado nas legislativas
Os custos associados ao voto antecipado nas eleições presidenciais de 2021 foram de 175 mil euros. Nestas legislativas, o valor projeta-se nos 677 mil euros para financiar o reforço das mesas dedicadas ao voto antecipado.
-