Um país em reflexão
Em véspera de eleições, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, apelou aos portugueses que votem “em consciência e segurança” nas legislativas deste domingo e digam o que pensam do futuro pós-pandemia de um país a precisar de uma “urgente reconstrução da economia”.
"Eu sei que pandemia, cansaço, conformismo, e outras razões do foro íntimo, são, para muitos, argumentos para escolher não escolher. Mas, nestas eleições tão diferentes, num tempo tão diferente e tão exigente, votar é também uma maneira de dizermos que estamos vivos e bem vivos, e que nada, nem ninguém, cala a nossa voz", apontou Marcelo.
"Só falta, agora, para a grande maioria dos portugueses, o último passo – o do voto".
Porém, ainda antes do apelo à participação dos portugueses na votação, o chefe do Estado fez um balanço da campanha eleitoral e aproveitou para sugerir uma revisão da lei eleitoral, por esta se revelar “rígida” em tempos de pandemia, bem como a “oportuna reponderação” do dia de reflexão "pensado para outra época e para outras preocupações" na véspera destas eleições “diferentes”.
Hoje é dia de reflexão, um dia que existe em Portugal desde 1975 e que impede o apelo direto ao voto pelas formações partidárias. Na prática, é um dia de pausa na campanha antes do dia das eleições, que implica que não seja possível aos candidatos e à comunicação social fazer referência a ações de campanha ou outra informação que possa influenciar o voto.
Apesar de este princípio ser reconhecido por todos, a dúvida sobre a sua utilidade tem vindo a aumentar, isto numa altura em que a internet, as redes sociais e a criação do voto antecipado acabam por colocar em causa o seu sentido — de relembrar que quem exerceu o seu direito voto antecipadamente, votou sem dia de reflexão e em plena campanha eleitoral.
Além disso, hoje decorreu também a votação de portugueses no estrangeiro que pode ser realizada através de voto presencial (hoje e amanhã) no consulado ou por via postal – opção que deve ser realizada pelo eleitor junto da respetiva comissão recenseadora no estrangeiro até à data da marcação da eleição.
Em declarações a vários órgãos de informação, portugueses a viver em Espanha disseram ter-se inscrito para votar pelo correio e afirmam que nunca receberam a carta e também não podem votar presencialmente no consulado de Madrid.
Um deles, citado pela TSF, João Nazaré de Sousa, explicou que “o voto é por correio”, ou seja, “é enviada, com antecedência, uma carta registada, com o boletim de voto, que tem de ser devolvida, tem de chegar [a Portugal] até 9 de fevereiro e tem de ser enviada até dia 29, que é hoje".
Mas a carta nunca chegou e, por isso, hoje não pôde votar no consulado porque não estava inscrito.
Segundo explicou à Lusa o embaixador de Portugal em Madrid, João Mira Gomes, os 13.000 cidadãos nacionais a viver na área de Madrid tiveram até ao dia 5 de dezembro de 2021 para pedir o voto presencial para as eleições legislativas no consulado, tendo apenas 14 pessoas realizado o pedido de inscrição. Assim, os eleitores que não o fizeram não podem votar presencialmente no consulado, por constarem apenas nos cadernos eleitorais para o voto por correspondência.
Tal levou a que cerca de 40 eleitores que hoje se dirigiram ao consulado para votar não o pudessem fazer.
O embaixador português apresentou três cenários possíveis para os eleitores nacionais a residir em Madrid não terem recebido as cartas para o voto por correspondência: não receberam as cartas porque se extraviaram; os eleitores mudaram de residência, mas não alteraram a morada fiscal e a carta poderá ter ido para o primeiro endereço; ou as pessoas não foram levantar a carta nos correios.
João Mira Lopes sustentou que o serviço de correio espanhol teria até sido notificado para uma maior afluência período devido ao voto para as eleições legislativas em Portugal.
Por outro lado, a Comissão Nacional de Eleições remeteu o assunto para a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (MAI), que numa resposta enviada à Lusa referiu que “problemas pontuais associados à evolução ou distribuição da correspondência enviada para o estrangeiro, têm sido acompanhados” por esta tutela, pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e pelos CTT.
De acordo com este ministério, 42.632 boletins de voto com destino a Espanha foram expedidos em 2 e 3 de janeiro e “chegaram àquele país nos dois dias seguintes”, sendo que até hoje, acrescenta a tutela, “já foram recebidos 5.691 envelopes contendo o boletim de voto de eleitores residentes em Espanha”, representando 12,64% das cartas enviadas.
A estes eleitores que se viram impedidos de votar, poderiam ter-se juntado mais de um milhão de portugueses, que estão em isolamento (591.969 com infecção ativa e 611.042 contactos de risco em vigilância), no entanto, antevendo os recordes de novos casos de infeção verificados na última semana, o Governo — depois de solicitar um parecer da Procuradoria-Geral da República — anunciou, a 19 de janeiro, que os eleitores em isolamento profiláctico poderiam sair de casa para exercer o respectivo direito de voto, devendo preferencialmente fazê-lo ao final do dia, entre as 18h e as 19h, não sendo o horário exclusivo a estes eleitores.
Este domingo, mais de 10,8 milhões de eleitores são chamados a votar nas legislativas, naquela que é a 16.ª vez, desde 1976, que irão votar para eleições parlamentares em democracia.
Assim, recuperando as palavras da habitual mensagem de apelo ao voto do chefe de Estado, “sem temores nem inibições”, “podemos, pois, amanhã, votar em consciência e em segurança”, a pensar em Portugal.”
Por cá, o SAPO24 vai acompanhar a par e passo a noite eleitoral, que terá direito a um episódio especial, e em direto, do podcast "O sapo e o escorpião".
- 21:47
- O Sporting conquistou hoje pela quarta vez a Taça da Liga em futebol, ao vencer com reviravolta o Benfica por 2-1, na final da 15.ª edição da prova, disputada em Leiria.
-
- 20:50
-
Mattarella reeleito chefe de Estado e salva Itália de impasse político
O parlamento italiano elegeu hoje Sergio Mattarella para um novo mandato como chefe de Estado, depois dos partidos terem sido incapazes de encontrar uma alternativa durante sete votações consecutivas.
-
- 20:49
-
Taça da Liga: PSP fez quatro detenções antes do jogo
A PSP efetuou hoje quatro detenções antes do início do jogo entre Benfica e Sporting, da final da Taça da Liga de futebol, em Leiria, devido a desacatos e posse de produto estupefaciente, informou à Lusa fonte policial.
-
- 18:51
-
Turquia aprova lei contra "degeneração" nas televisões, imprensa e redes sociais
O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, publicou hoje um decreto que pretende proteger a juventude contra mensagens ou imagens nas redes sociais, imprensa e televisão que conduzam à "degeneração" da sociedade, noticia a agência Efe.
-
- 18:42
-
Primeiro-ministro canadiano deixa residência oficial por precaução devido a protestos
O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, bem como a respetiva família, foram deslocados da residência oficial para um local não revelado devido a receios relacionados com os protestos anti-vacinas para a covid-19, segundo a agência Efe.
-
- 18:37
-
Covid-19: Reforço da vacina para maiores de 30 anos arranca nos Açores na segunda-feira
A dose de reforço da vacina contra a covid-19 para maiores de 30 anos começa nos Açores na segunda-feira, em regime casa aberta (sem agendamento) nas ilhas de São Miguel e Terceira, revelou a Direção Regional de Saúde.
-
- 18:24
-
Cerca de 40 portugueses a viver em Madrid impedidos de votar no consulado
Cerca de 40 portugueses residentes na área de Madrid, Espanha, quiseram votar hoje presencialmente no consulado, mas não o conseguiram fazer porque estão inscritos nos cadernos eleitorais para o voto por correspondência, explicou à Lusa o embaixador.
-
- 18:16
-
Covid-19: Mais 75.088 pessoas com dose de reforço da vacina
Mais 75.088 pessoas receberam a dose de reforço da vacinação contra a covid-19 na sexta-feira, situando-se o total de inoculações em 4.781.241, revelou hoje a Direção Geral de Saúde (DGS).
-
- 18:09
-
Verdes alemães elegem Ricarda Lang e Omid Nouripour como nova dupla de líderes
Os Verdes alemães, parte do Governo liderado pelo social-democrata Olaf Scholz, escolheram como novos líderes Ricarda Lang, uma jovem feminista, e Omid Nouripour, germano-iraniano especialista em política externa, foi hoje conhecido.
-
- 17:19
-
Perigo de incêndio: Proteção Civil proíbe queimas e queimadas a partir de domingo
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) proibiu hoje a realização de queimas e queimadas a partir das 00:00 de domingo e até terça-feira, alertando para a manutenção do perigo de incêndio.
-
- 16:32
-
Tempestade de neve nos EUA já cancelou mais de 3.500 voos
Mais de 3.500 voos foram cancelados hoje devido à forte tempestade de neve que se abateu desde a madrugada no nordeste dos Estados Unidos da América, com as temperaturas a desceram bem abaixo dos zero graus.
-
- 16:14
-
Pittsburgh. Se a ponte tivesse caído uma hora depois estariam "centenas de carros naquele vale"
As más condições das pontes nos Estados Unidos têm vindo a ser alvo de debate nos últimos anos, mas a queda da Fern Hollow Bridge, em Pittsburgh, apanhou todos de surpresa. Inês Sines é portuguesa e passa todos os dias no local para ir trabalhar, em hora de ponta. Ontem, foi já dentro do autocarro q
-
- 14:54
-
Taça da Liga: Sporting-Benfica, uma final 13 anos depois
Benfica e Sporting reencontram-se na final da Taça da Liga 13 anos depois da “mão” de Pedro Silva. Rivais de Lisboa só em duas ocasiões disputaram esta final. Em 15 edições, águias somam 7 troféus, mas não estavam nos 90 minutos finais desde 2016-2017. Leões estão pela quarta vez em cinco anos no jo
-
- 14:01
-
Covid-19: Portugal regista mais 59.194 casos confirmados e 39 mortes
Os números foram divulgados este sábado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
-
- 12:55
-
Nova Zelândia. Jacinda Ardern em isolamento devido a exposição à covid-19 em voo
A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, anunciou hoje que entrou em isolamento, devido à doença covid-19, após ter estado em contacto próximo com uma pessoa infectada com o novo coronavírus.
-
- 11:13
-
PJ detém funcionários de limpeza no Aeroporto de Lisboa associados ao narcotráfico
A Polícia Judiciária (PJ) deteve dois trabalhadores da limpeza no Aeroporto de Lisboa suspeitos de retirarem de aviões malas de viagem carregadas de droga, tratando-as como se fosse lixo, para escaparem aos habituais circuitos de controlo.
-
- 08:30
-
“Tiger King” condenado a 21 anos de prisão por tentar matar ativista
Um juiz federal norte-americano condenou hoje Joe Exotic, mais conhecido por “Tiger King”, a 21 anos de prisão, reduzindo a pena apenas um ano, apesar dos pedidos de clemência do ex-criador de tigres, por estar a iniciar tratamento oncológico.
-